CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA 006
1 – O que são unidades de
conservação?
Resposta: São
espaços destinados à preservação ambiental, geralmente formados por áreas contínuas,
institucionalizados com o objetivo de preservar e conservar a flora, a fauna,
os recursos hídricos, as características geológicas, culturais
2 – As relações entre sociedade e natureza
refletem e produzem as transformações ocorridas no contexto do espaço
geográfico. Com o tempo, as sociedades tornaram-se cada vez mais desenvolvidas
e, consequentemente, produziram transformações cada vez mais avançadas em seus
sistemas de técnicas, gerando um maior poder de construção e transformação. Com
base nessas informações qual é a causa que mais gera impacto:
(a) Ação humana
(b) Ação do tempo
(c) Relações climáticas
(d) Dilúvios
3 – Explique: Parque Nacional, Áreas
de Proteção Ambiental e Reserva Extrativista.
Resposta: Parque Nacional – Áreas
que apresentam características naturais destinadas a pesquisas científicas e
educação ambiental;
Áreas de Proteção
Ambiental – Unidade de conservação destinada ao desenvolvimento sustentável,
sendo que em algumas áreas é permitido o desenvolvimento de atividades
econômicas, desde que haja a proteção da fauna, da flora e da qualidade de vida
da população local;
Reserva Extrativista –
Espaço utilizado por populações locais que realizam o extrativismo vegetal e/ou
mineral. Essa unidade de conservação objetiva a realização da atividade
econômica de forma sustentável;
Aula 007 – 12/05
AULA 008
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Nome:
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Data: ___/___/2020
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Unidade Escolar:
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Ano: 9º
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Componente
Curricular: Ciências da Natureza
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Tema/ Conhecimento: Preservação da biodiversidade
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Habilidade: (EF09CI12) Justificar a
importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade
e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades
(parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades
a eles relacionados.
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A importância das unidades de conservação
para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional
Nosso planeta é rico em diversidade de
vida, com grande
quantidade de animais, plantas, fungos e micro-organismos. Cada ser vivo
desempenha papel fundamental para o equilíbrio do planeta, sendo necessário,
portanto, que ocorra a preservação de todas as espécies.
O
Brasil é um dos países com maior biodiversidade no mundo. Seja em espécies de
plantas, animais ou micro-organismo, as terras e águas brasileiras são
abundantes em formas de vida. Além disso, nosso país é um verdadeiro “baú” de
riquezas minerais.
O ambiente, além de fonte de recursos, é ecologicamente
importante na manutenção dos regimes de chuvas, no clima, estabilidade de solos
e nos chamados ciclos biogeoquímicos, através dos quais, elementos essenciais
para a vida e as atividades humanas, são “reciclados” e voltam a estar
disponíveis para todos nós. Entre esses ciclos destacam-se o do oxigênio, o do
carbono, do nitrogênio e do fósforo. Sem os processos ecológicos e geológicos
que os possibilitam, não seria possível haver agricultura, ou ar e água
próprios para nossa utilização. Além disso, as contribuições ambientais nos
quesitos paisagísticos, de turismo e de lazer são imensas, sem contar a
relevância sociocultural ou até espiritual que apresentam para populações
tradicionais como indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Para que toda esta riqueza seja preservada, o Brasil protege
muitas áreas naturais na forma de Unidades de Conservação (UC), o que, segundo
o Ministério do Meio Ambiente (MMA), é uma “estratégia extremamente eficaz para
a manutenção dos recursos naturais em longo prazo”.
Com o intuito de se organizar as Unidades de Conservação,
otimizar seu processo de gestão, e facilitar a criação de novas áreas sob esta
identidade foi criado, no ano 2000, o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de
Conservação.
As unidades
de conservação ambiental são espaços geralmente formados por áreas
contínuas, institucionalizados com o objetivo de preservar e conservar a flora,
a fauna, os recursos hídricos, as características geológicas, culturais, as
belezas naturais, recuperar ecossistemas degradados, promover o desenvolvimento
sustentável, entre outros fatores que contribuem para a preservação ambiental.
A criação
dessas unidades de conservação é de fundamental importância para a preservação
dos ecossistemas, proporcionado pesquisas científicas, manejo e educação
ambiental na busca pela conservação do meio ambiente.
As Unidades de
Conservação podem ser destinadas à exploração sustentável de recursos naturais,
preservação total do ecossistema, realização de pesquisas, visitação para
promover a educação ambiental etc. Essas unidades de conservação são divididas
em dois grandes grupos: as de proteção
integral e as de uso sustentável.
As unidades de proteção
integral são aquelas que não podem ser habitadas pelo homem e têm seu
uso restrito ao turismo e à pesquisa. Existem cinco tipos de unidades de conservação
de proteção integral:
1. Estações ecológicas – Nessa área o objetivo principal é
preservar a natureza e garantir a realização de pesquisas. Nesse local, é
proibida a visitação, exceto quando se tratar de visitas educacionais.
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2. Reservas biológicas – São áreas voltadas para a
preservação integral dos recursos nelas contidos e a visitação é permitida
quando o objetivo é educacional. As pesquisas nesses locais necessitam de
autorização do órgão que administra a reserva.
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3. Parques nacionais – Nos parques, além de preservação,
são desenvolvidas pesquisas, atividades educacionais e o turismo ecológico.
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4. Monumentos naturais – Têm como objetivo preservar locais
raros e de grande beleza. A visitação só pode ser realizada após autorização
da administração da unidade de conservação.
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5. Refúgios da vida silvestre - Nessas áreas a preservação é voltada
para garantir a permanência e a reprodução das comunidades da fauna e flora
locais. As pesquisas e a visitação também necessitam de autorização.
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As unidades de conservação de uso
sustentável são
aquelas em que o homem pode estabelecer-se, entretanto, o uso dos recursos naturais deve acontecer de maneira
sustentável. Isso quer dizer que a exploração não pode ser exagerada,
preocupando-se com as gerações futuras. Essas unidades são divididas em sete
grupos:
1.
Áreas de proteção ambiental – Área ampla, pública ou privada, que apresenta
importantes recursos naturais. As pesquisas e visitações dependem da
autorização da administração.
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2.
Áreas de relevante interesse ecológico - Área pequena, pública ou privada,
que apresenta características naturais extremamente importantes, tais como a
presença de espécies raras.
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3.
Florestas nacionais - Área de posse e domínio público com cobertura
florestal e espécies nativas. As pesquisas e visitações são permitidas dentro
das normas estabelecidas pela administração da unidade de conservação.
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4.
Reservas extrativistas - Área concedida às populações que realizam atividades
extrativistas tradicionais. As pesquisas e visitações são permitidas dentro
das normas estabelecidas pela administração da unidade de conservação.
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5.
Reservas de fauna – Área de posse e domínio público com fauna nativa que é
usada basicamente para pesquisas. As visitações são permitidas desde que não
atrapalhem a unidade de conservação.
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6.
Reservas de desenvolvimento sustentável - Área de domínio público onde
existem populações tradicionais que vivem da exploração sustentável do local.
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7.
Reservas particulares do patrimônio natural - Área privada que possui como
objetivo principal preservar a biodiversidade.
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A
existência destas UCs é de vital importância para a manutenção do modo de vida
de populações tradicionais que há muito tempo habitam determinada região e,
portanto, são fortemente ligadas a ela.
A
lógica da vacina é tentar estimular o organismo a produzir anticorpos sem que
ele precise ter ficado doente antes. Tentamos apresentar ao sistema imune a
bactéria ou vírus de forma que haja produção de anticorpos, mas não haja
desenvolvimento da doença.
Geralmente
uma vacina age apenas contra um único germe. Por exemplo, a vacina contra o
sarampo não protege o paciente contra catapora e vice-versa. Já existem vacinas
conjuntas, que são na verdade duas ou mais vacinas dadas em uma única
administração, como a vacina tríplice viral, que é composta por três vacinas em
uma única injeção: sarampo, rubéola e caxumba. O sistema imune é estimulado
simultaneamente contra esses três vírus. Nem toda vacina pode ser dada em
conjunto.
A
grande dificuldade na hora de desenvolver uma vacina é criá-la de modo que a
bactéria ou vírus consigam estimular o sistema imunológico a criar anticorpos,
mas não sejam capazes de provocar doença. Às vezes, basta expor o organismo à
bactéria ou ao vírus mortos para haver produção de anticorpos e tornar o
paciente imune a este germe. Porém, nem todos os vírus ou bactérias mortas são
capazes de estimular o sistema imune, fazendo com que tenhamos que buscar
outras soluções para imunizar o paciente.
O
grau de maturidade do sistema imunológico também é importante. O ideal seria
podermos dar logo todas as vacinas ao recém-nascido. Infelizmente isso não
funciona. O nosso sistema imune precisa de tempo para se desenvolver e ser
capaz de gerar anticorpos quando estimulados pela vacinação.
Responda as atividades a seguir em seu
caderno.
01.
Em relação ao Sistema Nacional de Unidades de
Conservação (SNUC), pode-se afirmar que
(A) ( ) as
Unidades de Conservação subdividem-se em três grupos: proteção integral, uso
sustentável e proteção sustentável.
(B) ( ) Um dos objetivos é a proteção dos recursos
naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, devendo-se
respeitar e valorizar o conhecimento e a cultura dessas populações e
promovê-las social e economicamente.
(C) ( ) É
proibida a instalação de infraestrutura, como redes de abastecimento de água,
esgoto e energia básica em UCs de uso sustentável, mesmo com a aprovação do
órgão responsável por sua administração.
(D) ( ) O objetivo básico das Unidades de
Conservação de uso sustentável é preservar a natureza, sendo admitido, dentro
desse tipo de unidade, apenas o uso indireto dos recursos naturais.
02.
Tratando-se de unidades de conservação, considera-se
unidade de uso sustentável
(A) (
) Monumento Natural.
(B) (
) Estação Ecológica.
(C) (
) Reserva Biológica.
(D) (
) Reserva Extrativista.
03.
Complete
as lacunas em branco.
a)
A
_____________________ tem como objetivo principal, a preservar a natureza e garantir a realização
de pesquisas. Nesse local, é proibida a ____________________, exceto quando se
tratar de visitas educacionais.
b)
_______________________ visam a
preservação da natureza de modo que a qualidade de vida das ___________________
tradicionais seja assegurada.
c)
______________________
área concedida
às populações que realizam atividades extrativistas tradicionais. As
______________ e ________________ são permitidas dentro das normas
estabelecidas pela administração da unidade de conservação.
d)
________________________________________
são aquelas em
que o homem pode estabelecer-se, entretanto, o uso dos recursos naturais deve acontecer de maneira ___________________.
Isso quer dizer que a exploração não pode ser exagerada, preocupando-se com as_________________________________.
04.
Na sua opinião, o que deve ser feito para a preservação
da biodiversidade nas Unidades de Conservação?
05.
Quais vacinas você já tomou? Quais doenças essas vacinas imunizam?
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