segunda-feira, 28 de setembro de 2020

AULA 023 - 6ºANO

 

Correção das atividades 6º ano, aula 022(22/09/2020)

 

1 - Todos nós sentimos fome, sede, cheiros, sons, dores. Todas essas sensações são produzidas a partir de estímulos de um sistema muito importante no nosso corpo, chamado de:

a) sistema estelar

b) sistema nervoso

c) sistema endócrino

d) sistema solar

 

2 - Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.  Nosso sistema nervoso é formado por células nervosas chamadas de:

a) neurônio

b) sistema nervoso periférico

c) sistema nervoso central

d) Bainha de mielina

 

3 - O encéfalo, que pesa aproximadamente 1,5 quilo, está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais:

a) neurônio, gerânio, dendrito.

b) cérebro, cerebelo e tronco encefálico

c) sistema, solar, nuvens

d) Bainha, mielina e adelina

 

4 - Existem três tipos de neurônios: os neurônios sensoriais, neurônios motores e neurônios de associação. Assinale V para verdadeiro e F para falso.

A – ( V ) Os neurônios sensoriais recebem os estímulos dos órgãos dos sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) e os levam até o sistema nervoso central para serem decodificados e interpretados.

B – ( V ) Os neurônios motores levam as respostas do sistema nervoso central até os músculos ou outros órgãos para serem executadas.

C – ( V ) Os neurônios de associação fazem as ligações entre todos os neurônios.

 

AULA 023 – 29/09/2020

QUE TAL UMA AULA DE CURIOSIDADES? VAMOS LÁ!

Fatos curiosos sobre o cérebro humano

 

1. Cerca de 75% da massa total do cérebro é composta por água.

2. Pesando mais ou menos 1,5kg, representa de 2 a 3% da massa corporal, consome cerca de 20% do nosso oxigênio e de 15 a 20% da glicose.

3. Ele pode arquivar o equivalente a 1.000 terabytes de informações.

4. O cérebro possui mais conexões do que o número de estrelas em nossa galáxia.

5. Existem de 80 a 100 bilhões de células nervosas no cérebro.

6. Somos capazes de escanear e processar imagens complexas em até 13 milissegundos.

7. As redes neurais artificiais (RNAs), que são modelos computacionais inspirados pelo sistema nervoso central, precisam de 40 minutos para processar o que o cérebro leva apenas um segundo.

8. Mais de 160.000 quilômetros de vasos sanguíneos se espalham pelo cérebro humano, o suficiente para dar a quatro voltas na Terra.

9. O hemisfério esquerdo tem quase 200 milhões de neurônios a mais que o direito.

10. O tamanho de um neurônio varia entre quatro e 100 micrômetros de largura.

11. Massa cinzenta é o nome das células neurais que estão envolvidas em coisas como a memória, a fala e o controle dos músculos.

12. Embora pensemos que ele seja branco ou cinza, o cérebro de uma pessoa viva tem, na verdade, um tom rosado.

13. O cérebro humano tem a mesma consistência macia de uma barra de manteiga.

14. A massa branca recebe esse nome por causa da mielina, que isola os axônios e aumenta a velocidade dos impulsos elétricos.

15. Os homens têm menos massa cinzenta do que as mulheres, mas têm mais massa branca e fluido cérebro espinhal.

16. Mais quantidade de massa cinzenta pode levar a um melhor desempenho em tarefas de linguagem.

17. A massa cinzenta é importante durante a prática de exercícios, porque permite que você pense e se movimente simultaneamente.

18. Pesquisas sugerem que a prática regular de exercícios pode levar ao aumento de massa cinzenta no hipocampo.

19. Embora pareça algo muito difícil de acreditar, é possível sobreviver com apenas metade do cérebro.

20. Mais da metade do cérebro, incluindo a mielina, é composta por gordura.

21. A massa cinzenta compõe cerca de 40% do cérebro, os outros 60% são formados pela massa branca.

22. Com cerca de 1,2kg, o cérebro de Albert Einstein (físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral) era um pouco menor que a média. Poucas horas depois de sua morte, seu cérebro foi retirado, cortado em 240 partes e preservado em jarros com formaldeído.

23. A velha premissa de que "nós só usamos 10% do nosso cérebro" é um mito, nós usamos perto de 100%.

24. O cérebro em repouso produz energia suficiente para acender uma lâmpada de 25 watts.

25. O cérebro não tem receptores de dor, é por isso que neurocirurgias podem ser feitas enquanto o paciente está acordado.

26. As rugas do cérebro, chamadas de Gyri, aumentam sua área, permitindo que armazenemos mais memória.

27. Quando você não dorme o suficiente, fica sujeito à perda de memória, raiva, alucinações, perda de foco, fala arrastada, encolhimento e até à danos cerebrais.

28. Nos primeiros anos de vida, de 700 a 1.000 novas conexões entre os neurônios se formam a cada segundo.

29. Baseados em estudos de imagens, neurocientistas afirmam que o cérebro não está completamente maduro até os 25 anos.

30. O cerebelo coordena os movimentos.

31. Kashmea Wahi, uma estudante de 11 anos do Reino Unido, obteve o resultado máximo em um teste de QI destinado a adultos, somando 162 pontos. Isso a coloca dois pontos acima de gênios como Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por uma doença degenerativa, se tornou celebridade por produzir algumas teorias fundamentais da física moderna.

Assista a esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dN8fkPeosB0


ATIVIDADES – 29/09/2020 


1.    Pesquise acima quem foi Albert Einstein e marque a alternativa correta:

a) Jogador de Futebol

b) Astronauta

c) Jogador de free fire

d) Físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral.

 

2.    Pesquise acima e comente quem foi Stephen Hawking?

Resposta:

AULA 023 - 7ºANO

      

Correção das atividades 7º ano, aula 022(22/09/2020) 

1 - Goiás é rico em recursos hídricos, sendo considerado um dos mais peculiares e abundantes Estados brasileiros quanto à hidrografia. Graças ao seu histórico geológico constituído durante milhões de anos, foram depositadas várias rochas sedimentares, entre elas o arenito de alta porosidade e alta permeabilidade, que permitiram a formação de grandes cursos d’água e o depósito de parte de grandes aquíferos, quais são eles:

a) preto,amarelo e vermelho

b) Bambuí, o Urucuia e o Guarani

c) Pantanal, cerrado, Amazônia

d) Caatinga, cerrado e pantanal

 

2 - É o principal afluente do rio Tocantins, nasce na serra do Caiapó, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, numa altitude aproximada de 850 m. Corre quase paralelamente ao rio Tocantins e nele desemboca, após percorrer cerca de 2.115 km. Marque corretamente:

a) Rio vermelho

b) Rio Guarani

c) Rio Amazônas

d) Rio Araguaia

 

3 - Considerado o quinto maior lago do Brasil (1.784 km² de área inundada), é o primeiro em volume de água (54,4 bilhões de m³) e, formado pelos rios Tocantins, Traíras e Maranhão, atrai importantes atrativos turísticos para a região, com a realização de torneios esportivos e de pesca, além da geração de energia elétrica, chamado de:

a) Rio Corumbá

b) Represa de Guarapiranga

c) Itaipu

d) Serra da mesa

 

4 - Nascem, em Goiás, rios formadores das três mais importantes bacias hidrográficas do país. Todos os cursos d’água no sentido Sul-Norte, por exemplo, são coletados pela Bacia Amazônica, dos quais destacam-se os:

a) rios Maranhão, Almas e Paraná

b) estreito, direito e esquerdo

c) Itaipu, Serra da mesa, meia ponte

d) Serranópolis, Piracanjuba e batãn

 

AULA 023 – 29/09/2020 

     Os Desastres Naturais representam um conjunto de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta. Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser humano e por mais que a tecnologia na área seja avançada, muitos desastres naturais são imprevisíveis.

     Note que eles são fenômenos naturais e representam a mudança de ciclo na Terra, no entanto, nos tempos atuais, essas ocorrências têm aumentado de maneira significativa, o que nos leva a crer nas estatísticas e estudos sobre o meio ambiente 

    Nesse sentido, muitos desastres têm ocorrido porque o planeta Terra está sofrendo cada vez mais, com o aquecimento global e o efeito estufa, o que leva ao aumento dos desastres naturais, ocasionados pelo desiquilíbrio da natureza. Para os seres humanos, muitos danos e prejuízos são resultantes dos desastres naturais, os quais geram diversos impactos na sociedade.

Por sua vez, para a natureza, os desastres naturais auxiliam na renovação e manutenção dos ecossistemas, formação do relevo, abastecimento das fontes hídricas naturais, dentre outros.

Classificações dos desastres naturais 

Os tipos de desastres naturais são:

 

     Tempestades: são tempestades de chuvas, neve, granizo, areia, raios e podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam. Podem levar a situações catastróficas tal qual, o deslizamento de terras, de gelo, caída de árvores ou torres de energia, dentre outros.

 

Terremotos (Sismos) e Maremotos (Tsunamis): também chamados de abalos sísmicos, representam fenômenos de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, que ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra. Os maremotos ou tsunamis são os terremotos que acontecem dentro dos mares, provocando imensas deslocações de água.

 

Furacões, Ciclones e Tufão: fenômenos intensificados pelas massas de ar, os quais, dependendo da força que atingem pode arrasar cidades inteiras.

 

Seca: Intensificada nos últimos anos com o aquecimento global, a seca tornou-se um problema enfrentado por muitos grupos pelo mundo. Dessa forma, as alterações climáticas têm demostrado que diversas foram as consequências das ações humanas durante séculos no planeta, gerando problemas como a seca e consequentemente à expansão do processo de desertificação.

 

Erupções Vulcânicas: As erupções vulcânicas são perigosas na medida em que a lava expelida pelos vulcões é tão quente que pode destruir comunidades, vegetais e animais, dependendo do local que atuam.

Inundações: As inundações ou enchentes são fenômenos da natureza, intensificados pela ação humana e que vem aumentando de maneira significativa nas últimas décadas. Um exemplo é o excesso de lixo, os quais entopem os bueiros, impedindo a passagem de água. As enchentes e inundações, causadas pelo aumento de quantidade das chuvas e impedimento da evacuação, provocam desabamentos que podem levar a morte de milhares de pessoas, além de grande destruição.

ATIVIDADES – 29/09/2020

1 - Representam um conjunto de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta. Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser humano e por mais que a tecnologia na área seja avançada, muitos desastres naturais são imprevisíveis.

a) desastres naturais

b) desastres orbitais

c) desastres geológicos

d) desastre aéreo

 

2 - Ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra.

a) óvocito

b) furacão

c) tempestade

d) terremoto

 

3 – Podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam. Podem levar a situações catastróficas tal qual, o deslizamento de terras, de gelo, caída de árvores ou torres de energia, dentre outros.

a) terremoto

b) maremoto

c) seca

d) tempestade

 

4 - São fenômenos da natureza, intensificados pela ação humana e que vem aumentando de maneira significativa nas últimas décadas. Um exemplo é o excesso de lixo, os quais entopem os bueiros, impedindo a passagem de água.

a) seca

b) furacão

c) erupções vulcânicas

d) inundações

AULA 023 - 8ºANO

 

Correção das atividades 8º ano, aula 022(22/09/2020)

1 - É responsável por proporcionar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor, também chamado de:

a) Sistema nervoso.

b) Sistema cardiovascular.

c) Sistema Genital

d) Sistema aéreo

2 - O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção do gameta masculino e depositá-lo no interior do corpo da mulher. Esse gameta é chamado de:

a) óvocito

b) óvulo

c) espermatozóide

d) Harley

3 – O sistema reprodutor masculino garante a produção dos espermatozoides e a transferência desses gametas para o corpo da fêmea. Com relação ao sistema masculino, assinale a alternativa correta:

1-    Os testículos são as gônadas masculinas e estão localizados dentro do saco escrotal, também conhecido como escroto. Eles são formados por vários tubos enrolados chamados de túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides serão produzidos.

2-    O Pênis é o órgão responsável pela cópula. Ele é formado por tecido erétil que se enche de ar.

 3 -  A Próstata secreta um fluido que também compõe o sêmen. Essa secreção contém enzimas anticoaguladoras e nutrientes para o espermatozoide.

a) 1 e 2 estão corretas

b) apenas a 1

c) 1 e 3 estão corretas

d) nenhuma das alternativas

4 - Após a fecundação, forma-se o zigoto, o qual inicia uma série de divisões celulares enquanto é levado em direção ao útero. O embrião implanta-se no endométrio do útero, e ali é inciado o seu desenvolvimento. A gestação humana dura cerca de:

a) 9 semanas

b) 52 semanas

c) 40 semanas.

d) 35 semanas

AULA 023 – 29/09/2020 

Puberdade

A puberdade é um período de intensas modificações no corpo de meninas e meninos que os prepara para a vida adulta e para o início da fase reprodutiva. 

    Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto que nos meninos é o aumento dos testículos.

Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas também mental e social.

O início da puberdade é influenciado por uma série de fatores, incluindo fatores psicológicos, genéticos, condições ambientais e até mesmo a saúde do indivíduo e sua nutrição. Nessa etapa, o indivíduo perceberá, entre outras alterações.

De uma maneira geral, podemos dizer que, independentemente do sexo, as principais modificações que ocorrem na puberdade são:

Estirão puberal (rápido crescimento em estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos);

Desenvolvimento do sistema reprodutor;

Desenvolvimento do sistema esquelético e muscular;

Aparecimento de caracteres sexuais secundários.

 

→ Puberdade masculina

Na puberdade masculina, o menino enfrenta modificações em seu corpo que o prepara para a fase adulta e o deixa apto para a reprodução. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem na puberdade masculina:

Aceleração da velocidade do crescimento;

Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade de testosterona.

Aumento do volume do testículo;

A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;

Surgimento dos pelos púbicos;

Crescimento dos pelos faciais;

Aumento da massa muscular;

Alterações na voz (voz atinge timbre mais grave).

 

→ Puberdade feminina

Na puberdade feminina, observa-se modificações no corpo da menina que a prepara para a fase adulta e a reprodução. Dentre os principais eventos relacionados com a puberdade feminina destacam-se:

Aceleração da velocidade de crescimento;

Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.

Surgimento dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;

Aumento do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;

Surgimento dos pelos púbicos;

Menarca (primeiro fluxo menstrual).

    Durante a puberdade feminina, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes e impactantes na vida da menina é a menarca, ou seja, a primeira menstruação. Geralmente, ela acontece dois anos após o aparecimento das mamas. A menstruação pode ser definida como a descamação do endométrio do útero. A menstruação marca o início do ciclo menstrual, o qual dura em média 28 dias.

 

→ Final da puberdade

    A puberdade termina por volta dos 18 anos de idade. Nesse momento, termina o crescimento físico e também o amadurecimento do sistema genital.

 

ATIVIDADES – 29/09/2020

 

1 - Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento:

a) mental

b) físico

c) urbano

d) mental, físico e social

 

2 - Na puberdade masculina, o menino enfrenta modificações em seu corpo que o prepara para a fase adulta e o deixa apto para a reprodução. Um evento que ocorre na puberdade masculina, é:

a) dor de garganta

b) menarca

c) surgimento dos brotos mamários

d) maior quantidade de testosterona.

 

3 - O início da puberdade é influenciado por uma série de fatores, incluindo fatores psicológicos, genéticos, condições ambientais e até mesmo a saúde do indivíduo e sua nutrição. Nessa etapa, o indivíduo perceberá, entre outras Podemos dizer que, independentemente do sexo, uma das principais modificações que ocorrem na puberdade é:

a) mudança da cor dos olhos

b) mudança de cidade

c) sedentarismo

d) Desenvolvimento do sistema esquelético e muscular;

 

4 - Durante a puberdade feminina, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes e impactantes na vida da menina é a:

a) escola

b) namorar

c) trabalhar

d) menarca

AULA 023 - 9ºANO

 

Correção das atividades 9º ano, aula 022(22/09/2020)


1 - Ao ser exposto à radiação, o corpo humano pode apresentar uma série de efeitos colaterais provenientes dessa interação. Esses efeitos são variáveis e dependem de fatores como:

a) a cor do regente

b) ao tempo

c) as condições climáticas

d) dose de radiação e o tempo exposto

 

2 - A humanidade teve acesso a grandes avanços em diversas áreas devido à utilização de radiações ionizantes. o ponto de partida para essa questão é o fato que a interação da matéria com a radiação pode afetar as células, chegando até mesmo a causar danos em sua estrutura, como:

a) dor de garganta

b) ferimentos

c) problemas cardíacos

d) mutações genéticas

 

3 - A proteção radiológica é, essencialmente, um conjunto de normas que tem como objetivo garantir a segurança dos profissionais envolvidos nos trabalhos da área. Entre os itens considerados pelas medidas de proteção radiológica atualmente estabelecidas são listadas:

a) camisetas, gorros e sapatos

b) blusa de frio e toucas

c) luvas ,toucas e sapatos especiais

d) uso de equipamentos, sinalização e comunicação

 

4 - Especialidade que usa diferentes tipos de radiação com fins diagnósticos e terapêuticos. Além da aplicação na medicina, a radiologia é usada em vários outros segmentos, como odontológico, veterinário, metalúrgico, ambiental e até para esterilização. Chamada de:

a) medicina veterinária

b) odontologia

c) médico radiológico

d) Radiologia médica

 

AULA 029 – 22/09/2020

 

Radiações e a sociedade moderna.

 

    Quando se fala em radiação a imagem que se tem é a de raios cósmicos ou de algo que faz mal a saúde, mas não é assim que realmente acontece. Radiação é um fenômeno físico em que ocorre a propagação de energia de um ponto a outro, ou seja, é o movimento da energia. Esse movimento é ondular e possui um padrão ondular, ou seja, forma ondas. As ondas de radiação têm várias propriedades, como o comprimento de onda, que é a distância entre um ponto a outro ponto igual. Quanto maior o comprimento, a frequência dessa onda de “subir e descer” é menor.

     As ondas que podem ser identificadas visualmente são as que ocorrem em superfícies de substâncias líquidas, como na água, mas as ondas são quase sempre não podem ser identificadas tão facilmente.

    As ondas são classificadas de acordo com seu comprimento de onda ou sua frequência. Essas classificações se aplicam a partes do espectro, como as ondas de rádio variam entre 30 cm e 300000km, onde todas as ondas dentro desse intervalo são consideradas ondas de rádio. Essas ondas de rádio tem uma frequência muito pequena, devido seu grande comprimento de onda, variando entre 1 e 1 bilhão de repetições por segundo ou Hertz (Hz).

     Existem dois tipos de radiações, as radiações ionizantes e as radiações não ionizantes. As radiações ionizantes têm uma energia muito alta, e quando atingem algum átomo, ela pode retirar um elétron, formando assim um íon. As radiações não ionizantes não têm energia suficiente para retirar um elétron, mas podem gerar efeitos como a excitação eletrônica.

 Para saber mais sobre radiações ionizantes e não ionizantes veja o vídeo:

https://youtu.be/yHBLVlgoRgQ

O uso das radiações é comum no nosso cotidiano, desde a nossa visão e audição, rádio e TV até um alimento tratado com alguma radiação, como o forno micro-ondas. O espectro de radiações abrange vários tipos, como as ondas de rádio já citadas, micro-ondas, ondas sonoras, infravermelho, a luz visível, ultra violeta, raios X, raios gama e os mais energéticos de todos, os raios cósmicos.

 Ondas de rádio: São ondas eletromagnéticas, ou seja, são apenas energia, podendo se mover pelo vácuo e pela matéria, com comprimento de onda maiores que 1mm e frequência baixa, menores que 300MHz e são usadas para transmitir/receber de longas distâncias, como usadas para TV’s e rádios, mas também podem ser emitidas por corpos celestes distantes e captados por radiotelescópios, permitindo seu estudo.

 Ondas sonoras:  São ondas mecânicas, ou seja, precisam da matéria para se movimentar, a audição humana consegue identificar ondas sonoras com frequência entre 20 e 20000 Hertz (Hz). Ondas sonoras menores que 20Hz são chamadas de infrassom e ondas sonoras maiores que 20000Hz são chamadas de ultrassom.

 Micro-ondas: São ondas eletromagnéticas de comprimento e frequência mediana, sendo usada em celulares, com as menores frequências (700MHz em média) e o uso nos fornos de micro-ondas com uma com uma interação direta com a matéria, principalmente com substâncias como a água devido a uma frequência maior (2,45GHz).

 Infravermelho: São ondas eletromagnéticas com frequência variando entre 300GHz e 405THz, com comprimentos de onda entre 1mm e 740nm. Essas ondas têm um efeito de aquecimento, como aproximar a mão, sem tocar, de um local quente, é possível sentir o calor sendo emanado. Também é usada para transmissão de dados.

Luz visível: A luz visível é um tipo de radiação eletromagnética que nossos olhos conseguem identificar, todas as outras radiações são invisíveis. A frequência varia entre 405THz e 790THz e o comprimento de onda variando entre 740nm e 400nm.

 Ultravioleta: Um tipo de radiação eletromagnética com bastante energia, em frequências maiores tem ação ionizante, sendo a primeira, na escala crescente de frequências que esse fenômeno é detectado. A frequência varia entre 0,8PHz e 100PHz, e o comprimento de onda varia entre 380nm e 1nm. Essa radiação é emitida pelo nosso sol e é nociva aos seres humanos e a vida terrestre em geral, mas é retida pela camada de ozônio, deixando passar apenas um tipo de radiação UV menos agressiva, a UV-A

 Raios X: Um tipo de radiação eletromagnética ionizante, com frequências na faixa de 100PHz a 100EHz e comprimento de onda variando entre 1nm e 1pm. São usados no cotidiano para exames médicos, como radiografias e tomografias, permitindo a visualização da parte interna do corpo.

 Raios Gama: Um tipo de radiação eletromagnética ionizando muito energética, com frequência na faixa de 100EHz a 1YHz e comprimentos de onda menores que 1pm. A radiação Gama é ocorrência do decaimento radioativo de alguns átomos com núcleos instáveis e devido sua altíssima energia é muito prejudicial a vida, desorganizando toda estrutura do organismo.

 Raios cósmicos: Raios cósmicos são ondas eletromagnéticas ionizantes que são as frequências maiores encontradas no universo, com frequências superiores a 1YHz e seu comprimento de onda é tão pequeno que é difícil sua aferição, mas estima-se que esteja próximo a 10fm. Raios cósmicos são extremamente perigosos para a vida e são encontrados em todo o universo.

 

ATIVIDADES – 29/09/2020

 1 - Qual a faixa de frequências em Tera Hertz (THz) que se encontra o infravermelho?

 a) 405 a 480.

b) 300 a 405.

c) 590 a 625.

d) 600 a 625.

 

2 - A radiação Ultravioleta que penetra a camada de ozônio é a

 a) UV-A.

b) UV-B.

c) UV-C.

d) UV-D.

 

3 - Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

 a) (  ) A radiação de luz visível é o único tipo de ondas que nosso corpo consegue identificar.

b) (  ) O Raio-X é usado em exames médicos como identificar uma fratura óssea.

c) (  ) A radiação infravermelha só ocorre quando um átomo sofre processo de decaimento radioativo.

d) (  ) A radiação de micro-ondas presente no celular tem frequência, portanto ação diferente da radiação presente no forno de micro-ondas.

 

4 - Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

 Ondas __________ precisam da matéria para se movimentar, a audição humana consegue identificar ondas sonoras com frequência entre 20 e 20000 Hertz (Hz). Ondas sonoras menores que 20Hz são chamadas de __________ e ondas sonoras maiores que 20000Hz são chamadas de_________.

a) (  ) mecânicas; ultrassom; infrassom.

b) (  ) eletromagnéticas; infrassom; ultrassom.

c) (  ) mecânicas; infrassom; ultrassom.

d) (  ) eletromagnéticas; ultrassom; infrassom.c) médico radiológico