domingo, 22 de novembro de 2020

AULA 030 - 7º ANO

 CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 029

1. Muitas pessoas, atualmente, ainda têm receio de vacinas, devido às reações que podem causar ou à quantidade delas administrada em curto período. A vacinação é umas das principais formas de proteção contra doenças causadas por:

 a) ( x ) vírus e bactérias

b) (  ) injeção.

c) (  ) vacina.

d) (  ) soro.

 2. O Brasil tem um dos maiores programas de vacinação do mundo, disponibilizando para a população, via rede pública, vacinas eficazes contra diversas doenças. No Brasil, acredita-se que a história da vacinação inicia-se no ano de 1804 com a chegada da vacina contra a:

 a) (   ) peste negra

b) ( x ) variola

c) (   ) dengue

d) (   ) corona vírus

 

3. As vacinas surgiram, principalmente, diante da necessidade de diminuir-se o número de mortes causadas por doenças:

 

a) ( x ) transmissíveis

b) (  ) não transmissíveis

c) (  ) de pele

d) (  ) cutâneas

 

AULA 030 – 24/11/2020 (COPIAR OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)

 Imunidade

    Imunidade são os mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele. A imunidade é garantida graças ao nosso sistema imunológico ou imune, o qual é formado por moléculas, célulastecidos e órgãos que atuam de maneira conjunta para garantir nossa proteção. Alterações na nossa imunidade podem tornar-nos mais suscetíveis a doenças.

 

    Podemos classificar a imunidade de diferentes formas: inata ou adaptativa e ativa ou passiva. A imunidade inata é aquela presente em todos os organismos desde o nascimento, enquanto a adaptativa é aquela que adquirimos durante a vida. A imunidade ativa é aquela que ocorre quando o próprio corpo do indivíduo produz uma resposta imune, enquanto a passiva é aquela em que o indivíduo recebe anticorpos já prontos, sem que seu sistema imunológico seja estimulado.

 

O que é imunidade?

     Imunidade é uma palavra derivada do latim, immunitas, um termo usado para referir-se às pessoas que eram livres de pagar impostos aos senadores romanos. O termo imunidade, na atualidade, refere-se à capacidade do nosso corpo de reconhecer agentes estranhos e provocar uma resposta contra esse agente, evitando que ele nos cause danos. O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o que garante a nossa imunidade. Ele é constituído por diferentes órgãos, tecidos e células que atuam de maneira distinta na defesa do organismo.

 

Imunidade inata - A imunidade inata é aquela que o organismo apresenta desde o seu nascimento, sendo completamente inespecífica. A barreira mecânica do nosso corpo e as células, como macrófagos, Natural Killer, neutrófilos e células dendríticas, são elementos que conferem essa proteção. A resposta inata ocorre sempre da mesma forma, independentemente de quem seja o agente agressor. Como mecanismos da imunidade inata, podemos citar a fagocitose realizada por algumas células do sistema imune, a resistência da pele e a liberação de mediadores inflamatórios.

 

 Imunidade adaptativa - É específica e desenvolve-se durante a vida do indivíduo à medida que ele entra em contato com os agentes invasores. A imunidade adquirida entra em ação quando a inata não é suficientemente eficiente para garantir a proteção do corpo. Quando o indivíduo entra em contato com o agente invasor, uma série de eventos ocorrem, levando à ativação de células específicas e à produção de anticorpos.

 

Imunidade ativa e passiva - Podemos classificar a imunidade também em ativa e passiva. Na imunidade ativa, temos a ação do próprio organismo para conseguir vencer um agente invasor, ou seja, ela ocorre quando nosso corpo tem contato com um agente estranho e desenvolve uma reação imunológica. Na imunidade passiva, o corpo não desenvolve uma reação imunológica. O que ocorre, nesse caso, é que o organismo recebe já prontos os produtos dessa reação, como os anticorpos.

     Tanto a imunidade ativa quanto a passiva podem ser classificadas em natural ou artificial. A imunidade ativa natural ocorre quando ficamos doentes, por exemplo. Já a imunidade ativa artificial é aquela que ocorre como consequência da vacinação.

     Quando recebemos leite da mãe, temos uma passagem natural de anticorpos para o bebê, sendo, portanto, um caso de imunidade passiva natural. A imunidade passiva artificial ocorre quando a pessoa recebe anticorpos prontos, sendo muito útil em doenças que necessitam de tratamento rápido, como a doença tetânica.

 ATIVIDADES – 24/11/2020

 1- Um termo usado para referir-se às pessoas que eram livres de pagar impostos aos senadores romanos. O termo imunidade, na atualidade, refere-se à capacidade do nosso corpo de reconhecer agentes estranhos e provocar uma resposta contra esse agente, evitando que ele nos cause danos. Chamado de:

 

a) Imaturidade

b) Inconsciente

c) mutante

d) imunidade

 

2- É aquela que o organismo apresenta desde o seu nascimento, sendo completamente inespecífica. A barreira mecânica do nosso corpo e as células, como macrófagos, Natural Killer, neutrófilos e células dendríticas, são elementos que conferem essa proteção.

 

a) imunidade inata

b) imunidade oral

c) sistema imune

d) sistema reprodutor

 

3- temos a ação do próprio organismo para conseguir vencer um agente invasor, ou seja, ela ocorre quando nosso corpo tem contato com um agente estranho e desenvolve uma reação imunológica. Estamos falando da imunidade:

 a) passiva

b) ativa

c) cardíaca

d) sistêmica

 

4- O corpo não desenvolve uma reação imunológica. O que ocorre, nesse caso, é que o organismo recebe já prontos os produtos dessa reação, como os anticorpos. ocorre quando a pessoa recebe anticorpos prontos, sendo muito útil em doenças que necessitam de tratamento rápido.

a) imunidade passiva

b) auto-imunidade

c) imunidade ativa

d) imunidade destrutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário