terça-feira, 8 de dezembro de 2020

AULA 032 - 6º ANO

CORREÇÃO DO PORTFÓLIO - AULA 031

 

GABARITO

1- C

2- C

3- C

4- C

5- C

6- B

7- B

8- B

9- B

10- B

 

AULA 032 – 08/12/2020

 Inclusão Social

     Devemos considerar que o termo “inclusão” designa o ato de inserir, introduzir, fazer parte de algo, e nesse caso, a inclusão social denota pertencer à sociedade e usufruir dos direitos como cidadão.  Esse problema, tão antigo quanto o homem, se define por meio da falta de oportunidades, injustiça social, preconceitos e desigualdades, posto que exclui diversas pessoas (exclusão social) da vida social, econômica e política.

 

   Para exemplificar, podem ser considerados “excluídos” os negros, idosos, pobres, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência (motora, visual, auditiva, mental, etc.) os quais, muitas vezes, não possuem as oportunidades ou não usufruem de seus direitos de cidadão. Portanto, conclui-se que o termo “inclusão social” é muito amplo e pode ser utilizado em diferentes contextos, todavia, possui um único objetivo: igualdade de direitos os quais visa a oportunidades para todos.

Inclusão Social no Brasil

    Estudos apontam que o problema da "exclusão social" ainda afeta grande parte da população brasileira, de forma que o governo, com o intuito de inserir a população excluída, promove programas, projetos e ações que indicam um movimento de transformações positivas.

Inclusão Social nas Escolas

    Considerado um importante espaço de criação e desenvolvimento do ser humano, as escolas, nas últimas décadas tem se voltado para a importância das questões sobre a Inclusão Social, seja no âmbito das etnias, orientação sexuais, deficiências, dentre outros.

   Essa educação inclusiva tem beneficiado inúmeras pessoas, por exemplo, os portadores de deficiência, entretanto, ainda é um desafio para a maioria das instituições de ensino.

    Deficiência é como chamamos algum tipo de problema na estrutura fisiológica, anatômica ou psíquica de uma pessoa. Há dois tipos, as que já nascem com o indivíduo, e as adquiridas por motivos de doenças, acidentes etc. As deficiências se encontram alocadas em cinco grandes grupos: visual, auditiva, mental, física e múltipla.

 Pessoas com deficiência eram mantidas escondidas da sociedade.

     Felizmente, e graças ao processo de inclusão, isso acabou e, atualmente, elas têm seus direitos garantidos. Isso inclui acesso à educação regular e uma pessoa responsável por acompanhar crianças e jovens com deficiência nessa jornada, além do professor de sala: o cuidador ou professor assistente.

 Atividade – 08/12/2020

 

1 - Designa o ato de inserir, introduzir, fazer parte de algo. Denota pertencer à sociedade e usufruir dos direitos como cidadão.

 a)    Exclusão social

b)    Inclusão social

c)    Articulação social

d)    Nível social

 

2 - Estudos apontam que o problema que ainda afeta grande parte da população brasileira, de forma que o governo, com o intuito de inserir a população excluída, promove programas, projetos e ações que indicam um movimento de transformações positivas. Esse problema era chamado de :

 a)    Inclusão social

b)    Articulação social

c)    Exclusão social

d)    Nível social

 

3 - é como chamamos algum tipo de problema na estrutura fisiológica, anatômica ou psíquica de uma pessoa. Há dois tipos, as que já nascem com o indivíduo, e as adquiridas por motivos de doenças, acidentes etc.

 a)    Deficiência

b)    Autossuficiência

c)    corredeira

d)    insuficiência 


 Um grande abraço do professor, Fábio!

AULA 032 - 7º ANO

CORREÇÃO DO PORTFÓLIO - AULA 031

 GABARITO

 1- C

2- C

3- C

4- C

5- C

6- B

7- B

8- B

9- B

10- B

 

AULA 032 – 08/12/2020

 Saúde e Bem-estar

     Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

 Como prevenir doenças: dicas para se ter uma saúde melhor

       A preocupação do ser humano com a saúde vem aumentando com o passar dos anos. Costumes de antigamente, considerados tão normais, porém prejudiciais ao bem-estar, estão dando lugar a hábitos benéficos ao corpo, de forma que se diminua o risco de desenvolver doenças. Existem dicas que se seguidas corretamente você terá uma forma prática de como prevenir doenças e ter um bem estar constante.

    Com o avanço da tecnologia, é possível conhecer as causas de grande parte das enfermidades e evitar que elas apareçam. Dessa forma, podem ser tomadas certas precauções e algumas práticas simples podem contribuir para você manter seu organismo em dia.

 1. Cuide da higiene

     Inúmeras doenças contagiosas e perigosas podem ser evitadas com a manutenção de uma boa higiene pessoal. Algumas enfermidades, como hepatite, gripe, otite, micose, conjuntivite e problemas intestinais, entre outras, estão diretamente relacionadas à má limpeza e conservação do nosso corpo.

 Cuidar de si mesmo com asseio, então, é o passo inicial para prevenir incômodos e ter uma saúde melhor. Portanto, sempre lave as mãos, mantenha as unhas aparadas e não leve as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos. Não se esqueça de também manter os seus pertences e os ambientes que você frequenta higienizados.

 2. Pratique exercícios físicos

     Todos os exercícios físicos trazem benefícios ao organismo humano. Manter o corpo em movimento é a chave de sucesso para quem busca saber como prevenir doenças e ter uma saúde melhor. A prática de atividades físicas regulares evita problemas, como diabetes, colesterol, obesidade, osteoporose e hipertensão. Além disso, exercícios são aliados fundamentais para o bem-estar do coração, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo as chances de infarto.

 3. Mantenha uma alimentação saudável

     Uma boa alimentação é fundamental e indispensável para quem deseja aprender como prevenir doenças. Afinal, é por meio dos alimentos que oferecemos ao organismo os nutrientes de que ele precisa para manter suas funções em equilíbrio. A maioria das pessoas já sabe disso, mas não dispensa uma pizza ou um hambúrguer. Contudo, é possível manter uma dieta equilibrada, adicionando, em determinados momentos, comidas de que você gosta — e que nem sempre são saudáveis.

 4. Durma bem

     Você precisa estar consciente de que, mesmo tomando os devidos cuidados, não há como prevenir doenças se não tiver uma boa noite de sono. Isso porque é quando dormimos que o nosso organismo realiza diversas funções essenciais para manter o seu equilíbrio e saúde. Durante a noite, o corpo humano se mantém parcialmente ativo. Acontecem diversas reações químicas que ajudam no aproveitamento dos nutrientes e na eliminação de substâncias nocivas. Além disso, também são liberados hormônios que regulam as funções orgânicas.

 5. Faça os exames de rotina regularmente

 As doenças não se manifestam por acaso, mas apenas quando há um ambiente propício para os microrganismos se reproduzirem, ou, então, quando cuidamos mal do nosso corpo, em função de hábitos e comportamentos nocivos.

6. Tome as vacinas corretamente

    Infelizmente, tem sido cultivado entre muitas pessoas o pensamento de que as vacinas fazem mal para nós, mas é exatamente o contrário. Essas substâncias são desenvolvidas por profissionais especializados para serem seguras e eficazes. A sua função é reforçar o sistema imunológico para que ele saiba como se defender quando houver um ataque por agentes nocivos. Por isso, é muito importante que você mantenha a sua caderneta de vacinação atualizada.

 7. Mantenha o corpo hidratado

 Uma grande parte do corpo humano é composta por água e, além de ser excretada, assim como aquela que está presente no ambiente, ela se evapora do nosso corpo e precisa ser reposta. Isso garantirá a fluidez do sangue, hidratando células e tecidos. Quando o organismo fica desidratado, também acontece uma queda na capacidade de proteção do sistema imunológico. Isso significa que ficamos mais suscetíveis a micro-organismos e agentes nocivos.

 

Atividade – 08/12/2020

 

1 - ...Não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social.

a) Saúde

b) Inclusão

c) Articulação

d )Nível

 2 - Uma grande parte do corpo humano é composta por _________ e, além de ser excretada, assim como aquela que está presente no ambiente, ela se evapora do nosso corpo e precisa ser reposta. Isso garantirá a fluidez do sangue, hidratando células e tecidos.

a) Saúde

b) Água

c) Tempestade

d ) Açúcar

 3 - É fundamental e indispensável para quem deseja aprender como prevenir doenças. Afinal, é por meio dos alimentos que oferecemos ao organismo os nutrientes de que ele precisa para manter suas funções em equilíbrio.

a) Boa Alimentação

b) Noite de sono

c) Corrida

     d )Digestão 


 Um grande abraço do professor, Fábio!

AULA 032 - 8º ANO

CORREÇÃO DO PORTFÓLIO - AULA 031

 

GABARITO

1- C

2- C

3- C

4- C

5- C

6- B

7- B

8- B

9- B

10- B

 

AULA 032 – 08/12/2020

 Clima

    Conhecer o clima ajuda-nos a compreender melhor as condições naturais dos lugares e regiões do mundo.

     clima é o comportamento e a dinâmica das condições da atmosfera em um dado local, composto por um conjunto de condições meteorológicas que se sucedem e repetem-se ciclicamente ao longo de alguns meses ou anos. Trata-se, portanto, de feições mais ou menos permanentes, diferentemente do tempo atmosférico, que são as condições naturais momentâneas do ar. Portanto, tempo e clima são expressões distintas.

     Ao caracterizar o clima de uma determinada região, estabelecemos um panorama sobre o regime anual de chuvas, as estações que se definem localmente, as temperaturas médias e uma série de elementos que marca as suas condições naturais. Por outro lado, quando caracterizamos o tempo desse local, estabelecemos se está chovendo ou se vai chover em um determinado dia, se vai fazer calor ou frio, entre outros aspectos de curto prazo.

    Portanto, quando vemos na TV ou observamos na internet a previsão meteorológica da cidade no dia de hoje, estamos diante de uma previsão do tempo. No entanto, se discutimos sobre as condições atmosféricas para o futuro, englobando temas como o aquecimento global e os níveis de chuvas para os próximos 30 anos ou mais, por exemplo, estamos diante de uma previsão climática.

    Existem, no mundo, vários tipos de clima. Essa ampla variação está ligada à grande quantidade de fatores que influenciam o clima, como as altitudes, as latitudes, a continentalidade, as correntes marinhas, as massas de ar, entre outros. Assim, cada tipo climático possui características específicas de temperatura, umidade, pressão atmosférica e radiação solar.

     Conhecer a dinâmica climática das diferentes partes do mundo é muito importante para planejar melhor atividades econômicas, como o turismo, a agricultura e outras, além de prever ações públicas de planejamento, como períodos para construções públicas e inúmeros outros elementos.

  Atividade – 08/12/2020

 1 - ... é o comportamento e a dinâmica das condições da atmosfera em um dado local, composto por um conjunto de condições meteorológicas que se sucedem e repetem-se ciclicamente ao longo de alguns meses ou anos.

a) Clima

b) Inclusão

c) Articulação

d )Nível

 

2 - Ao caracterizar o clima de uma determinada região, estabelecemos um panorama sobre o regime anual de chuvas, as estações que se definem localmente, as temperaturas médias e uma série de elementos que marca as suas:

     a) Saúde

b) Água

c) Tempestade

d ) Condições naturais

 

3 - Conhecer a dinâmica climática das diferentes partes do mundo é muito importante para ___________ melhor atividades econômicas, como o turismo, a agricultura e outras, além de prever ações públicas de planejamento, como períodos para construções públicas e inúmeros outros elementos.

     a) Boa Alimentação

b) Noite de sono

c) Planejar

d ) Digestão


 Um grande abraço do professor, Fábio!

AULA 032 - 9º ANO

 

CORREÇÃO DO PORTFÓLIO - AULA 031

 

GABARITO

 1- C

2- C

3- C

4- C

5- C

6- B

7- B

8- B

9- B

10- B

 

AULA 032 – 08/12/2020

Ciclo de vida das estrelas

O ciclo de vida das estrelas inicia-se com a junção de gases nas nebulosas e perdura enquanto houver combustível a ser consumido no processo de fusão nuclear.

     As estrelas são astros celestes encantadores que, desde a Antiguidade, despertam a curiosidade das pessoas. Mas o que muitos não sabem é que, assim como nós, elas nascem, crescem e morrem.

    O nascimento de uma estrela ocorre nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas por Hélio e Hidrogênio. Em virtude da força gravitacional, as moléculas vão sendo atraídas umas pelas outras, ficando bem próximas, o que faz com que a nebulosa tenha uma redução de tamanho, ou seja, contraia-se.

    A contração dos gases causa aumento na temperatura, que aumenta mais e mais. Quando a temperatura é alta o suficiente, essa enorme bola de gás começa a emitir luz e o hidrogênio começa a queimar. Esse processo é chamado de fusão nuclear e libera muita energia. Essa sequência de fenômenos caracteriza o início da vida de uma estrela.

    Durante a fusão nuclear, os átomos de hidrogênio fundem-se, dando origem ao Hélio. A queima do Hélio dá origem ao Lítio e assim por diante, cada vez originando elementos mais pesados.

    Conforme o combustível é consumido, a temperatura vai aumentando e a estrela sofre uma expansão. Nessa fase, ela é chamada de Gigante vermelha. Após esse estágio, a força gravitacional passa a prevalecer e a estrela começa a encolher. No interior das estrelas, a temperatura é muito alta. O núcleo do Sol, por exemplo, chega a 15 milhões de graus Celsius.

    O tempo que uma estrela viverá dependerá da sua massa. Quanto maior a massa, mais calor e luz ela liberará. Sua morte acontece quando já tiver queimado todo o combustível. Como essa queima origina elementos mais pesados, ela termina apenas quando passa a produzir ferro, que é um processo que consome energia. A partir de então, ela resfria e diminui drasticamente de tamanho, transformando-se completamente em ferro.

    Com essa contração, as partículas que estavam na superfície da estrela vão a altíssimas velocidades em direção ao centro, quando se chocam com o núcleo e são ejetadas para o espaço, originando elementos mais pesados que o ferro. Os gases que são liberados no espaço dão origem a uma nova nebulosa, de onde podem surgir novas estrelas.

    Se a massa da estrela for considerada pequena, cerca de um terço do Sol, ela virará uma estrela de nêutrons. Já se a massa for maior, ela se transformará em um buraco negro.

 

Atividade – 08/12/2020

1 - ... são astros celestes encantadores que, desde a Antiguidade, despertam a curiosidade das pessoas. Mas o que muitos não sabem é que, assim como nós, elas nascem, crescem e morrem.

a) Estrelas

b) Lua

c) Sol

d )Nível

 

2 - São imensas nuvens de gás compostas por Hélio e Hidrogênio. Em virtude da força gravitacional, as moléculas vão sendo atraídas umas pelas outras, ficando bem próximas, o que faz com que tenha uma redução de tamanho, ou seja, contraia-se.

     a) Nebulosa

b) Água

c) Tempestade

d ) Açúcar

 

3 - Conforme o combustível é consumido, a temperatura vai aumentando e a estrela sofre uma expansão. Nessa fase, ela é chamada de Gigante vermelha. Após esse estágio, a força gravitacional passa a prevalecer e a estrela começa a encolher. No interior das estrelas, a temperatura é muito alta. O núcleo do Sol, por exemplo, chega a

     a) 15 milhões de graus Celsius.

b) 15 graus Celsius.

c) 5 milhões de graus Celsius.

d ) 1 mil graus Celsius.


Um grande abraço do professor, Fábio!

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

AULA 031 - 6º ANO

 

SEMANA DO PORTFÓLIO - 6º Ano

AULA 031 – 01/12/2020

 

1. Sobre a visão selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

 I – Na parte interna do olho há a ______________ e é nela que estão localizadas as células que captam as informações luminosas.

II – Chamamos essas células sensoriais de ______________ e elas podem ser de dois tipos: os _____________ e os bastonetes.

a) (  ) córnea – luminosidade – neurônios.

b) (  ) pupila – captação – clones

c) (  ) retina – fotorreceptoras – cones..

d) (  ) íris – mecanorreceptoras – impulsos.

 

2. É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular. Nesse caso há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida, chamada de:

a) (  ) Hipermetropia

b) (  ) Córnea

c) (  ) Miopia

d) (  ) Cegueira


3. Algumas doenças acometem a visão do ser humano, entre elas, caracteriza-se pela dificuldade de enxergar de perto.

a) (  ) esqueleto

b) (  ) esclera

c) (  ) hipermetropia

d) (  ) captação


4. Para percebermos as mensagens luminosas e transformá-las em imagens, a luz segue alguns caminhos. Primeiramente ela penetra no olho através da:

a) ( ) córnea 

b) ( ) retina
c) ( ) pupila
d) ( ) impulsos.

  

5. Responsável por controlar o tamanho da pupila, uma pequena abertura que permite a entrada de luz no globo ocular, chamada: 

a) ( ) cristalino
b) ( ) córnea
c) ( ) íris.
d) ( ) pupila

 

6. Anomalia da visão semelhante à hipermetropia, que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o relaxamento dos músculos. Porém, se a acomodação muscular for muito grande, o presbíope também terá problemas de visão a longa distância, uma vez que com a aproximação do ponto remoto, o problema se torna semelhante ao da miopia.

a) (  ) Astigmatismo

b) (  ) Presbiopia

c) (  ) Hipermetropia

d) (  ) Miopia

 

7. Consiste no fato de que as superfícies que compõem o globo ocular apresentam diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico. A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura 

a) (  ) Cegueira

b) (  ) Astigmatismo

c) (  ) Hipermetropia

d) (  ) Miopia

 

8. Os ossos que compõem o esqueleto humano podem ser classificados de acordo com a relação existente entre seu comprimento, espessura e larguraO fêmur é um osso?

a) curto

b) longo

c) chato

d) espiral


9. São eles que permitem, portanto, nosso deslocamento. A contração desses músculos é voluntária, ou seja, acontece por meio do nosso comando. Marque a alternativa correta:

a) estrelados esqueléticos 

b) músculos estriados esqueléticos 

c) músculos esqueléticos chatos

d) músculos lisos


10. Problemas que os afetam causam impacto negativo na nossa vida, desencadeando, por exemplo, dores e dificuldade para realizarmos nossas atividades diárias. O sistema locomotor é formado por dois componentes: quais são eles:

a) sintético e adjacente

b) esquelético e muscular

c) muscular e sobreposto

d) espiral e esquelético


GABARITO

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

AULA 031 - 7º ANO

                                  SEMANA DO PORTFÓLIO - 7º Ano

AULA 031 – 01/12/2020

 

1. Uma notícia aumenta a esperança dos brasileiros na pandemia de COVID-19. A Fiocruz anunciou um entendimento com o laboratório AstraZeneca para produzir, a partir de dezembro de 2020, milhões de doses da vacina contra o coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Atualmente, a pesquisa está na fase estudos clínicos (quando ela é testada em larga escala). A parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e com o laboratório britânico AstraZeneca é uma das mais adiantados do mundo. Espera-se que essa vacina traga proteção porque:

 

a) (  ) será constituída de DNA recombinantes.

b) (  ) apresentará anticorpos específicos contra o coronavírus.

c) (  ) poderá induzir resposta imunológica.

d) (  ) irá impedir mutações dos vírus.

 

2. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à imunização.

 

IMUNOLÓGICO - VACINA - ANTICORPOS - ANTÍGENO – IMUNIDADE

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um _______________ o sistema imunológico produz anticorpos para combater aquele invasor. O que a vacina faz é gerar essa ___________. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a __________ ensina e estimula o sistema _____________ a produzir os _____________ que levam à imunidade. Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade sem ficar doente.

a) (  ). Imunidade, anticorpos, Antígeno, vacina e imunológico

b) (  ). Vacina, imunidade, imunológico, anticorpos e Antígeno.

c) (  ). Antígeno, imunidade, vacina, imunológico e anticorpos

d) (  ). Vacina, anticorpos, imunológico, imunidade e Antígeno.


3. Relacione os termos a seguir à sua definição adequada.

( A ) Imunidade

( B ) Anticorpo

( C ) Antígeno

 

(  ) São glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo.

(    ) É toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos.

   ) São os mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele.

 

a) (  ) C,B e A

b) (  ) B, A e C

c) (  ) B,C e A

d) (  ) A,B e C

 

4. O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército em 1904, onde várias pessoas saíram às ruas em protesto contra a vacinação obrigatória, tal confronto ficou conhecido como Revolta da Vacina, que estava contextualizada

a) (  ) no combate às doenças promovido pela OMS.

b) (  )  no saneamento básico do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.

c) (  ) na reurbanização e no saneamento do Rio de Janeiro

d) (  ) na campanha de reeducação familiar.

 

5. Uma substância composta por antígenos que leva o organismo a produzir anticorpos pode ser chamada de:

a) (  ) antibiótico.

b) (  ) imunidade.

c) (  ) vacina.

d) (  ) soro.

 

6. João foi picado por uma cobra venenosa. Para não sofrer efeitos severos por essa picada João deverá ser tratado com soro antiofídico, porque este contém: 

a) (   ) vacina responsável pela resposta imune contra o veneno.

b) (   ) antígenos que NÃO irão induzir a produção de anticorpos.

c) (   ) antígenos específicos que irão estimular a defesa contra veneno da cobra.

d) (   ) anticorpos do veneno de cobra.

 

7. Relacione as vacinas a seguir à doença que provocam imunidade.

( A ) BCG                                        (    ) Poliomielite.

( B ) Influenza                                 (    ) Tuberculose.

( C ) VOP                                        (    ) Gripe. 

a) (  ) C,B e A

b) (  ) C, A e B

c) (  ) B,C e A

d) (  ) A,B e C


8. Muitas pessoas, atualmente, ainda têm receio de vacinas, devido às reações que podem causar ou à quantidade delas administrada em curto período. A vacinação é umas das principais formas de proteção contra doenças causadas por: 

a) (  ) injeção

b) (  ) vírus e bactérias.

c) (  ) macacos.

d) (  ) cachorros.

 

9. O Brasil tem um dos maiores programas de vacinação do mundo, disponibilizando para a população, via rede pública, vacinas eficazes contra diversas doenças. No Brasil, acredita-se que a história da vacinação inicia-se no ano de 1804 com a chegada da vacina contra a: 

a) (   ) peste negra

b) (   ) variola

c) (   ) dengue

d) (   ) corona vírus

 

10. As vacinas surgiram, principalmente, diante da necessidade de diminuir-se o número de mortes causadas por doenças:

a) (  ) não transmissíveis

b) (  ) transmissíveis

c) (  ) de pele

d) (  ) cutâneas

 

GABARITO

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-