segunda-feira, 28 de setembro de 2020

AULA 023 - 9ºANO

 

Correção das atividades 9º ano, aula 022(22/09/2020)


1 - Ao ser exposto à radiação, o corpo humano pode apresentar uma série de efeitos colaterais provenientes dessa interação. Esses efeitos são variáveis e dependem de fatores como:

a) a cor do regente

b) ao tempo

c) as condições climáticas

d) dose de radiação e o tempo exposto

 

2 - A humanidade teve acesso a grandes avanços em diversas áreas devido à utilização de radiações ionizantes. o ponto de partida para essa questão é o fato que a interação da matéria com a radiação pode afetar as células, chegando até mesmo a causar danos em sua estrutura, como:

a) dor de garganta

b) ferimentos

c) problemas cardíacos

d) mutações genéticas

 

3 - A proteção radiológica é, essencialmente, um conjunto de normas que tem como objetivo garantir a segurança dos profissionais envolvidos nos trabalhos da área. Entre os itens considerados pelas medidas de proteção radiológica atualmente estabelecidas são listadas:

a) camisetas, gorros e sapatos

b) blusa de frio e toucas

c) luvas ,toucas e sapatos especiais

d) uso de equipamentos, sinalização e comunicação

 

4 - Especialidade que usa diferentes tipos de radiação com fins diagnósticos e terapêuticos. Além da aplicação na medicina, a radiologia é usada em vários outros segmentos, como odontológico, veterinário, metalúrgico, ambiental e até para esterilização. Chamada de:

a) medicina veterinária

b) odontologia

c) médico radiológico

d) Radiologia médica

 

AULA 029 – 22/09/2020

 

Radiações e a sociedade moderna.

 

    Quando se fala em radiação a imagem que se tem é a de raios cósmicos ou de algo que faz mal a saúde, mas não é assim que realmente acontece. Radiação é um fenômeno físico em que ocorre a propagação de energia de um ponto a outro, ou seja, é o movimento da energia. Esse movimento é ondular e possui um padrão ondular, ou seja, forma ondas. As ondas de radiação têm várias propriedades, como o comprimento de onda, que é a distância entre um ponto a outro ponto igual. Quanto maior o comprimento, a frequência dessa onda de “subir e descer” é menor.

     As ondas que podem ser identificadas visualmente são as que ocorrem em superfícies de substâncias líquidas, como na água, mas as ondas são quase sempre não podem ser identificadas tão facilmente.

    As ondas são classificadas de acordo com seu comprimento de onda ou sua frequência. Essas classificações se aplicam a partes do espectro, como as ondas de rádio variam entre 30 cm e 300000km, onde todas as ondas dentro desse intervalo são consideradas ondas de rádio. Essas ondas de rádio tem uma frequência muito pequena, devido seu grande comprimento de onda, variando entre 1 e 1 bilhão de repetições por segundo ou Hertz (Hz).

     Existem dois tipos de radiações, as radiações ionizantes e as radiações não ionizantes. As radiações ionizantes têm uma energia muito alta, e quando atingem algum átomo, ela pode retirar um elétron, formando assim um íon. As radiações não ionizantes não têm energia suficiente para retirar um elétron, mas podem gerar efeitos como a excitação eletrônica.

 Para saber mais sobre radiações ionizantes e não ionizantes veja o vídeo:

https://youtu.be/yHBLVlgoRgQ

O uso das radiações é comum no nosso cotidiano, desde a nossa visão e audição, rádio e TV até um alimento tratado com alguma radiação, como o forno micro-ondas. O espectro de radiações abrange vários tipos, como as ondas de rádio já citadas, micro-ondas, ondas sonoras, infravermelho, a luz visível, ultra violeta, raios X, raios gama e os mais energéticos de todos, os raios cósmicos.

 Ondas de rádio: São ondas eletromagnéticas, ou seja, são apenas energia, podendo se mover pelo vácuo e pela matéria, com comprimento de onda maiores que 1mm e frequência baixa, menores que 300MHz e são usadas para transmitir/receber de longas distâncias, como usadas para TV’s e rádios, mas também podem ser emitidas por corpos celestes distantes e captados por radiotelescópios, permitindo seu estudo.

 Ondas sonoras:  São ondas mecânicas, ou seja, precisam da matéria para se movimentar, a audição humana consegue identificar ondas sonoras com frequência entre 20 e 20000 Hertz (Hz). Ondas sonoras menores que 20Hz são chamadas de infrassom e ondas sonoras maiores que 20000Hz são chamadas de ultrassom.

 Micro-ondas: São ondas eletromagnéticas de comprimento e frequência mediana, sendo usada em celulares, com as menores frequências (700MHz em média) e o uso nos fornos de micro-ondas com uma com uma interação direta com a matéria, principalmente com substâncias como a água devido a uma frequência maior (2,45GHz).

 Infravermelho: São ondas eletromagnéticas com frequência variando entre 300GHz e 405THz, com comprimentos de onda entre 1mm e 740nm. Essas ondas têm um efeito de aquecimento, como aproximar a mão, sem tocar, de um local quente, é possível sentir o calor sendo emanado. Também é usada para transmissão de dados.

Luz visível: A luz visível é um tipo de radiação eletromagnética que nossos olhos conseguem identificar, todas as outras radiações são invisíveis. A frequência varia entre 405THz e 790THz e o comprimento de onda variando entre 740nm e 400nm.

 Ultravioleta: Um tipo de radiação eletromagnética com bastante energia, em frequências maiores tem ação ionizante, sendo a primeira, na escala crescente de frequências que esse fenômeno é detectado. A frequência varia entre 0,8PHz e 100PHz, e o comprimento de onda varia entre 380nm e 1nm. Essa radiação é emitida pelo nosso sol e é nociva aos seres humanos e a vida terrestre em geral, mas é retida pela camada de ozônio, deixando passar apenas um tipo de radiação UV menos agressiva, a UV-A

 Raios X: Um tipo de radiação eletromagnética ionizante, com frequências na faixa de 100PHz a 100EHz e comprimento de onda variando entre 1nm e 1pm. São usados no cotidiano para exames médicos, como radiografias e tomografias, permitindo a visualização da parte interna do corpo.

 Raios Gama: Um tipo de radiação eletromagnética ionizando muito energética, com frequência na faixa de 100EHz a 1YHz e comprimentos de onda menores que 1pm. A radiação Gama é ocorrência do decaimento radioativo de alguns átomos com núcleos instáveis e devido sua altíssima energia é muito prejudicial a vida, desorganizando toda estrutura do organismo.

 Raios cósmicos: Raios cósmicos são ondas eletromagnéticas ionizantes que são as frequências maiores encontradas no universo, com frequências superiores a 1YHz e seu comprimento de onda é tão pequeno que é difícil sua aferição, mas estima-se que esteja próximo a 10fm. Raios cósmicos são extremamente perigosos para a vida e são encontrados em todo o universo.

 

ATIVIDADES – 29/09/2020

 1 - Qual a faixa de frequências em Tera Hertz (THz) que se encontra o infravermelho?

 a) 405 a 480.

b) 300 a 405.

c) 590 a 625.

d) 600 a 625.

 

2 - A radiação Ultravioleta que penetra a camada de ozônio é a

 a) UV-A.

b) UV-B.

c) UV-C.

d) UV-D.

 

3 - Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

 a) (  ) A radiação de luz visível é o único tipo de ondas que nosso corpo consegue identificar.

b) (  ) O Raio-X é usado em exames médicos como identificar uma fratura óssea.

c) (  ) A radiação infravermelha só ocorre quando um átomo sofre processo de decaimento radioativo.

d) (  ) A radiação de micro-ondas presente no celular tem frequência, portanto ação diferente da radiação presente no forno de micro-ondas.

 

4 - Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

 Ondas __________ precisam da matéria para se movimentar, a audição humana consegue identificar ondas sonoras com frequência entre 20 e 20000 Hertz (Hz). Ondas sonoras menores que 20Hz são chamadas de __________ e ondas sonoras maiores que 20000Hz são chamadas de_________.

a) (  ) mecânicas; ultrassom; infrassom.

b) (  ) eletromagnéticas; infrassom; ultrassom.

c) (  ) mecânicas; infrassom; ultrassom.

d) (  ) eletromagnéticas; ultrassom; infrassom.c) médico radiológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário