segunda-feira, 22 de junho de 2020

AULA 014 - 9º ANO


CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR DO DIA 16/06/2020

01- Quais os três estados físicos da matéria e como as moléculas se organizam em cada um deles?
Resposta: Sólido: Moléculas/átomos muito próximas entre si.
                 Líquido: Moléculas/átomos com distância intermediária entre si.
                 Gasoso: Moléculas/átomos distantes entre si.

02- A intensidade das interações intermoleculares pode determinar o estado físico, se a interação for muito forte, o estado físico é:
(a)   Gasoso
(b)   Sólido
(c)    líquido
(d)   indeterminado

03 – Explique o que são as transformações Químicas?
Resposta: químicas são aquelas que quando acontecem as substâncias mudam o que elas são, mas essas transformações não são aleatórias nem mesmo são desconhecidas.

04 - Quais são as partes de uma reação química e qual o símbolo que representa a transformação química?

(seta)Resposta: Reagentes             Produtos


AULA 014 – 23/06/2020 (Fazer o resumo ou mapa mental, copiar e responder as atividades no caderno e mandar a foto com nome e série para o professor)

TRANSFORMAÇÕES

     Constantemente a matéria que nos cerca sofre transformações. Em algumas transformações somente o estado ou a agregação do material são alterados, caracterizando uma transformação física da matéria. Em outros casos essas transformações resultam na produção de um novo material, com características diferentes do inicial.

    As transformações químicas ocorrem quando há alteração na constituição do material, formando assim novas substâncias. 

    Ao aproximarmos um fósforo aceso de um recipiente com álcool, este começa a queimar. Essa queima é uma transformação química, pois há alteração na constituição do álcool, que ao entrar em contato com o ar oxigênio, se converte em gás carbônico e água, liberando energia.

     Chamamos de sistema o conjunto de materiais isolados para estudo. Uma maneira de comprovar a existência de uma transformação química é através da comparação do estado inicial e final do sistema. Algumas evidências podem ser observadas, permitindo verificar a ocorrência dessas transformações, como modificação na cor, cheiro, estado físico e temperatura.

Confira a tabela com a descrição do sistema antes e depois da transformação:
Processo
            Estado Inicial
Estado Final
  Queima da Gasolina
·         Gasolina: Líquido amarelado, com cheiro característico
·         Oxigênio: Gás incolor
  Gases Incolores
  Enferrujamento de um prego
·         Prego: sólido rígido, com coloração cinza
·         Oxigênio: gás incolor
·         Água: líquido incolor


  Pó vermelho castanho
     Em alguns casos, somente pela observação visual, não é possível identificar se houve uma transformação. Por exemplo, quando misturamos soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, ambas incolores.

 Após a mistura, o líquido resultante ainda é incolor, sem aparentar a formação de um novo material. No entanto uma reação química acontece quando essas substâncias são misturadas. Portanto é importante identificar e reconhecer os diferentes materiais que participam de uma transformação.

    Toda transformação química constitui uma reação química. As substâncias presentes no início da reação recebe o nome de reagentes, e as que se formam recebem o nome de produto.

As transformações podem ocorrer das seguintes maneiras:

- Por ação do calor
Muitas substâncias são transformadas quando submetidas a uma fonte de calor. O cozimento de alimentos é um exemplo.


Quando há decomposição de um material devido ao calor, chamamos o processo de termólise. Ex: Termólise do magnésio

- Por ação de uma corrente elétrica
Algumas substâncias necessitam de energia elétrica para que possam se transformar.  A esse processo damos o nome de eletrólise.


Para a decomposição da água, em hidrogênio e oxigênio, por exemplo, utilizamos uma corrente elétrica para esta transformação.

- Por ação da luz
A fotossíntese é um exemplo de reação química que ocorre na presença da luz, onde a água e o dióxido de carbono do ar são transformados em oxigênio e glicose.


A transformação do oxigênio em ozônio acontece através da luz ultravioleta. Essa reação por ação da luz também é de extrema importância, pois assim é formada a camada de ozônio que protege a Terra dos raios ultravioletas.

- Por ação mecânica
Uma ação mecânica (atrito ou choque) é capaz de desencadear transformações em certas substâncias.


Um exemplo é o palito de fósforo, que quando entra em atrito com a caixinha que o contém, produz uma faísca, que faz as substâncias inflamáveis do palito entrarem em combustão.

A explosão da dinamite e o acender de um isqueiro também são exemplos de transformações por ação mecânica.

 - Pela junção de substâncias
Através da junção de duas substâncias podem ocorrer reações químicas. Isso frequentemente ocorre em laboratórios de química.



Resolva as atividades em seu caderno – 23/06/2020


01 - Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

Coluna A:         
                   
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos  

Coluna B:

A.   Amassar um papel;
B.   Fotossíntese realizada pelas plantas;
C.   Quebrar um copo de vidro;
D.   Ferver a água;
E.   Dissolução do açúcar em água;
F.    Alimento decompondo-se no lixo;
G.   Congelamento da água;
H.   Queima do carvão;
I.      Produção de queijo a partir do leite;
J.    Transformação de tecido em roupas;
K.   Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
L.    Aquecer uma panela de alumínio;
M.   Queima de papel;
N.   Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
O.   Azedamento do leite;
P.   Corte de um bolo;
Q.   Digestão de alimentos;
R.   Enferrujamento de uma palha de aço.


02 - Classifique as transformações a seguir como fenômenos físicos ou fenômenos químicos:

I - dissolução do açúcar na água;
II - envelhecimento de vinhos;
III - preparação de cal a partir do calcário.

a.    Físico, físico e químico, respectivamente;
b.    Físico, químico e físico, respectivamente;
c.    Físico, químico e químico, respectivamente;
d.      Químico, físico e físico, respectivamente;


Finalizamos mais uma etapa de aprendizagem neste primeiro semestre. Deixo a todos vocês meus alunos um grande abraço e o desejo de que todos se cuidem e cuidem de seus familiares. Tivemos sim um bimestre atípico, porém que os seus sonhos e suas esperanças sejam maior do que qualquer OBSTÁCULO. 

Fiquem com Deus e boas férias! 



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