terça-feira, 5 de maio de 2020

AULA 007 - 6º ANO


CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA 006

1 - O que é Mistura e como elas podem ser classificadas?
Resposta: Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes.  Elas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas.

2 - O que são misturas Homogêneas? Dê exemplos
Resposta: Apresentam uma única fase. Exemplo: A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais.

3 - O que são misturas Heterogêneas? Dê exemplos
Resposta: É um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. Exemplo: A água e o óleo, pois, não se misturam.

Aula 007 – 05/05

(leia o texto e faça um breve resumo, logo após copie e responda as atividades).
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
     Você sabe como o sal é tirado da água do mar? Saiba lendo este texto que explica como é feita a separação de misturas.

    A grande maioria dos materiais ao nosso redor é formada por misturas. Por exemplo, a água do mar não é formada só por água, mas ela está cheia de sais minerais que as águas das chuvas e os rios retiraram ao passar por rochas, além de micro-organismos, areia e gases dissolvidos nela.

   O solo é uma mistura de areia, sais minerais e materiais orgânicos (materiais com carbono oriundos de animais e vegetais). O próprio ar que respiramos também é uma mistura de vários gases, sendo que os principais são o gás nitrogênio e o gás oxigênio. Até vapor de água há no ar!

    Por isso, é muito raro encontrar na natureza algum material puro. Se quisermos obtê-lo, temos que realizar a separação de misturas.  Existem vários tipos de métodos usados em laboratórios de ciências e em indústrias para separar os materiais que estão misturados. Cada método depende do tipo de material que desejamos obter e do tipo de mistura que se quer separar.

    Vamos tomar como exemplo a própria água do mar. Um dos sais que estão misturados com a água é o sal de cozinha, que, na verdade, é chamado de cloreto de sódio, porque ele é formado pela união entre os elementos sódio e cloro (NaCl). Como o sal é separado da água para chegar às nossas casas?

    O método usado chama-se evaporação que é a passagem lenta da água do estado líquido para vapor. Então, é exatamente isso que é feito para separar uma mistura formada por um líquido e um sólido. Ela é deixada em repouso ou é aquecida até que a parte líquida evapore, ou seja, passe para o estado de vapor ou gasoso, enquanto o sólido é obtido.

    Por exemplo, o sal de cozinha, a água do mar é represada em tanques rasos chamados de salinas. Com o passar do tempo, o calor do sol e o vento fazem com que lentamente a água comece a evaporar. O sal então se cristaliza e é separado.




Com a evaporação da água do mar nas salinas, o sal de cozinha é obtido!
    Esse processo de separação de misturas é também chamado de cristalização, porque a água possui outros sais misturados com ela. Mas o sal de cozinha cristaliza-se primeiro, por isso, antes que os outros sais também se cristalizem, ele precisa ser separado.

    No entanto, nesses tipos de separações de misturas, a água é perdida. E se quiséssemos usar a água para outra finalidade? Como você faria para obter o sal e a água líquida?

    Nesse caso, os cientistas usam outro método de separação de misturas mais elaborado, que é a destilação, em que a água que evapora vai para um equipamento chamado condensador. A condensação é a passagem do estado gasoso (ou estado de vapor) para o estado líquido. Dentro da garrafa na figura abaixo está acontecendo uma condensação do vapor de água:


Condensação do vapor de água dentro da garrafa

    Então, na destilação, quando o vapor de água que foi separado da mistura chega a esse aparelho – o condensador –, o vapor é resfriado e a água volta a ficar líquida. Desse modo, é possível obter o sal de um lado e a água de outro lado.


ATIVIDADES

1 – De acordo com o texto, explique o que é evaporação?


2 - O que é condensação?


3 – Dê um exemplo sobre como ocorre a cristalização do sal?


Agora é com você, bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário