terça-feira, 26 de maio de 2020

AULA 010 - 9º ANO


CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR DO DIA 19/05/2020

01 – De acordo com o texto, o consumo incontrolável e compulsivo da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente. Cite essas consequências.
Resposta: Super exploração dos recursos naturais, o que pode levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental.

02 – Sob a perspectiva ecológica, o que significa ser um consumidor consciente?
Resposta: É aquele que se preocupa como seu bem estar, com a sociedade atual e com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.

03  - Assinale ( V ) para as frases verdadeiras e ( F ) para as frases falsas:

a)     ( V  ) O consumo consciente é um modo de vida que valoriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade.
b)     ( F  ) A consciência ecológica indica a preferência dos consumidores por produtos e serviços e empresas ligadas apenas aos lucros sem preocupar-se com o meio ambiente.
c)     ( F ) A economia de recursos não indica a redução do desperdício de recursos tais como água e energia elétrica.
d)     ( V ) A reciclagem retrata a fase de descarte do bem, com práticas que permitam a reutilização e reaproveitamento de materiais.
e)     ( V  ) O planejamento do consumo refere-se a compra de produtos usados e a preocupação em reutilizar os produtos sempre que assim for possível.

04  – Complete as lacunas abaixo:
a)       O homem iniciou o processo de devastação AMBIENTAL, principalmente no século XX embora tenha começado a Primeira Revolução INDUSTRIAL.

b)    No decorrer de aproximadamente 100 anos o HOMEM usou a NATUREZA e seus RECURSOS de forma DESORDENADA e inconsciente quanto à PRESERVAÇÃO dos mesmos.

c)     Atualmente o MUNDO está extremamente POLUÍDO e DEGRADADO. A POLUIÇÃO ocorre de diversas formas, tais como do ar, ATMOSFERA, água, SOLOS, entre outras, além da DEGRADAÇÃO envolvendo VEGETAÇÃO, a EXTRAÇÃO de minérios e a ocupação AGROPECUÁRIA.

05 – Grife as palavras das atitudes que ocasionam os resultados do modelo de sociedade que optamos, vinculados ao consumo e ao capitalismo:

LUCRO  -   AQUECIMENTO GLOBAL -     RIOS LIMPOS
EFEITO ESTUFA – CLIMA NORMAL – TEMPESTADES
DERRETIMENTO DAS GELEIRAS – EQUILÍBRIO
SUSTENTABILIDADE- MUDANÇAS CLIMÁTICAS






AULA 010 – 26/05/2020

ÁTOMO E ESTRUTURA DA MATÉRIA

Todas as coisas existentes na natureza são constituídas de átomos (unidade básica de formação das moléculas), a menor estrutura que representa as propriedades físicas e químicas dos elementos ou suas combinações. A estrutura de um átomo e o Sistema Solar é semelhante, pois consideramos que o núcleo do átomo fica concentrado na massa, assim como o Sol; e as partículas girando ao seu redor, denominadas elétrons, são equivalentes aos planetas. Como o Sistema Solar, o átomo possui grandes espaços vazios, que podem ser atravessados por partículas menores do que ele.


John Dalton (1808) propôs a Teoria Atômica. A matéria é constituída de partículas minúsculas chamadas átomos. O átomo é a menor partícula de um elemento que participa de uma reação química. É indivisível e não pode ser criado ou destruído. Átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos.

J. J. Thomson (1897) descobriu os elétrons em experimentos do Raio Catodo. Para Thomson, os átomos são divisíveis e contêm minúsculas partículas com carga negativa chamada elétrons.

E. Goldstein (1900) descobriu os prótons em experimentos do Raio Ânodo. De acordo com Goldstein, os átomos contêm minúsculas partículas com carga positiva, chamadas prótons, assim devem conter partículas positivas para que sejam eletricamente neutros.

         E. Rutherford (1911) descobriu o núcleo (seus experimentos provaram que o átomo possui um corpo altamente carregado positivamente em seu centro chamado núcleo) e propôs a base para a estrutura atômica moderna por meio de seu experimento do desvio da partícula alfa. Os átomos são compostos de duas partes: o núcleo e a parte extranuclear. O núcleo central é carregado positivamente e ao redor do núcleo estão os elétrons, com carga negativa.

        James Chadwick (1932) descobriu que os átomos contêm partículas neutras chamadas nêutrons em seus núcleos, juntamente com as partículas subatômicas (elétrons e prótons).

N. Bohr (1940) propôs o conceito moderno do modelo atômico, no qual o átomo é feito de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Ao redor do núcleo estão os elétrons (com carga negativa), em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.

Na constituição dos átomos podemos verificar que há o predomínio dos espaços vazios. O núcleo, extremamente pequeno, é constituído por prótons e nêutrons. Em torno dele, constituindo a eletrosfera [o diâmetro da eletrosfera de um átomo é de 10,000 a 100,000 vezes maior que o diâmetro de seu núcleo, giram os elétrons. O hidrogênio é o único elemento cujo átomo não possui nêutrons, ele é constituído por um só elétron, que gira em torno de um só próton.

O elétron e o próton possuem a mesma carga, porém não a mesma massa. O próton tem 1.836,11 vezes mais massa do que o elétron. Cada elétron está ligado ao núcleo pela força de atração entre as cargas positivas do núcleo e a sua carga negativa.

      A energia consumida neste acoplamento se denomina energia de ligação. Para elementos de número atômico elevado a energia de ligação dos elétrons próximos ao núcleo é muito alta. Sua carga elétrica está em perfeito equilíbrio eletrodinâmico, porém 99,97% de sua massa se encontram no núcleo. Apesar do núcleo conter praticamente toda a massa, seu volume em relação ao tamanho do átomo e de seus orbitais é minúsculo. O núcleo atômico mede de 10-13 centímetros, enquanto que o átomo mede cerca de 10-8 centímetros.

SUBSTÂNCIAS

      As substâncias puras podem ser classificadas em substâncias simples e compostas de acordo com o tipo de elemento que as constitui. As substâncias são aqueles materiais com composição química constante e que possuem suas propriedades físicas bem definidas, tais como os pontos de fusão e ebulição e a densidade, não variando em determinada temperatura e pressão.

A água destilada usada em laboratórios, por exemplo, é uma substância pura formada apenas por moléculas de H2O (esta é a sua composição química constante) e, sob pressão de 1 atm (ao nível do mar), ela sempre terá ponto de fusão igual a 0º C, ponto de ebulição igual a 100 ºC e densidade de 1,0 g/mL a 4ºC.

As substâncias podem ser classificadas em dois tipos: as simples e as compostas. Abordaremos aqui as substâncias simples.

·           Substâncias simples: São aquelas cujas moléculas são formadas apenas por um único tipo de elemento químico.

Os átomos dos elementos podem aparecer na forma isolada, sendo substâncias monoatômicas, ou formar moléculas diatômicas e triatômicas. Exemplos:

Monoatômicas
É o caso do gás hélio (He), um gás nobre que aparece isolado na natureza, do ferro (Fe) e do alumínio (Al), que são metais.
Diatômicas
O gás oxigênio presente no ar atmosférico é constituído por moléculas formadas cada uma por dois átomos de oxigênio, O2, e as moléculas de gás hidrogênio são formadas por dois átomos de hidrogênio, H2;
Triatômicas
O gás ozônio é formado por três átomos de oxigênio, O3.


 Para obter mais conhecimento assista ao vídeo abaixo:


Responda as atividades a seguir em seu caderno - 26/05/2020

01 – Considerando os modelos atômicos mais relevantes, dentro de uma perspectiva histórica e científica, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
a) (    ) Até a descoberta da radioatividade, o átomo era tido como indivisível (Dalton). O modelo que o sucedeu foi de Thomson, que propunha o átomo ser formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela.
b) (    ) No modelo de Dalton, o átomo era constituído de um núcleo carregado positivamente e uma eletrosfera. O modelo seguinte foi o de Bohr que introduziu a ideia de que os elétrons ocupam orbitais com energias definidas, este modelo se assemelha ao modelo do sistema solar.
c) (    ) A matéria é constituída de partículas minúsculas chamadas átomos. O átomo é a menor partícula de um elemento que participa de uma reação química. É indivisível e não pode ser criado ou destruído.
d) (    ) O modelo de Dalton propunha que o átomo era formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela. O modelo seguinte foi o de Rutherford, no qual o átomo era constituído de um núcleo carregado positivamente e uma eletrosfera.
e) (   ) No modelo atômico de Dalton, os elétrons ocupam orbitais com energias definidas, este modelo se assemelha ao do sistema solar. O modelo que o sucedeu foi o de Thomson, que propunha o átomo ser formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela.



02  – Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período:

“Átomo é uma unidade básica da ___________ que consiste num núcleo central de carga elétrica _________ envolto por uma nuvem de elétrons de carga _________. O núcleo atómico é composto por ________ e _________.”


a) nome – prótons – nêutrons – positiva – negativa.
b) matéria – positiva – negativa – prótons – nêutrons.
c) massa – negativa – positiva – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – positiva – negativa – prótons – nêutrons.
e) matéria – elétrons – nêutrons – nêutrons – prótons.

03 – Preencha as lacunas em branco.

Na constituição dos átomos o núcleo, extremamente pequeno, é constituído por _______________. Em torno dele, constituindo a ____________________  giram os _____________________.


 04 – Em relação ao hidrogênio, assinale a alternativa correta.

(A) É o único elemento cujo átomo não possui nêutrons, ele é constituído por um só elétron, que gira em torno de um só próton
(B)  Possui vários elétrons que giram em torno dos prótons.
(C)  É um elemento constituído por nêutrons, prótons e elétrons.
(D) É constituído por um só elétron, que gira em torno do neutro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário