CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR DO DIA 16/06/2020
01 – Diferencie fonte de energia
renovável e não renovável, citando ao menos um exemplo de cada.
Resposta: fontes renováveis (utilizam recursos
que não se esgotam ou se regeram na natureza), como a energia solar, e fontes
não renováveis (utilizam recursos que se esgotam na natureza), como os
combustíveis fósseis.
02 – Assinale a alternativa correta em
relação a uma hidrelétrica.
a) A geração de eletricidade
nas usinas hidrelétricas exige a uma quantidade específica de água nas barragens.
b) A utilização da energia hidráulica
é bastante recente em nossa história.
c) A geração de eletricidade nas
usinas hidrelétricas utiliza grande volume de vapor para as turbinas.
d) Uma usina hidrelétrica é uma obra
apenas de engenharia elétrica.
e) As hidrelétricas praticamente não
causam impacto ambiental para a geração de energia.
03 – A respeito da produção de
energia, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para
as Falsas:
I. ( V
) As fontes de energia podem estar ligadas a questões ambientais, pois,
dependendo das formas de utilização dos recursos energéticos, graves impactos
sobre a natureza podem ser ocasionados.
II. ( F
) Na energia eólica os ventos ativam as turbinas, fazendo com que os geradores
convertam a energia elétrica produzida em energia mecânica.
III. ( F
) A energia solar é o aproveitamento da luz do sol para gerar eletricidade
sendo uma fonte esgotável de energia.
IV. ( V
) As formas de produção de energia em termoelétricas são praticamente iguais,
variando apenas os combustíveis para as respectivas usinas.
04
– Em relação a energia solar, assinale a alternativa em que há uma afirmativa
coerente com esse tema.
a) A energia solar é o aproveitamento
da luz do sol para gerar eletricidade, sendo uma fonte não renovável.
b) O uso da energia solar é
uma das formas de pensar em desenvolvimento sustentável.
c) Em razão dos baixos custos, a
energia solar tem sido muito utilizada.
d) A matriz energética brasileira é
dependente de usinas solares de energia.
e) A energia solar é a única forma
limpa de produção de energia no mundo.
05 – Cite vantagens e desvantagens da
implantação de usinas eólicas para produção de energia elétrica.
Resposta: vantagem ser uma
fonte de energia inesgotável, não emissão de gases geração de resíduos, entre
outros, bem como suas desvantagens podem ser o alto custo de instalação, a
intermitência do vento e integração para a geração constante de energia e suas
instalações modificam a paisagem trazendo impacto visual.
AULA
014 – 23/06/2020 (Fazer o resumo ou
mapa mental, copiar e responder as atividades no caderno e mandar a foto com nome e série para o professor)
A questão energética na atualidade
Energia não renovável ainda é a mais
usada no mundo. De olho no desenvolvimento sustentável, Brasil apresenta base
energética diversificada.
Os recursos energéticos são o foco dos
interesses estatais, gerando disputas geopolíticas desde a primeira Revolução
Industrial. Na segunda metade do século XX, com a expansão do meio
urbano-industrial, principalmente, na América Latina e Sudeste Asiático e,
consequentemente, o crescimento populacional, houve o aumento exponencial da
demanda energética. Nos últimos anos, a questão energética traz novas
discussões: agências internacionais, estados e a sociedade, geram debate sobre
consumo, recursos naturais, mudanças climáticas e, principalmente, a segurança
energética dos países mais ricos.
Antes de tudo, é importante conhecer
os diferentes tipos de fontes de energia. Podemos classificá-las em renováveis
e não renováveis; primárias e secundárias; convencionais e alternativas.
Renováveis → Têm capacidade de se regenerar em
um tempo curto, tornando-a inesgotável. Ex.: Biomassa (óleos/biodiesel a partir
de cana-de-açúcar, mamona, girassol, entre outros).
Não
Renováveis → Oriundas
de matéria orgânica decomposta por milhões de anos, não havendo tempo hábil
para serem formados para uso humano. Ex.: Petróleo, gás natural e carvão.
Primárias → Quando utilizamos diretamente para
geração de calor/energia. Ex.: Lenha queimada para uso doméstico.
Secundárias → Utiliza-se um meio de energia para
obter outro. Ex.: Usina Nuclear enriquece o Urânio para aquecer a água e mover
as turbinas, gerando energia elétrica.
Convencionais → São as energias base da sociedade
contemporânea. Ex.: Petróleo, gás natural, carvão e hidroelétricas.
Alternativas → Constituem uma alternativa ao
modelo energético decorrente dos últimos dois séculos, sua introdução
diversifica a matriz de energia dos países, aumentando sua segurança e seu
desenvolvimento econômico e ambiental. Ex.: Solar, Eólica, Geotérmica e
Maremotriz.
Apesar dos avanços tecnológicos das
últimas quatro décadas, proporcionados pela Revolução Técnico-Científico
Informacional, o principal recurso da matriz energética é o mesmo desde a
Segunda Revolução Industrial (1850) – o petróleo – tendo o carvão como segundo maior
demanda e o gás natural em terceiro. Neste caso, apesar dos investimentos em
fontes alternativas – solar, eólica, geotérmica, mantêm-se os combustíveis
fósseis como a principal forma de obtenção de energia em nível mundial.
Combustíveis fósseis são originados a
partir da decomposição de restos de seres vivos, depositados em partes mais
baixas da crosta terrestre. Neste caso, podemos perceber que cerca de 85% da
matriz energética mundial é baseada em recursos finitos, emitindo cada vez mais
CO2 na atmosfera, alterando as condições climáticas do planeta.
É importante frisar que há esforços em
investir e aumentar o consumo de energia proveniente de fontes renováveis como
a solar e a eólica. Países como Estados Unidos, China e Alemanha investem cada
vez mais em pesquisas para tornar mais eficiente a captação e a distribuição de
energia originada pelo vento e sol.
Já no Brasil, diferente da mundial,
observamos que a matriz energética nacional é diversificada, tendo quase metade
dela proporcionada por fontes renováveis, como a hidrelétrica e biomassa
(conhecida como biodiesel).
A diversificação demonstra que o
Brasil está inserido neste novo cenário de mudanças e discussões sobre o clima
e o desenvolvimento sustentável, já que busca alternativas à importação,
extração e uso em larga escala de energias não-renováveis, como o petróleo, gás
natural e carvão. Investimentos em produção de biocombustíveis a partir da
cana-de-açúcar e na construção de usinas hidrelétricas, principalmente, na
região Norte, trazem o Brasil para um patamar de um dos países com matriz
energética mais limpa do mundo.
Quase tudo que fazemos e usamos hoje
passa por algum gasto de energia. Ir à escola ou ao trabalho, assistir à
televisão, cozinhar, tomar banho, em tudo há gasto energético. Todavia, existem
diferentes formas de sua produção, distribuição e consumo, tanto de
combustíveis, como de energia elétrica.
A maioria dos transportes são movidos
a partir de óleos refinados do petróleo (gasolina, diesel e querosene) sendo,
então, o maior consumidor da indústria petrolífera. É, por isso que, uma entre
diversas dificuldades em implementar sistemas eficientes de transporte público
– como metrôs, trens, ciclovias etc – além da introdução e barateamento de
carros híbridos, que também são movidos à eletricidade, são originados pelas
indústrias petroquímicas, que influenciam as ações governamentais na área
energética. Dessa maneira, das 25 maiores empresas do mundo em 2013, mais da
metade é vinculada ao setor de energia.
Podemos adquirir de diversas maneiras
a energia elétrica que abastece nossas residências, parques industriais e
prédios públicos. Pode-se obter pelas hidrelétricas, com o represamento d’água,
gerando quedas para fluir entre as turbinas. Também temos as termoelétricas –
usinas que geram energia a partir do aquecimento de grande quantidade de água
pela queima de gás natural, biomassa e Urânio enriquecido. Além, obviamente,
das novas fontes limpas – solar, eólica, geotérmica, maremotriz, etc.
Resolva as atividades
em seu caderno – 23/06/2020
01 - Por que o Brasil é considerado um
dos países com matriz energética mais limpa do mundo?
02– Explique os tipos de fontes de energia e dê um exemplo de
cada.
03 – Por que é difícil implementar sistemas eficientes de
transporte públicos quando o assunto é consciência energética?
Finalizamos mais uma etapa de aprendizagem neste primeiro semestre. Deixo a todos vocês meus alunos um grande abraço e o desejo de que todos se cuidem e cuidem de seus familiares. Tivemos sim um bimestre atípico, porém que os seus sonhos e suas esperanças sejam maior do que qualquer OBSTÁCULO.
Fiquem com Deus e boas férias!
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