domingo, 22 de novembro de 2020

AULA 030 - 6º ANO

 CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 029

1-   Algumas doenças acometem a visão do ser humano, entre elas, caracteriza-se pela dificuldade de enxergar de perto.

 a) (  ) esqueleto

b) (  ) esclera

c) (  ) captação

d) ( X ) hipermetropia

 

2- Para percebermos as mensagens luminosas e transformá-las em imagens, a luz segue alguns caminhos. Primeiramente ela penetra no olho através da

 

a) (  ) córnea

b) (  ) retina

c) ( X ) pupila

d) (  ) impulsos.

 

3. Responsável por controlar o tamanho da pupila, uma pequena abertura que permite a entrada de luz no globo ocular, chamada:

 

  a) (  ) cristalino

  b) (  ) córnea

c) ( X  ) íris.

d) (   ) pupila

 

AULA 030 – 24/11/2020 (COPIAR OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR).

 SISTEMA LOCOMOTOR

       O sistema locomotor é o responsável pela nossa locomoção, sendo constituído pelo esqueleto e pelos músculos esqueléticos. Esse sistema é, portanto, formado por dois sistemas: o sistema esquelético e o sistema muscular. Problemas que os afetam causam impacto negativo na nossa vida, desencadeando, por exemplo, dores e dificuldade para realizarmos nossas atividades diárias.

     O sistema locomotor é formado por dois componentes: o sistema esquelético e o sistema muscular. Esses dois sistemas atuam juntos, uma vez que os ossos servem de local de fixação para a musculatura esquelética do nosso corpo. A seguir, conheceremos um pouco mais a respeito deles:

 Sistema esquelético

    O sistema esquelético é formado pelo esqueleto humano, o qual é composto por 206 ossos. Na extremidade dos ossos chamados de longos, podemos observar a presença também de cartilagem. O esqueleto humano pode ser dividido em duas regiões: esqueleto axial e esqueleto apendicular.

    esqueleto axial é formado por 80 ossos e é composto pelos ossos que formam a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. O esqueleto apendicular, por sua vez, é formado pelos 126 ossos que compõem os membros superiores e inferiores e as cinturas escapular e pélvica. A chamada cintura escapular garante que os membros superiores conectem-se ao esqueleto axial, enquanto a pélvica  garante a conexão dos membros inferiores a esse esqueleto.

Classificação dos ossos

    Os ossos que compõem o esqueleto humano podem ser classificados de acordo com a relação existente entre seu comprimento, espessura e largura. Os ossos chamados de longos são aqueles que apresentam um grande comprimento: um exemplo é o fêmur, o maior osso do nosso corpo. Temos também os ossos chamados de curtos, aqueles que apresentam pouco comprimento, sendo similares seu comprimento, largura e espessura: um exemplo são os ossos do carpo, que formam o nosso punho. Por fim temos os ossos chatos, que apresentam pouca espessura: podem ser encontrados formando a nossa caixa craniana.

Sistema muscular

    O sistema muscular é formado pelos músculos que compõem o nosso corpo. Eles constituem de 40% a 50% do peso do nosso organismo e atuam em diferentes funções, garantindo, por exemplo, a nossa movimentação bem como a passagem dos alimentos pelo nosso sistema digestório, a passagem da urina pelo sistema urinário e a nossa respiração.

Classificação dos músculos

    Os músculos podem ser classificados em três tipos: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo não estriado. Os músculos não estriados são encontrados nos nossos órgãos internos, como vasos sanguíneos, esôfago e bexiga. Eles apresentam uma contração involuntária, ou seja, sua contração ocorre independentemente da nossa vontade. O músculo estriado cardíaco está presente em nosso coração e também apresenta contração involuntária.

    Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos nossos ossos. São eles que permitem, portanto, nosso deslocamento. A contração desses músculos é voluntária, ou seja, acontece por meio do nosso comando. Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos ossos por tendões, que são formados por tecido conjuntivo.

    A maioria desses músculos está ligada a dois ossos e sua contração garante a movimentação dessas estruturas. Geralmente eles não trabalham sozinhos e sim em conjunto para garantir-se a movimentação. No nosso braço, por exemplo, para que ocorra a sua flexão, é necessário que o bíceps contraia-se e o tríceps relaxe. Para a extensão do braço, observamos o contrário, sendo fundamental que o bíceps relaxe e o tríceps contraia-se. Dizemos, nesses casos, que os músculos apresentam movimentos antagônicos.

ATIVIDADES – 24/11/2020

  1- Os ossos que compõem o esqueleto humano podem ser classificados de acordo com a relação existente entre seu comprimento, espessura e largura. O fêmur é um osso?

 a) curto

b) chato

c) longo

d) espiral

 

2- São eles que permitem, portanto, nosso deslocamento. A contração desses músculos é voluntária, ou seja, acontece por meio do nosso comando. Marque a alternativa correta:

 a) estrelados esqueléticos 

b) músculos esqueléticos chatos

c) músculos estriados esqueléticos 

d) músculos lisos

 

3- Problemas que os afetam causam impacto negativo na nossa vida, desencadeando, por exemplo, dores e dificuldade para realizarmos nossas atividades diárias. O sistema locomotor é formado por dois componentes: quais são eles:

 a) sintético e adjacente

b) muscular e sobreposto

c) esquelético e muscular

d) espiral e esquelético

Nenhum comentário:

Postar um comentário