segunda-feira, 1 de junho de 2020

AULA 011 - 9º ANO


CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR DO DIA 26/05/2020
01 – Considerando os modelos atômicos mais relevantes, dentro de uma perspectiva histórica e científica, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
a) ( V ) Até a descoberta da radioatividade, o átomo era tido como indivisível (Dalton). O modelo que o sucedeu foi de Thomson, que propunha o átomo ser formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela.
b) ( F ) No modelo de Dalton, o átomo era constituído de um núcleo carregado positivamente e uma eletrosfera. O modelo seguinte foi o de Bohr que introduziu a ideia de que os elétrons ocupam orbitais com energias definidas, este modelo se assemelha ao modelo do sistema solar.
c) ( V ) A matéria é constituída de partículas minúsculas chamadas átomos. O átomo é a menor partícula de um elemento que participa de uma reação química. É indivisível e não pode ser criado ou destruído.
d) ( F ) O modelo de Dalton propunha que o átomo era formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela. O modelo seguinte foi o de Rutherford, no qual o átomo era constituído de um núcleo carregado positivamente e uma eletrosfera.
e) ( F ) No modelo atômico de Dalton, os elétrons ocupam orbitais com energias definidas, este modelo se assemelha ao do sistema solar. O modelo que o sucedeu foi o de Thomson, que propunha o átomo ser formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela.
“Átomo é uma unidade básica da ___________ que consiste num núcleo central de carga elétrica _________ envolto por uma nuvem de elétrons de carga _________. O núcleo atómico é composto por ________ e _________.”

 
02  – Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período:





a) nome – prótons – nêutrons – positiva – negativa.
b) matéria – positiva – negativa – prótons – nêutrons.
c) massa – negativa – positiva – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – positiva – negativa – prótons – nêutrons.
e) matéria – elétrons – nêutrons – nêutrons – prótons.

03 – Preencha as lacunas em branco.
Na constituição dos átomos o núcleo, extremamente pequeno, é constituído por prótons e nêutrons. Em torno dele, constituindo a eletrosfera giram os elétrons.

 04 – Em relação ao hidrogênio, assinale a alternativa correta.
(A) É o único elemento cujo átomo não possui nêutrons, ele é constituído por um só elétron, que gira em torno de um só próton
(B)  Possui vários elétrons que giram em torno dos prótons.
(C)  É um elemento constituído por nêutrons, prótons e elétrons.
(D) É constituído por um só elétron, que gira em torno do neutro.


AULA 011 – 02/06/2020

    Hoje vamos entender um pouco mais sobre matéria. Matéria é tudo o que ocupa lugar no espaço e apresenta massa. Além dessas características, ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos.

    A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.

    Poderíamos citar milhares de exemplos, já que a matéria é bem abrangente. Mas, será que existe algo que não seja matéria? Com certeza, sim, porém, nesse caso, é denominado de energia, como os seguintes exemplos:

Luz: denominada de energia luminosa;
Pressão: denominada de energia pressórica;
Som: denominado de energia sonora;
Fogo: associação das energias térmica e luminosa;
Eletricidade: denominada de energia elétrica;
Calor: denominado de energia térmica;
Raio-X: uma forma de energia eletromagnética;

    A energia pode ser definida como uma força capaz de produzir ação e movimento. Assim, é muito simples diferenciar a matéria de energia, já que uma ocupa espaço e possui massa, e a outra, não. Uma curiosidade importante sobre a matéria é que ela pode ser denominada de duas formas diferentes: corpo e objeto.

Corpo: trata-se de uma parte da matéria. Exemplos: fio de lã, caco de vidro, vento, tronco de uma árvore;

Objeto: trata-se de uma parte da matéria que apresenta uma utilização específica. Exemplos: camisa, ar comprimido, caneta, cadeira.

Composição da matéria

    De uma forma geral, toda matéria é formada por uma unidade estrutural básica, denominada átomo, que apresenta a seguinte composição:

Núcleo: composto por prótons e nêutrons;
Prótons: partículas com carga positiva;
Nêutrons: partículas sem carga;
Níveis de energia: regiões onde estão os subníveis;
Subníveis de energia: regiões onde estão os orbitais;
Orbitais: regiões em que há maior probabilidade de encontrar os elétrons;
Elétrons: partículas com carga negativa.

Estados físicos da matéria

Os estados físicos da matéria correspondem às formas pela qual a matéria pode se apresentar na natureza.
Esses estados são definidos de acordo com a pressão, temperatura e sobretudo, pelas forças que atuam nas moléculas.
A matéria, constituída de pequenas partículas (átomos e moléculas), corresponde a tudo aquilo que possui massa e que ocupa determinado lugar no espaço.
Podendo se apresentar em três estados: sólidolíquido gasoso.

Sólido: estado em que as partículas (átomos ou moléculas), que formam a matéria, apresentam o maior nível de organização;

Líquido: estado em que as partículas (átomos ou moléculas), que formam a matéria, apresentam um menor nível de organização;

Gasoso: estado em que as partículas (átomos ou moléculas), que formam a matéria, não apresentam organização.

Mudanças de Estados Físicos

     As mudanças de estado físico dependem basicamente da quantidade de energia recebida ou perdida pela substância. Existem essencialmente cinco processos de mudanças de estado físico:

Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido por meio do aquecimento. Por exemplo, um cubo de gelo que fora do congelador vai derretendo e se transformando em água.

Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso que é obtido de três maneiras: calefação (aquecedor), ebulição (água fervendo) e evaporação (roupas secando no varal).

Liquefação ou Condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido por meio do resfriamento, por exemplo, a formação do orvalho.

Solidificação: passagem do estado líquido para o estado sólido, ou seja, é o processo inverso à fusão, que ocorre por meio do arrefecimento, por exemplo, água líquida transformada em gelo.

Sublimação: passagem do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa (sem passagem pelo estado líquido) e pode ocorrer pelo aquecimento ou arrefecimento da matéria, por exemplo, gelo seco (dióxido de carbono solidificado).



Resolva as atividades em seu caderno – 02/06/2020

01– defina o que é matéria?

02 – A energia pode ser definida como uma força capaz de produzir ação e movimento. Assim, é muito simples diferenciar a matéria de energia, já que uma ocupa espaço e possui massa, e a outra, não. Uma curiosidade importante sobre a matéria é que ela pode ser denominada de duas formas:

(a)    Corpo e energia
(b)   Energia e braço
(c)    Corpo e objeto
(d)   Objeto e matéria

03- Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada de:
a.      Solidificação.
b.      Condensação.
c.      Fusão.
d.      Sublimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário