terça-feira, 7 de abril de 2020

AULA 004 - 9º ANO


CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 003

1 - Quando Darwin propôs sua teoria, o conhecimento em Genética era precário, o que deixou várias lacunas em seu trabalho. Após alguns anos com conhecimentos mais avançados nessa área da Biologia, complementou-se a teoria de Darwin com os conhecimentos adquiridos em Genética, sendo possível explicar os fatores evolutivos. Essa teoria ficou conhecida como:
a) Darwinismo.
b) Fixismo.
c) Gradualismo filético.
d) Neodarwinismo.


2 - Sabemos que Darwin não sabia explicar como as variações eram transmitidas aos descendentes. Para resolver essas dúvidas, surgiu o neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução. Analise as alternativas e marque aquela que não indica um fator evolutivo reconhecido pelo neodarwinismo.
a) recombinação gênica.
b) seleção natural.
c) uso e desuso.
d) mutação.


3 - O esquema abaixo apresenta os princípios básicos da teoria evolucionista. Trata-se da teoria:


a) Darwinista, pois Darwin já possuía conhecimentos sobre mutação e recombinação gênica.
b) Lamarckista, pois Lamarck já tinha conhecimentos sobre seleção natural.
c) Pasteuriana, que acrescenta os conceitos de mutação e recombinação gênica para explicar a ocorrência de variabilidade.
d) Neodarwinista, que acrescenta os conceitos de mutação e recombinação gênica para explicar a ocorrência de variabilidade.


Aula 004 – 07/04

(leia atentamente o texto e faça o resumo, em seguida copie e responda as atividades)

O PROCESSO DE ESPECIAÇÃO

     O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), no seu livro publicado em 1859, intitulado A Origem das Espécies, expôs suas explicações para a evolução, as quais tiveram enormes efeitos sobre a maneira como nossa própria espécie entende a si mesma e ao mundo ao seu redor.

     Darwin sugeriu que ocorrem mudanças nos indivíduos que, pela reprodução, são mantidas e propagadas na população ou eliminadas. Porém, Darwin não foi capaz de explicar como ocorrem essas mudanças, e apesar de publicar o livro A Origem das Espécies ele não explicou como as espécies de fato, se originam.
Mas o que é uma Espécie?

     Existem atualmente oito conceitos conhecidos de espécies! Na verdade conceituar espécie é uma tarefa difícil para os biólogos, pois muitos conceitos apresentam limitações!
“Espécies são grupos de populações naturais que se cruzam entre si, ou potencialmente se cruzam.” (MAYER, 1977).

Como se originam as Espécies?

     Uma população (conjunto de indivíduos da mesma espécie) compartilha, entre seus membros, um conjunto gênico ou um fundo genético comum que, logicamente é separado de conjuntos gênicos de outras espécies.

     Porém, este conjunto gênico não se encontra estacionário, parado, sem sofrer alterações. O fundo genético das populações sofre alterações ou variações que permitem a Variabilidade genética. Essas alterações podem ser decorrentes de mutações, recombinação gênica, deriva genética, seleção natural e migração.

     É justamente a variabilidade genética que determinam diferenças entre os indivíduos de uma população, ou seja, mesmo alguns apresentando semelhanças morfológicas, geneticamente eles não são idênticos, não são clones.

Então saiba:

     A variabilidade genética é o passo inicial para que ocorra o processo de especiação.
Mas o que viria a ser esse processo?

     Especiação envolve o conjunto de processos que dão origem a novas espécies, sendo assim, é parte do processo evolutivo.

     É importante destacar que os cientistas classificam a especiação sob dois processos:

1. Anagênese: compreende processos pelos quais uma característica surge ou se modifica numa população ao longo do tempo, sendo responsável pelas “novidades evolutivas”. É uma evolução contínua que gera uma nova espécie. Resulta de mutação, permutação, seleção natural.

2. Cladogênese: compreende processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações que não podem mais trocar genes. Pode ocorrer devido ao surgimento de barreiras geográficas.

Atividades

1 - O homem sempre demonstrou suas habilidades artísticas, deixando importantes registros através de desenhos. Considerando os processos evolutivos, o esquema a seguir representa as relações entre anagênese e cladogênese.


Quanto aos processos evolutivos em 1, 2 e 3, respectivamente, assinale a alternativa correta.

(a) anagênese, anagênese e cladogênese.

(b) cladogênese, anagênese e anagênese.

(c) cladogênese, anagênese e cladogênese.

(d) cladogênese, cladogênese e anagênese.



2 – Explique como se originam as espécies?



3 – O que é uma espécie?

MENSAGEM
Lembrem-se sempre que vocês podem ir além das expectativas que colocam em cima de vocês, que podem alcançar os seus sonhos e realizar tudo o que desejam se acreditarem no seu próprio potencial.

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