segunda-feira, 22 de junho de 2020

AULA 014 - 6º ANO

CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR DO DIA 16/06/2020

01.         Quais dos processos de separação de misturas não foi citado no texto sobre o tratamento da água?

(A)      Filtração
(B)      Decantação
(C)      Coagulação
(D)      Ventilação


02.         Complete as frases de acordo com o texto, seguindo as palavras que estão colocadas abaixo:
SEDIMENTAÇÃO – IODO – GRAVIDADE

a)        Os tanques de decantação ou SEDIMENTAÇÃO, as partículas grandes de sujeira se encaminham para o fundo por ação da GRAVIDADE, formando o IODO, que é separado da água.

03.         Qual a 5ª etapa no tratamento de esgoto e o que ocorre nessa etapa?
Resposta: Aeração. O líquido filtrado na quarta etapa é transferido para um novo tanque, onde há bactérias que realizam a decomposição do material orgânico (resto de fezes) que ainda permanece no esgoto. Para acelerar o trabalho das bactérias, uma generosa quantidade de ar é adicionada ao líquido.

04.  Qual a finalidade do tratamento de água?(para que serve o tratamento de água)
Resposta: O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

AULA 014 – 23/06/2020 (Fazer o resumo, copiar e responder as atividades no caderno e mandar a foto com nome e série para o professor)


CONSUMO CONSCIENTE

     Nas últimas décadas, a população mundial cresceu num ritmo extraordinário. Há 2000 anos éramos cerca de 300 milhões de habitantes no planeta e, hoje, já ultrapassamos os 6 bilhões de pessoas, sendo que muitos especialistas preveem que, antes do ano de 2050, chegaremos a 10 bilhões.

    Se tomarmos a população brasileira como parâmetro, cada brasileiro produz em média 1kg de lixo e consome cerca de 250 litros de água por dia. O lixo produzido é constituído, na maioria das vezes, de itens descartáveis que foram feitos com a intenção de “facilitar” a vida das pessoas; e a água é gasta em atividades como banho, cuidados de higiene, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa e ingestão. 

     O lixo que produzimos é encaminhado aos lixões ou aterros sanitários, onde levará anos e anos para se decompor; e a água que consumimos nem sempre é utilizada da maneira correta.

    Se a cada ano há um aumento no número de pessoas no planeta Terra, podemos concluir que também haverá um aumento na produção de lixo e também no consumo de água. É por esse motivo que é extremamente importante fazer o uso consciente da água e descartar o lixo também de forma consciente.

    Mas será que todas as pessoas sabem consumir água da forma correta e descartar o lixo como deveriam?

Conheça os 12 princípios do consumo consciente

1. Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

3. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4. Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5. Separe seu lixo
Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

6. Use crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

10. Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

11.   Cobre dos políticos
Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.


12.  Reflita sobre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.  Planeje suas compras.

Seja sempre um agente de mudanças por onde passar, é muito fácil colocar a culpa em outras pessoas e não fazer a coisa certa. Não importa se o vizinho, o amigo, o irmão... não tem consciência sobre desperdício, de jogar lixo no lixo, de separar o lixo de forma adequada... Faça você a sua parte, não se esqueça: você deve ser o agente transformador para todos eles. 

Resolva em seu caderno as atividades a seguir – 23/06/2020

01 – O que é consumo Consciente?
Resposta:

02 – O que acontecerá daqui a alguns anos com o aumento da população mundial?
Resposta:

03 – Cite 3 exemplos de consumo consciente que você faz na sua casa.
Resposta:

04 – Faça uma frase sobre o consumo consciente de produtos descartáveis que são desperdiçados diariamente.
Resposta:


Finalizamos mais uma etapa de aprendizagem neste primeiro semestre. Deixo a todos vocês meus alunos um grande abraço e o desejo de que todos se cuidem e cuidem de seus familiares. Tivemos sim um bimestre atípico, porém que os seus sonhos e suas esperanças sejam maior do que qualquer OBSTÁCULO. 

Fiquem com Deus e boas férias! 


AULA 014 - 7º ANO

CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR DO DIA 16/06/2020

01.   Explique o que é efeito estufa, não esquecendo sua importância para a vida na Terra.
Resposta: é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra.

02.   Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, bem como de várias outras fontes secundárias. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?

(A)   Destruição da camada de ozônio.
(B)   Inversão térmica.
(C)   Efeito estufa.
(D)   Chuva ácida.


03.   Explique a relação entre efeito estufa e aquecimento global.
  Resposta: o aumento do efeito estufa no planeta Terra gera o aquecimento global.

04.   Marque a resposta correta. Qual é a principal função do efeito estufa para os seres vivos?

(A)   É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.
(B)   Filtrar a radiação ultravioleta emitida pelo sol, garantindo que os seres vivos se protejam.
(C)   Absorver o gás carbônico proveniente da respiração das plantas.
(D)   Assegurar o desequilíbrio de temperatura da Terra, processo vital aos seres vivos.

AULA 014 – 23/06/2020 (Fazer o resumo ou mapa mental, copiar e responder as atividades no caderno e mandar a foto com nome e série para o professor)

Aquecimento Global

     Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.

     O aquecimento global, fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores naturais ou antrópicos, já tem desencadeado vários desastres ambientais. As consequências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade.

     Uma das consequências mais notáveis é o degelo. As regiões mais afetadas são o Ártico, a Antártida, a Groelândia e várias cordilheiras. Pesquisas apontam que a camada de gelo do Ártico tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de cerca de 15%. A Antártida perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão. 

A Groelândia também tem sofrido com o aquecimento global, fato preocupante, visto que seu derretimento pode provocar um aumento no nível dos oceanos de até 7 metros.

    O derretimento dessas geleiras gera transtornos ambientais e sociais. Esse fenômeno altera a temperatura dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental e atingindo principalmente as espécies marinhas. 

A elevação do nível dos oceanos obriga que a população residente em áreas costeiras migre para outras localidades – estima-se que pelo menos 200 milhões de pessoas sejam afetados pelo aumento do nível dos oceanos.

    Outras consequências do aquecimento global são a desertificação, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas férteis para a agricultura, além da disseminação de doenças como a malária, esquistossomose e febre amarela.

    Portanto, o aquecimento global tem consequências extremamente negativas para a vida de todas as espécies do planeta. Sendo assim, são necessárias medidas para amenizar o processo de alteração climática, como, por exemplo, a redução da emissão de gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa, garantindo, assim, uma relação harmoniosa entre homem e natureza.

Problemas de saúde se tornarão mais frequentes

     O calor intenso aumenta os riscos de diversas doenças, como alergias, infecções e doenças cardiorrespiratórias. Isso acontece porque o aumento da temperatura pode causar mudanças na flora e, consequentemente, uma produção maior de pólen e quadros de alergia entre populações, favorecer a propagação de parasitas e vetores de doenças, como mosquitos que transmitem a dengue e a malária, e ainda colaborar para o aumento de casos de stress térmico e crises de asma.

     Nos últimos anos, ondas de calor têm atingido diversas regiões, incluindo países de temperaturas amenas, chegando a provocar um número considerável de mortes.

 No verão Europeu, o registro de altas temperaturas está se tornando frequente, com ondas de calor de até 40 graus centígrados. O Sul da Ásia também é alvo desse fenômeno e, em 2015, teve 3.400 mortos nas cidades de Karachi, no Paquistão, e Kolkata, na Índia, onde as temperaturas ultrapassaram os 48ºC.


Resolva em seu caderno as atividades a seguir – 23/06/2020

01 - Uma das medidas internacionais de combate ao aquecimento global mais divulgadas pela imprensa em todo o mundo foi o Protocolo de Kyoto, que teve como objetivo principal:
a) Proliferar ações de aumento da vegetação existente no planeta.
b) Diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera.
c) Pressionar os países desenvolvidos a contribuir menos com a elevação das temperaturas.
d) Conservar as algas marinhas, responsáveis pela disponibilidade do oxigênio na atmosfera.


02 - Quais as principais consequências do aquecimento global?

03 – Quais os problemas de saúde que o aquecimento global pode trazer? 


04 - O aquecimento global é, atualmente, a maior preocupação ambiental, sendo um tema responsável por reuniões promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), buscando acordos entre diferentes países no que se refere a reduzir as causas desse processo e estabelecer soluções para as consequências do aquecimento global. Aponte as principais causas e consequências do aquecimento global.
Causas                                                                 Consequências






Finalizamos mais uma etapa de aprendizagem neste primeiro semestre. Deixo a todos vocês meus alunos um grande abraço e o desejo de que todos se cuidem e cuidem de seus familiares. Tivemos sim um bimestre atípico, porém que os seus sonhos e suas esperanças sejam maior do que qualquer OBSTÁCULO. 

Fiquem com Deus e boas férias! 


AULA 014 - 8º ANO


CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR DO DIA 16/06/2020


01 – Diferencie fonte de energia renovável e não renovável, citando ao menos um exemplo de cada.
Resposta: fontes renováveis (utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza), como a energia solar, e fontes não renováveis (utilizam recursos que se esgotam na natureza), como os combustíveis fósseis.


02 – Assinale a alternativa correta em relação a uma hidrelétrica.

a) A geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a uma quantidade específica de água nas barragens.
b) A utilização da energia hidráulica é bastante recente em nossa história.
c) A geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas utiliza grande volume de vapor para as turbinas.
d) Uma usina hidrelétrica é uma obra apenas de engenharia elétrica.
e) As hidrelétricas praticamente não causam impacto ambiental para a geração de energia.


03 – A respeito da produção de energia, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:

I. ( V ) As fontes de energia podem estar ligadas a questões ambientais, pois, dependendo das formas de utilização dos recursos energéticos, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasionados.
II. ( F ) Na energia eólica os ventos ativam as turbinas, fazendo com que os geradores convertam a energia elétrica produzida em energia mecânica.
III. ( F ) A energia solar é o aproveitamento da luz do sol para gerar eletricidade sendo uma fonte esgotável de energia.
IV. ( V ) As formas de produção de energia em termoelétricas são praticamente iguais, variando apenas os combustíveis para as respectivas usinas.


04 – Em relação a energia solar, assinale a alternativa em que há uma afirmativa coerente com esse tema.

a) A energia solar é o aproveitamento da luz do sol para gerar eletricidade, sendo uma fonte não renovável.
b) O uso da energia solar é uma das formas de pensar em desenvolvimento sustentável.
c) Em razão dos baixos custos, a energia solar tem sido muito utilizada.
d) A matriz energética brasileira é dependente de usinas solares de energia.
e) A energia solar é a única forma limpa de produção de energia no mundo.


05 – Cite vantagens e desvantagens da implantação de usinas eólicas para produção de energia elétrica.
Resposta: vantagem ser uma fonte de energia inesgotável, não emissão de gases geração de resíduos, entre outros, bem como suas desvantagens podem ser o alto custo de instalação, a intermitência do vento e integração para a geração constante de energia e suas instalações modificam a paisagem trazendo impacto visual.

AULA 014 – 23/06/2020 (Fazer o resumo ou mapa mental, copiar e responder as atividades no caderno e mandar a foto com nome e série para o professor)

A questão energética na atualidade

Energia não renovável ainda é a mais usada no mundo. De olho no desenvolvimento sustentável, Brasil apresenta base energética diversificada.

Os recursos energéticos são o foco dos interesses estatais, gerando disputas geopolíticas desde a primeira Revolução Industrial. Na segunda metade do século XX, com a expansão do meio urbano-industrial, principalmente, na América Latina e Sudeste Asiático e, consequentemente, o crescimento populacional, houve o aumento exponencial da demanda energética. Nos últimos anos, a questão energética traz novas discussões: agências internacionais, estados e a sociedade, geram debate sobre consumo, recursos naturais, mudanças climáticas e, principalmente, a segurança energética dos países mais ricos.

Antes de tudo, é importante conhecer os diferentes tipos de fontes de energia. Podemos classificá-las em renováveis e não renováveis; primárias e secundárias; convencionais e alternativas.

Renováveis → Têm capacidade de se regenerar em um tempo curto, tornando-a inesgotável. Ex.: Biomassa (óleos/biodiesel a partir de cana-de-açúcar, mamona, girassol, entre outros).

Não Renováveis → Oriundas de matéria orgânica decomposta por milhões de anos, não havendo tempo hábil para serem formados para uso humano. Ex.: Petróleo, gás natural e carvão.

Primárias → Quando utilizamos diretamente para geração de calor/energia. Ex.: Lenha queimada para uso doméstico.

Secundárias → Utiliza-se um meio de energia para obter outro. Ex.: Usina Nuclear enriquece o Urânio para aquecer a água e mover as turbinas, gerando energia elétrica.

Convencionais → São as energias base da sociedade contemporânea. Ex.: Petróleo, gás natural, carvão e hidroelétricas.

Alternativas → Constituem uma alternativa ao modelo energético decorrente dos últimos dois séculos, sua introdução diversifica a matriz de energia dos países, aumentando sua segurança e seu desenvolvimento econômico e ambiental. Ex.: Solar, Eólica, Geotérmica e Maremotriz.

Apesar dos avanços tecnológicos das últimas quatro décadas, proporcionados pela Revolução Técnico-Científico Informacional, o principal recurso da matriz energética é o mesmo desde a Segunda Revolução Industrial (1850) – o petróleo – tendo o carvão como segundo maior demanda e o gás natural em terceiro. Neste caso, apesar dos investimentos em fontes alternativas – solar, eólica, geotérmica, mantêm-se os combustíveis fósseis como a principal forma de obtenção de energia em nível mundial.

Combustíveis fósseis são originados a partir da decomposição de restos de seres vivos, depositados em partes mais baixas da crosta terrestre. Neste caso, podemos perceber que cerca de 85% da matriz energética mundial é baseada em recursos finitos, emitindo cada vez mais CO2 na atmosfera, alterando as condições climáticas do planeta.

É importante frisar que há esforços em investir e aumentar o consumo de energia proveniente de fontes renováveis como a solar e a eólica. Países como Estados Unidos, China e Alemanha investem cada vez mais em pesquisas para tornar mais eficiente a captação e a distribuição de energia originada pelo vento e sol.

Já no Brasil, diferente da mundial, observamos que a matriz energética nacional é diversificada, tendo quase metade dela proporcionada por fontes renováveis, como a hidrelétrica e biomassa (conhecida como biodiesel).

A diversificação demonstra que o Brasil está inserido neste novo cenário de mudanças e discussões sobre o clima e o desenvolvimento sustentável, já que busca alternativas à importação, extração e uso em larga escala de energias não-renováveis, como o petróleo, gás natural e carvão. Investimentos em produção de biocombustíveis a partir da cana-de-açúcar e na construção de usinas hidrelétricas, principalmente, na região Norte, trazem o Brasil para um patamar de um dos países com matriz energética mais limpa do mundo.

Quase tudo que fazemos e usamos hoje passa por algum gasto de energia. Ir à escola ou ao trabalho, assistir à televisão, cozinhar, tomar banho, em tudo há gasto energético. Todavia, existem diferentes formas de sua produção, distribuição e consumo, tanto de combustíveis, como de energia elétrica.

A maioria dos transportes são movidos a partir de óleos refinados do petróleo (gasolina, diesel e querosene) sendo, então, o maior consumidor da indústria petrolífera. É, por isso que, uma entre diversas dificuldades em implementar sistemas eficientes de transporte público – como metrôs, trens, ciclovias etc – além da introdução e barateamento de carros híbridos, que também são movidos à eletricidade, são originados pelas indústrias petroquímicas, que influenciam as ações governamentais na área energética. Dessa maneira, das 25 maiores empresas do mundo em 2013, mais da metade é vinculada ao setor de energia.

Podemos adquirir de diversas maneiras a energia elétrica que abastece nossas residências, parques industriais e prédios públicos. Pode-se obter pelas hidrelétricas, com o represamento d’água, gerando quedas para fluir entre as turbinas. Também temos as termoelétricas – usinas que geram energia a partir do aquecimento de grande quantidade de água pela queima de gás natural, biomassa e Urânio enriquecido. Além, obviamente, das novas fontes limpas – solar, eólica, geotérmica, maremotriz, etc.

Resolva as atividades em seu caderno – 23/06/2020


01  - Por que o Brasil é considerado um dos países com matriz energética mais limpa do mundo?


02– Explique os tipos de fontes de energia e dê um exemplo de cada.





03 – Por que é difícil implementar sistemas eficientes de transporte públicos quando o assunto é consciência energética?




Finalizamos mais uma etapa de aprendizagem neste primeiro semestre. Deixo a todos vocês meus alunos um grande abraço e o desejo de que todos se cuidem e cuidem de seus familiares. Tivemos sim um bimestre atípico, porém que os seus sonhos e suas esperanças sejam maior do que qualquer OBSTÁCULO. 

Fiquem com Deus e boas férias! 


AULA 014 - 9º ANO


CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR DO DIA 16/06/2020

01- Quais os três estados físicos da matéria e como as moléculas se organizam em cada um deles?
Resposta: Sólido: Moléculas/átomos muito próximas entre si.
                 Líquido: Moléculas/átomos com distância intermediária entre si.
                 Gasoso: Moléculas/átomos distantes entre si.

02- A intensidade das interações intermoleculares pode determinar o estado físico, se a interação for muito forte, o estado físico é:
(a)   Gasoso
(b)   Sólido
(c)    líquido
(d)   indeterminado

03 – Explique o que são as transformações Químicas?
Resposta: químicas são aquelas que quando acontecem as substâncias mudam o que elas são, mas essas transformações não são aleatórias nem mesmo são desconhecidas.

04 - Quais são as partes de uma reação química e qual o símbolo que representa a transformação química?

(seta)Resposta: Reagentes             Produtos


AULA 014 – 23/06/2020 (Fazer o resumo ou mapa mental, copiar e responder as atividades no caderno e mandar a foto com nome e série para o professor)

TRANSFORMAÇÕES

     Constantemente a matéria que nos cerca sofre transformações. Em algumas transformações somente o estado ou a agregação do material são alterados, caracterizando uma transformação física da matéria. Em outros casos essas transformações resultam na produção de um novo material, com características diferentes do inicial.

    As transformações químicas ocorrem quando há alteração na constituição do material, formando assim novas substâncias. 

    Ao aproximarmos um fósforo aceso de um recipiente com álcool, este começa a queimar. Essa queima é uma transformação química, pois há alteração na constituição do álcool, que ao entrar em contato com o ar oxigênio, se converte em gás carbônico e água, liberando energia.

     Chamamos de sistema o conjunto de materiais isolados para estudo. Uma maneira de comprovar a existência de uma transformação química é através da comparação do estado inicial e final do sistema. Algumas evidências podem ser observadas, permitindo verificar a ocorrência dessas transformações, como modificação na cor, cheiro, estado físico e temperatura.

Confira a tabela com a descrição do sistema antes e depois da transformação:
Processo
            Estado Inicial
Estado Final
  Queima da Gasolina
·         Gasolina: Líquido amarelado, com cheiro característico
·         Oxigênio: Gás incolor
  Gases Incolores
  Enferrujamento de um prego
·         Prego: sólido rígido, com coloração cinza
·         Oxigênio: gás incolor
·         Água: líquido incolor


  Pó vermelho castanho
     Em alguns casos, somente pela observação visual, não é possível identificar se houve uma transformação. Por exemplo, quando misturamos soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, ambas incolores.

 Após a mistura, o líquido resultante ainda é incolor, sem aparentar a formação de um novo material. No entanto uma reação química acontece quando essas substâncias são misturadas. Portanto é importante identificar e reconhecer os diferentes materiais que participam de uma transformação.

    Toda transformação química constitui uma reação química. As substâncias presentes no início da reação recebe o nome de reagentes, e as que se formam recebem o nome de produto.

As transformações podem ocorrer das seguintes maneiras:

- Por ação do calor
Muitas substâncias são transformadas quando submetidas a uma fonte de calor. O cozimento de alimentos é um exemplo.


Quando há decomposição de um material devido ao calor, chamamos o processo de termólise. Ex: Termólise do magnésio

- Por ação de uma corrente elétrica
Algumas substâncias necessitam de energia elétrica para que possam se transformar.  A esse processo damos o nome de eletrólise.


Para a decomposição da água, em hidrogênio e oxigênio, por exemplo, utilizamos uma corrente elétrica para esta transformação.

- Por ação da luz
A fotossíntese é um exemplo de reação química que ocorre na presença da luz, onde a água e o dióxido de carbono do ar são transformados em oxigênio e glicose.


A transformação do oxigênio em ozônio acontece através da luz ultravioleta. Essa reação por ação da luz também é de extrema importância, pois assim é formada a camada de ozônio que protege a Terra dos raios ultravioletas.

- Por ação mecânica
Uma ação mecânica (atrito ou choque) é capaz de desencadear transformações em certas substâncias.


Um exemplo é o palito de fósforo, que quando entra em atrito com a caixinha que o contém, produz uma faísca, que faz as substâncias inflamáveis do palito entrarem em combustão.

A explosão da dinamite e o acender de um isqueiro também são exemplos de transformações por ação mecânica.

 - Pela junção de substâncias
Através da junção de duas substâncias podem ocorrer reações químicas. Isso frequentemente ocorre em laboratórios de química.



Resolva as atividades em seu caderno – 23/06/2020


01 - Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

Coluna A:         
                   
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos  

Coluna B:

A.   Amassar um papel;
B.   Fotossíntese realizada pelas plantas;
C.   Quebrar um copo de vidro;
D.   Ferver a água;
E.   Dissolução do açúcar em água;
F.    Alimento decompondo-se no lixo;
G.   Congelamento da água;
H.   Queima do carvão;
I.      Produção de queijo a partir do leite;
J.    Transformação de tecido em roupas;
K.   Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
L.    Aquecer uma panela de alumínio;
M.   Queima de papel;
N.   Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
O.   Azedamento do leite;
P.   Corte de um bolo;
Q.   Digestão de alimentos;
R.   Enferrujamento de uma palha de aço.


02 - Classifique as transformações a seguir como fenômenos físicos ou fenômenos químicos:

I - dissolução do açúcar na água;
II - envelhecimento de vinhos;
III - preparação de cal a partir do calcário.

a.    Físico, físico e químico, respectivamente;
b.    Físico, químico e físico, respectivamente;
c.    Físico, químico e químico, respectivamente;
d.      Químico, físico e físico, respectivamente;


Finalizamos mais uma etapa de aprendizagem neste primeiro semestre. Deixo a todos vocês meus alunos um grande abraço e o desejo de que todos se cuidem e cuidem de seus familiares. Tivemos sim um bimestre atípico, porém que os seus sonhos e suas esperanças sejam maior do que qualquer OBSTÁCULO. 

Fiquem com Deus e boas férias!