terça-feira, 24 de março de 2020

AULA 2 - 7º ANO

 (AULA 002/24 DE MARÇO)
Os problemas dessas primeiras máquinas era a baixa eficiência; elas consumiam muito carvão para aquecer a água de modo a realizarem o trabalho desejado.
Em 1765, James Watt introduziu nas máquinas um condensador que minimizava as perdas de calor, aumentando o rendimento do carvão em três vezes – um enorme passo no aumento da eficiência.
Assim as máquinas passaram a ser usadas também para a movimentação de tornos e de moinhos, substituindo a tração animal.
James Watt costumava expressar a potência de suas máquinas em unidades HP ou horse power (literalmente força do cavalo) para facilitar a comparação com o tipo de tração usado até aquele momento e aumentar a compreensão de suas capacidades de realizarem trabalho.
Hoje a potência é expressa em watts em sua homenagem, apesar de o HP ser ainda usado em alguns casos como, por exemplo, nos automóveis.
Mas vamos voltar à história das máquinas térmicas.
Os primeiros automóveis também usavam motores movidos a vapor de água, no fim do século XIX e início do século XX.

Figura 4: Carro a vapor, 1912. Crédito: Stanley Steam Motor Carriage Company, domínio público, Wikimedia commons. Acesso em 09/05/2019.
Hoje os motores são movidos por combustão interna, usando outras formas de combustíveis em substituição ao carvão como, por exemplo, diesel, álcool e/ou gasolina.
Os motores a vapor ainda são usados em alguns casos específicos como nas usinas termoelétricas, que produzem energia elétrica a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral, óleo e gás natural.
As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS
Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento.
Esta palavra tem origem no grego autômatos que significa mover-se por si ou que se move sozinho.
A automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia.
A ideia de automação está diretamente ligada à ideia das máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana. Porém, existe um tipo de automação que se refere ao trabalho humano que é realizado em muitas indústrias, de forma contínua e repetitiva, quase “robotizada”.
A automação mecanizada é aquela que faz uso de sensores, sistemas de computação (software) e sistemas mecânicos, na linha de montagem e produção das indústrias, monitorada e controlada pelo ser humano.

Automação industrial

A automação industrial teve seu ponto de partida após 1950 com o desenvolvimento da eletrônica. Esta permitiu o aparecimento da informática e a automação das indústrias, com a utilização de modernas técnicas de produção, com destaque para a robotização, isto é, o uso de robôs controlados por computadores que realizam o trabalho de seres humanos, substituindo-os na produção de bens econômicos ou mercadorias. A automação exerce grande importância para a modernização dos processos industriais.
Informatização é a aplicação da informática às atividades de uma empresa. Hoje em dia, o computador é uma ferramenta de trabalho que é indispensável, pois ele está presente em vários ramos da atividade humana.
Num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, é essencial que as pessoas pertencentes à população economicamente ativa, dominem as funções básicas de informática, por isso, não se pode mais ignorar a presença dessa ferramenta tão útil no dia a dia.
Portanto, com a necessidade de criar ferramentas que facilitassem o seu trabalho diário, o homem passou a aprimorar cada vez mais os computadores, pois a sua utilização não apenas poupa tempo e dinheiro, mas também permite a possibilidade de um controle cada vez melhor de estoquesinformações, serviços etc.
Por muito tempo, o homem produziu, criou ou simplesmente modificou seu habitat de forma direta sem um controle do trabalho, delegando missões a pessoas e esperando a resposta, que por vezes se fazia demorada. Entretanto, com o advento do computador, o trabalho se tornou mais ágil e com resposta imediata.
Nisto, as pessoas têm a necessidade de conhecer esta nova ferramenta de trabalho, que não só está inserida na forma de computadores de mesa (desktop).

Industrialização

Industrialização é processo histórico que teve como marco o advento da máquina a vapor, quando a indústria passa a dominar a economia, impulsionando a urbanização e o crescimento demográfico no seu entorno.
Esse processo modificou também todas as relações sociais e econômicas em função da industrialização, pela qual haverá aumento na divisão de trabalho, com o consequente aumento da produtividade (industrial e agrícola), da renda per capita e do estabelecimento da classe média e do padrão de consumo atual.
Industrialização
Buscou-se a implantação de novas fontes de energia, bem como da maximização dos lucros pela substituição dos modos de produção artesanais.
De fato, a industrialização começou com a Revolução Industrial, que teve seu berço na Inglaterra durante o século XVIII, quando as mudanças tecnológicas, o acúmulo de capitas pela burguesia e fenômenos como o cercamento dos campos, que levou os trabalhadores para as áreas urbanas, permitiram o estabelecimento da economia de mercado, bem como do sistema capitalista.
Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.

ATIVIDADES
1 - Quais foram as mudanças decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias? Explique-os:
2 - Avalie e explique os impactos ambientais causados pela revolução das máquinas.
3 - Qual a importância da chegada da automação no processo industrial? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário