segunda-feira, 23 de março de 2020

AULA 1 - 6º ANO

                          (AULA 001/18 DE MARÇO)

AS CAMADAS DA ATMOSFERA



Existem cinco camadas que compõe a atmosfera. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Cada camada possui características próprias importantes. A pressão atmosférica depende da altitude, posição do corpo e outros fatores para ser compreendida. Leia o artigo e teste os seus conhecimentos com os exercícios sobre atmosfera.

Atmosfera

atmosfera é composta por camadas de gases que envolvem toda a superfície terrestre e é mantida ao redor do planeta por causa da força gravitacional. Ela é uma das principais responsáveis pela manutenção das formas de vida presentes na terra.
camada atmosférica é composta principalmente pelo nitrogênio e oxigênio. Existem outros gases que compõem a atmosfera, como o argônio, o hélio, neônio e o dióxido de carbono. Eles são denominados gases nobres, pois são encontrados de forma mais rara.

A atmosfera é dividida em cinco camadas:

  • Troposfera: é a camada mais importante, tanto para os estudos geográficos quanto para as práticas humanas. A partir dela, surgem os fenômenos meteorológicos.
  • Estratosfera: é importante pois é nessa camada que contém a camada de ozônio, que filtra os raios solares.
  • Mesosfera: essa camada está distante do calor médio da Terra. Sendo assim, a temperatura atmosférica é menor.
  • Termosfera: Contém gases ionizados que auxiliam na propagação de ondas de rádio.
  • Exosfera: é a camada onde os satélites artificiais estão localizados.
Troposfera: é a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico. Quase todo o vapor encontrado na atmosfera situa-se na troposfera, que ocupa 75% da massa atmosférica. Chega a atingir cerca de 17 km nas regiões trópicas e pouco mais que 7 km nas regiões polares.

Estratosfera: é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável. Como possui uma pequena quantidade de oxigênio, a estratosfera não é propícia para a presença do homem. Contudo, no dia 14 de Outubro de 2012, o austríaco Felix Baumgartner saltou de uma altura de 39 km, impressionando o mundo todo (porém, para isso, ele precisou de uma roupa especial que garantisse a sua respiração).

Mesosfera: com alturas de até 80km, a mesosfera é caracterizada por ser muito fria, com temperaturas que oscilam em torno dos -100ºC. Sua temperatura, no entanto, não é uniforme em toda sua extensão, uma vez que a parte de contato com a estratosfera é um pouco mais quente, ponto da troca de calor entre as duas.

Termosfera: é a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é escasso e, por isso, absorve facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000ºC e se tornando, assim, a camada mais quente da atmosfera.

Exosfera: é a camada mais longe da Terra, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogênio. Nessa camada não existe gravidade e as partículas se desprendem da terra com facilidade. Nela encontram-se os satélites de dados e os telescópios espaciais.
A atmosfera terrestre apresenta um total de cinco camadas, cujas composições variam conforme a altura de cada uma
A atmosfera terrestre apresenta um total de cinco camadas, cujas composições variam conforme a altura de cada uma.

Exercícios sobre Atmosfera

1 – (UNIFEI) – A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) estratosfera.
b) troposfera.
c) mesosfera.
d) termosfera.
e) exosfera.

2 – (MACK) – Foi da junção de duas palavras gregas, atmós (vapor) e sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.

A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV.

I. A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.
II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada há cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à vida, emitidos pelo Sol. Sabemos, porém, que, em decorrência da emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.
III. A mesosfera estende-se da estratosfera a até, aproximadamente, 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.
IV. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, de metano, de óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.
Estão corretas:
a) I e II, apenas
b) I, II e III, apenas
c) II, III e IV, apenas
d) I, III e IV, apenas
e) I, II, III e IV

3 – (ENEM) – A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no seguinte texto:
“A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em atitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório”.
(Fonte: Placar, edição fev.1995.)
A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:
a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.
b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.
c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico
d) menor pressão e maior temperatura.
e) maior pressão e menor temperatura.

4 – (UDESC/2008 – com adaptações) – A atmosfera possui três principais camadas: a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. Sobre a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O ozônio encontra-se na estratosfera.
b) A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.
c) O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea.
d) O ar, ao contrário da terra e da água, não transforma a energia solar em calor. Por isso, os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e incidem sobre a superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso, os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.
e) Na troposfera, os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.

5 – (IFMT/2016) – A Circulação geral da atmosfera é um fenômeno dinâmico que ocorre na troposfera influenciado pelas diferenças de temperaturas, pressão e também pela rotação da Terra, sendo assim pode-se afirmar que
a) na área de alta pressão dos pólos, os ventos se dirigem até as zonas de baixa pressão na latitude 60º, desviando-se para o Oeste.
b) o ar ascendente do equador forma os ventos alísios, que se resfriam ao subirem, provocando queda de temperatura na região.
c) a zona de convergência intertropical (ZCIT) é onde ocorrem as maiores precipitações da Terra.
d) em razão do movimento de rotação, no hemisfério Sul, os ventos sofrem um desvio do Nordeste para o Sudeste e, no hemisfério Norte, do Sudeste para o Nordeste, fenômeno conhecido como efeito Coriolls.
e) a região próxima à linha do equador é de baixa pressão, para ela convergem as massas de ar tropical independente das estações do ano e do relevo.


Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena


Nenhum comentário:

Postar um comentário