terça-feira, 14 de abril de 2020

AULA 005 - 9º ANO

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA 004



1 - O homem sempre demonstrou suas habilidades artísticas, deixando importantes registros através de desenhos. Considerando os processos evolutivos, o esquema a seguir representa as relações entre anagênese e cladogênese.


Quanto aos processos evolutivos em 1, 2 e 3, respectivamente, assinale a alternativa correta.

(a) anagênese, anagênese e cladogênese.

(b) cladogênese, anagênese e anagênese.

(c) cladogênese, anagênese e cladogênese.

(d) cladogênese, cladogênese e anagênese.



2 – Explique como se originam as espécies?

resposta: O conjunto de indivíduos da mesma espécie compartilha, entre seus membros, um conjunto gênico ou um fundo genético comum que não se encontra estacionário, parado, sem sofrer alterações, levando a criação da espécie.

3 – O que é uma espécie?

resposta: é um conceito fundamental da Biologia que designa a unidade básica do sistema taxonómico utilizado na classificação científica dos seres vivos, também definidos por grupos de populações naturais que se cruzam entre si, ou potencialmente se cruzam.


Aula 005 – 14/04

(leia o texto e faça um breve resumo, logo após copie e responda as atividades).



Biodiversidade

       A biodiversidade reúne toda a variedade de vida, onde cada organismo tem uma função e todos estabelecem uma inter-relação.
     A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’.
    A biodiversidade reúne toda a variedade de vida, desde micro-organismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação na qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema.
    A biodiversidade funciona como uma máquina, em que animais e vegetais são suas engrenagens. Por exemplo, se uma espécie de vegetal for comprometida, poderá ocasionar a extinção daquele animal que o tem como base de sua dieta. Esse animal que se extinguiu, por sua vez, possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza.
    A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida.

    As indústrias têm focalizado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração.

    O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas e desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue (ou não  quer) recriar o habitat que ele mesmo danificou.
     Estudos revelam que nos próximos 25 anos, de duas a sete espécies em cada 100 vão se extinguir. É importante saber que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.
     A biodiversidade é você; a biodiversidade é o mundo; você é o mundo. Seu corpo contém mais de 100 trilhões de células e está conectado ao planeta por um sistema complexo, infinito e quase insondável: você compartilha átomos com tudo o que existe no mundo ao seu redor.

     Estima-se que até 100 milhões de diferentes espécies vivas dividam este mundo com você (ainda que menos de 2 milhões sejam conhecidas): a biodiversidade abrange toda a variedade de espécies de flora, fauna e micro-organismos; as funções ecológicas desempenhadas por estes organismos nos ecossistemas; e as comunidades, habitats e ecossistemas formados por eles. É responsável pela estabilidade dos ecossistemas, pelos processos naturais e produtos fornecidos por eles e pelas espécies que modificam a biosfera. Assim, espécies, processos, sistemas e ecossistemas criam coletivamente as bases da vida na Terra: alimentos, água e oxigênio, além de medicamentos, combustíveis e um clima estável, entre tantos outros benefícios.

     O termo biodiversidade diz respeito também ao número de diferentes categorias biológicas (riqueza) da Terra e à abundância relativa destas categorias (equitabilidade), incluindo variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade).

     Por tudo isso, o valor da biodiversidade é incalculável. Apenas quanto ao seu valor econômico, por exemplo, os serviços ambientais que ela proporciona – enquanto base da indústria de biotecnologia e de atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais – são estimados em 33 trilhões de dólares anuais, representando quase o dobro do PIB mundial.

     Mas esta exuberante diversidade biológica global vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo – e hoje a perda de biodiversidade é um dos problemas mais contundentes a acometerem a Terra. A crescente taxa de extinção de espécies – que estima-se estar entre mil e 10 mil vezes maior que a natural – demonstra que o mundo natural não pode mais suportar tamanha pressão.
Vamos conhecer um pouco mais da importância da biodiversidade:

Estudo da Nasa vê Amazônia mais seca e vulnerável

O aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, aliado à alta concentração de gases de efeito estufa, está tornando a atmosfera sobre a floresta tropical mais seca, fazendo crescer a demanda por água e deixando os ecossistemas mais vulneráveis aos incêndios e à própria seca. Essa situação, prevista por cientistas para acontecer talvez em algumas décadas, está ocorrendo agora. Isso implica que em poucos tempos nossa floresta tropical pode se transformar em uma imensa savana.

Nuvem de fumaça sobre a Amazônia


ATIVIDADES

1 - Explique o que é Biodiversidade?


2 - Quais os fatores que agravam a perca da biodiversidade?


3 – Por que dependemos da biodiversidade?


4 - Como podemos evitar que a floresta amazônica acabe rapidamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário