terça-feira, 28 de abril de 2020

AULA 006 - 7º ANO


CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA 005

1 - O que é um vulcão?
Resposta: Vulcão é uma estrutura geológica em que ocorre o fenômeno natural responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da Terra para a superfície.

2 - O que é circulo de fogo?
Resposta: As áreas de maior instabilidade, que coincidem com as bordas das placas tectônicas.


3 - Explique cada uma das partes de um vulcão?
Resposta:
•Câmara magmática: é o reservatório de rocha líquida que se encontra abaixo de um vulcão.
•Chaminé: é a passagem pela qual o magma sobe da câmara magmática até a superfície.
•Cratera: é a “boca do vulcão”, isto é, o orifício por meio do qual o magma alcança a superfície.
•Magma ou lava: é a rocha derretida que escorre durante a erupção vulcânica.
*Nuvem de cinzas: são pequenas partículas de rocha pulverizada, minerais e areia que são lançadas no ar durante uma erupção.

Aula 006 – 28/04

(leia o texto e faça um breve resumo, logo após copie e responda as atividades).

    Na ultima aula aprendemos um pouco sobre os vulcões e as placas tectônicas. Hoje vamos continuar a entender mais sobre essas forças da natureza, os Terremotos e os Tsunamis.
Terremotos
    Os terremotos também conhecidos como abalos sísmicos, são tremores que se manifestam na crosta terrestre, a mais externa das camadas da Terra.

    Em termos de intensidade(força), os terremotos são medidos em um índice chamado de Escala Richter, que vai de 1, para os mais fracos, a 10, para os mais fortes. No entanto, nunca houve registros de um terremoto que conseguisse alcançar o índice máximo. O abalo sísmico mais forte já catalogado ocorreu no Chile, em maio de 1960, e atingiu 9,5 graus na Escala Richter.



O que causa os terremotos?

    O tectonismo, pode ser considerado o principal “vilão” responsável pelos terremotos. Como sabemos, a crosta terrestre não é uma camada única, mas constituída por inúmeros blocos, chamados de placas tectônicas. Muitas dessas placas estão em constante colisão, assumindo direções opostas. É nessa zona de contato que ocorre a maior parte dos terremotos do mundo.

    Os lugares mais atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras.

Tsunami
   
Os tsunamis podem ser definidos como grandes ondas oceânicas geradas por terremotos ou outros eventos geológicos. Formadas pela junção das palavras japonesas tsu ("porto") e nami ("onda"), as tsunamis podem se originar desde abalos sísmicos submarinos, causadas pelo deslocamento das placas tectônicas, até vulcanismo e impacto de meteoritos no oceano.

    Esse fenômeno natural é um perigo real e em muitos casos é difícil de prever, quando acontece certamente produz uma grande destruição, além de inúmeras mortes, diante disso é de fundamental importância a dispersão em todos os oceanos de equipamentos e sondas para identificar possíveis abalos e assim evacuar áreas para que pelo menos vidas humanas sejam poupadas, uma vez que prejuízos financeiros são inevitáveis nesse caso.
Vamos compreender um pouco mais sobre o Tsunami.




    Os Tsunamis são ondas gigantescas, existem estimativas de ondas com mais de 30 metros de altura e velocidade incrível de mil quilômetros por hora, a formação de grandes ondas ocorrem também a partir de terremotos continentais, um exemplo disso foi o Grande abalo sísmico do Chile, que resultou em mortes no Havaí, que, apesar da distância, foi atingido por ondas que migraram pelo Pacífico.

ONDAS VIAJAM POR QUILÔMETROS

    Em alto mar, a quilômetros de distância da costa, as tsunamis ainda não são ondas gigantes. Pelo contrário, raramente passam de um metro de altura, devido à profundidade do mar. Nesse momento, as ondas atingem o maior comprimento que podem ter (até 160km), bem como velocidade (até 800km/h). Com essa velocidade, as tsunamis podem viajar bastante até atingir alguma porção de terra.

ATIVIDADES

1 – Explique o que é Terremoto e como eles acontecem?

2 - Explique o que é Tsunami e como eles acontecem?

3 – Por que os tsunamis são considerados muito perigosos?

Agora é com você, bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário