terça-feira, 7 de abril de 2020

AULA 004 - 7º ANO


CORREÇÃO DAS ATIVIDADES - AULA 003

1 – Porque dependemos do uso da energia?

Resposta: Ela é essencial para realizarmos todas as atividades diárias, seja acender a luz, preparar refeições, nos locomover a grandes distâncias, garantir segurança, conforto, o desenvolvimento das sociedades, etc.

2 – O que é uma matriz energética?

Resposta: A estrutura de oferta e demanda de energia, considerando todas as fontes renováveis e não renováveis e os diversos usos pela sociedade.

3 – Por que o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo?

Resposta: Cerca de 43% da produção de energia no país provém de fontes renováveis, como hidráulica, biomassa (usada na produção de biocombustíveis), etanol (empregado na produção da cana-de-açúcar), além das energias eólica e solar. O uso dessas fontes renováveis de energia tem sido uma alternativa ao uso do petróleo na matriz energética brasileira.


Aula 004 – 07/04

(Leia atentamente o texto e faça o resumo, em seguida copie e responda as atividades)

Fontes renováveis e não renováveis

♻️🍃Fontes de Energia Renováveis/ Não Renováveis (Exercícios)

    As matrizes energéticas atuais abarcam fontes não renováveis e renováveis, onde a proporção entre elas varia de um país para outro dependendo das características geológicas e climáticas da região.

    As principais fontes não renováveis são as derivadas dos fósseis, que como o próprio nome diz, não podem ser repostas na natureza. Isso porque foram formadas pela decomposição lenta de animais e vegetais mortos ao longo de milhares ou milhões de anos. Assim essas reservas são finitas, um dia terminam. Entre elas temos o carvão mineral, gás natural e petróleo e seus derivados.

▷ Fontes de Energia Não Renováveis - TIPOS, Vantagens e Desvantagens        Uso de energia renovável cresce, mas não impede recorde histórico ...


Fontes não renováveis de energia. Tipos de fontes não renováveis


    Os impactos ambientais provocados pela utilização das fontes não renováveis são bem preocupantes, pois liberam gases poluentes durante sua combustão. 

Entre eles temos o dióxido de carbono, considerado atualmente como o principal causador do aquecimento global. Também são liberados o monóxido de carbono, um gás tóxico, e materiais particulados como, por exemplo, a fuligem. Em menor quantidade são ainda liberados óxidos de enxofre e óxido de nitrogênio que causam o fenômeno conhecido como chuva ácida.

    As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam com sua utilização. Entre elas temos: energia solar, eólica, geotérmica, hidráulica, nuclear, lenha e carvão vegetal e derivados da cana-de-açúcar, como o álcool, por exemplo. 
A lenha, o carvão vegetal e os derivados da cana são classificados como fontes renováveis porque podem ser produzidos, mas é lógico que existe uma limitação temporal na sua produção.

Fontes de energia renováveis e não renováveis [resumo] Fontes de Energias Renováveis: Índia Quer Superar Sua Meta
Banco Mundial elogia Brasil por energia renovável - ISTOÉ Independente


    O impacto ambiental das fontes renováveis é menor do que o das fontes não renováveis, principalmente porque a sua queima não produz dióxido de carbono. Mas, apesar disso, elas geram outros tipos de impactos ambientais. 

    A construção de uma hidrelétrica, por exemplo, implica no deslocamento de várias espécies de animais de seu habitat natural, além do deslocamento de algumas comunidades ribeirinhas (próximas ao rio), devido ao alagamento de grandes áreas. 

    Apesar de o IBAMA ter um programa de retirada e resgate de animais nessa situação, muitos terminam morrendo.

Atividades 

1 – Explique o que são fonte renováveis e não-renováveis?


2 – Quais são os impactos ambientais causados por fontes não-renováveis?


3 – Quais são os impactos ambientais causados por fontes renováveis?


MENSAGEM
Lembrem-se sempre que vocês podem ir além das expectativas que colocam em cima de vocês, que podem alcançar os seus sonhos e realizar tudo o que desejam se acreditarem no seu próprio potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário