terça-feira, 16 de junho de 2020

AULA 013 - 6º ANO


CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR DO DIA 09/06/2020

01 - O que é um material sintético?
Resposta: material obtido artificialmente, ou seja, que contém substâncias desenvolvidas em laboratório e não extraídas diretamente da natureza.

02 - Para que serve o material sintético?
Resposta: Eles servem para substituir as peças naturais por peças industrializadas, sendo mais baratas.

03- O que diferencia um material natural de um material sintético?
Resposta: As matérias-primas ou materiais naturais podem ser de origem animal, vegetal, mineral, ou de outro tipo de origem. Já o sintético são produzidos pelo Homem de forma artificial.

AULA 013 – 16/06/2020 (aula revisional, copiar e responder as atividades no caderno e mandar a foto com nome e série para o professor)

Separação de misturas e a sociedade moderna

As separações de misturas podem ser um pouco abstratas quando analisadas apenas em sua definição, mas elas estão presentes no nosso dia a dia, direta ou indiretamente.

A água que consumimos diariamente passa por três estágios antes de chegar à nossa casa e nesses estágios vários processos de separação de misturas estão presentes. A captação, o tratamento e a distribuição passam através de uma rede de tubulações. O primeiro passo é a captação da água “bruta” para uma estação de tratamento de água. Esta parte é realizada por intermédio de adutoras em mananciais superficiais (lagos, rios e nascentes) ou subterrâneos (poços).

    Posteriormente, um agente químico, geralmente sulfato de alumínio ou sulfato férrico, é adicionado à água para aglutinar as partículas maiores de sujeira (argila, por exemplo) por meio de um processo denominado coagulação. Os pedaços de madeira e galhos são removidos por telas que impedem a passagem destes, o que nada mais é do que um tipo de filtração/peneiração.

    Prosseguindo, na etapa de floculação, que ocorre em um tanque de concreto com água em movimento, as partículas se aglutinam em “flocos” maiores. Nos próximos tanques, os de decantação ou sedimentação, as partículas grandes de sujeira se encaminham para o fundo por ação da gravidade, formando o “lodo”, que é separado da água. As sujeiras menores são retidas posteriormente no processo de filtração, onde a água passa por filtros de carvão, areia e pedaços de rochas de diferentes tamanhos. Na etapa de desinfecção, micro-organismos são removidos da água por meio da utilização de cloro ou ozônio. Esta parte é necessária para a redução da ocorrência de doenças na população.

    A fluoretação, destinada à prevenção da incidência de cáries, é realizada, e, ao final do processo, a correção do pH da água com cal hidratada ajuda a corrigir o pH, reduzindo a corrosividade da água para que tubulações de distribuição não sejam danificadas.

    O esgoto é uma mistura heterogênea formada por água, componentes sólidos (como fezes) e componentes líquidos (como a urina). O esgoto apresenta um elevado potencial para gerar doenças nas pessoas (como cólera e hepatite) em razão da presença de fezes e urina. Em virtude do seu grande potencial nocivo, é muito importante realizar o tratamento do esgoto para que ele não seja despejado diretamente nos rios e mares, poluindo e prejudicando ainda mais o meio ambiente e a saúde humana e dos animais desses ambientes aquáticos.

O tratamento de esgoto se divide em oito etapas.

1ª Etapa
Tratamento primário. Quando o esgoto chega à estação de tratamento, ele atravessa obrigatoriamente um conjunto de grades, de tamanhos diferentes, que serve para reter todo e qualquer material sólido pesado (de grandes tamanhos), como garrafas de plástico, papel etc. Podemos dizer que, nessa etapa, ocorre um processo de filtração. Essa etapa favorece que o esgoto escoe pelos tubos e caixas da estação mais rapidamente.
2ª Etapa
Desarenação. O esgoto escoa para um grande tanque, onde recebe uma injeção de ar que faz com que os materiais mais densos sofram decantação. Geralmente é a areia que vai para o fundo do tanque.
3ª Etapa
Decantador primário. O esgoto é deslocado para um novo tanque, onde recebe uma substância química que faz com que os materiais com densidade menor agrupem e desloquem-se para o fundo, semelhante ao processo de floculação no tratamento de água, normalmente são fezes e dejetos. Ao final da decantação do material sólido, é formada uma espécie de lodo.
4ª Etapa
Peneiração do lodo. Nessa etapa, o lodo formado na etapa anterior é separado do líquido por meio de uma nova peneiração. O lodo é retirado por grandes pás e reservado em um tanque separado.
5ª Etapa
Aeração. O líquido filtrado na quarta etapa é transferido para um novo tanque, onde há bactérias que realizam a decomposição do material orgânico (resto de fezes) que ainda permanece no esgoto. Para acelerar o trabalho das bactérias, uma generosa quantidade de ar é adicionada ao líquido.
6ª Etapa
Decantação secundária. Após a aeração e a decomposição promovida pelas bactérias, o esgoto é transferido para o próximo tanque, onde permanecerá em repouso até que todo material mais denso formado a partir da decomposição das bactérias seja deslocado para o fundo. Por fim, uma nova filtragem é realizada para separar o lodo do líquido. Ao final dessa etapa, há a formação de um novo lodo no fundo do recipiente, que é retirado com o auxílio de pás e é misturado com o lodo peneirado na quarta etapa.
7ª Etapa
Tratamento químico e secagem do lodo. O lodo formado é tratado com o auxílio de bactérias para a decomposição do material; Em seguida, sofre uma desidratação (retirada de água); O material final é utilizado como adubo.
8ª Etapa
Tratamento da água. A água livre de todos os dejetos e restos de fezes deve receber uma dose de cloro para a eliminação das bactérias restantes. Assim, ela pode ser reutilizada em escala agrícola ou industrial.

     poluição das águas vem acontecendo desde as primeiras civilizações, quando o ser humano interrompeu as práticas nômades. Uma vez instalado em um lugar, a produção de lixo se mantinha em um determinado local, tendo como uma solução imediata jogar esses lixos em rios para que a correnteza os levassem para outro lugar distante da habitação. Com o aumento da população nas áreas urbanas em decorrência da revolução industrial, o acúmulo de lixo nas águas se tornou um grande problema, infectando a população com doenças como a cólera e a febre tifoide. Como a população estava doente, e não haviam trabalhadores, foi implementada em 1874 a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA), com o propósito de despoluir o rio Tâmisa na Inglaterra, por meio de filtros formados por areia.

Assista ao vídeo abaixo



Resolva em seu caderno as atividades a seguir – 16/06/2020

01.         Quais dos processos de separação de misturas não foi citado no texto sobre o tratamento da água?

(A)      Filtração
(B)      Decantação
(C)      Coagulação
(D)      Ventilação


02.         Complete as frases CORRETAMENTE de acordo com o texto, seguindo as palavras que estão colocadas abaixo:
SEDIMENTAÇÃO – IODO – GRAVIDADE

a)  Os tanques de decantação ou ___________________, as partículas grandes de sujeira se encaminham para o fundo por ação da ______________, formando o _______, que é separado da água.

03.         Qual a 5ª etapa no tratamento de esgoto e o que ocorre nessa etapa?
Resposta


04.  Qual a finalidade do tratamento de água?(para que serve o tratamento de água)
Resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário