CORREÇÃO DAS ATIVIDADES –
AULA 003
1 - Quando Darwin propôs sua
teoria, o conhecimento em Genética era precário, o que deixou várias lacunas em
seu trabalho. Após alguns anos com conhecimentos mais avançados nessa área da
Biologia, complementou-se a teoria de Darwin com os conhecimentos adquiridos em
Genética, sendo possível explicar os fatores evolutivos. Essa teoria ficou
conhecida como:
a) Darwinismo.
b) Fixismo.
c) Gradualismo filético.
d) Neodarwinismo.
2 - Sabemos que Darwin não
sabia explicar como as variações eram transmitidas aos descendentes. Para
resolver essas dúvidas, surgiu o neodarwinismo, ou teoria sintética da
evolução. Analise as alternativas e marque aquela que não indica um fator
evolutivo reconhecido pelo neodarwinismo.
a) recombinação gênica.
b) seleção natural.
c) uso e desuso.
d) mutação.
3 - O
esquema abaixo apresenta os princípios básicos da teoria evolucionista.
Trata-se da teoria:
a)
Darwinista, pois Darwin já possuía conhecimentos sobre mutação e recombinação
gênica.
b)
Lamarckista, pois Lamarck já tinha conhecimentos sobre seleção natural.
c)
Pasteuriana, que acrescenta os conceitos de mutação e recombinação gênica para
explicar a ocorrência de variabilidade.
d) Neodarwinista, que
acrescenta os conceitos de mutação e recombinação gênica para explicar a
ocorrência de variabilidade.
Aula 004 – 07/04
(leia atentamente o texto e faça o
resumo, em seguida copie e responda as atividades)
O PROCESSO DE ESPECIAÇÃO
O naturalista inglês Charles Darwin
(1809-1882), no seu livro publicado em 1859, intitulado A Origem das Espécies,
expôs suas explicações para a evolução, as quais tiveram enormes efeitos sobre
a maneira como nossa própria espécie entende a si mesma e ao mundo ao seu
redor.
Darwin sugeriu que ocorrem mudanças nos
indivíduos que, pela reprodução, são mantidas e propagadas na população ou
eliminadas. Porém, Darwin não foi capaz de explicar como ocorrem essas
mudanças, e apesar de publicar o livro A Origem das Espécies ele não explicou
como as espécies de fato, se originam.
Mas o que é uma Espécie?
Existem atualmente oito conceitos
conhecidos de espécies! Na verdade conceituar espécie é uma tarefa difícil para
os biólogos, pois muitos conceitos apresentam limitações!
“Espécies são grupos de
populações naturais que se cruzam entre si, ou potencialmente se cruzam.”
(MAYER,
1977).
Como se originam as Espécies?
Uma população (conjunto de indivíduos da
mesma espécie) compartilha, entre seus membros, um conjunto gênico ou um fundo
genético comum que, logicamente é separado de conjuntos gênicos de outras
espécies.
Porém, este conjunto gênico não se
encontra estacionário, parado, sem sofrer alterações. O fundo genético das
populações sofre alterações ou variações que permitem a Variabilidade genética.
Essas alterações podem ser decorrentes de mutações, recombinação gênica, deriva
genética, seleção natural e migração.
É
justamente a variabilidade genética que determinam diferenças entre os
indivíduos de uma população, ou seja, mesmo alguns apresentando semelhanças
morfológicas, geneticamente eles não são idênticos, não são clones.
Então saiba:
A variabilidade genética é o passo inicial
para que ocorra o processo de especiação.
Mas o que viria a ser esse
processo?
Especiação envolve o conjunto de processos
que dão origem a novas espécies, sendo assim, é parte do processo evolutivo.
É importante destacar que os cientistas
classificam a especiação sob dois processos:
1.
Anagênese: compreende processos pelos quais uma característica
surge ou se modifica numa população ao longo do tempo, sendo responsável pelas
“novidades evolutivas”. É uma evolução contínua que gera uma nova espécie.
Resulta de mutação, permutação, seleção natural.
2.
Cladogênese: compreende processos responsáveis pela
ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações
que não podem mais trocar genes. Pode ocorrer devido ao surgimento de barreiras
geográficas.
Atividades
1 - O homem sempre demonstrou suas habilidades artísticas,
deixando importantes registros através de desenhos. Considerando os processos
evolutivos, o esquema a seguir representa as relações entre anagênese e
cladogênese.
Quanto aos processos
evolutivos em 1, 2 e 3, respectivamente, assinale a alternativa correta.
(a) anagênese, anagênese e
cladogênese.
(b) cladogênese, anagênese e
anagênese.
(c) cladogênese, anagênese e
cladogênese.
(d) cladogênese, cladogênese
e anagênese.
2 – Explique como se
originam as espécies?
3 – O que é uma espécie?
MENSAGEM
Lembrem-se sempre que vocês podem ir além das expectativas que colocam
em cima de vocês, que podem alcançar os seus sonhos e realizar tudo o que
desejam se acreditarem no seu próprio potencial.
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