segunda-feira, 28 de setembro de 2020

AULA 023 - 7ºANO

      

Correção das atividades 7º ano, aula 022(22/09/2020) 

1 - Goiás é rico em recursos hídricos, sendo considerado um dos mais peculiares e abundantes Estados brasileiros quanto à hidrografia. Graças ao seu histórico geológico constituído durante milhões de anos, foram depositadas várias rochas sedimentares, entre elas o arenito de alta porosidade e alta permeabilidade, que permitiram a formação de grandes cursos d’água e o depósito de parte de grandes aquíferos, quais são eles:

a) preto,amarelo e vermelho

b) Bambuí, o Urucuia e o Guarani

c) Pantanal, cerrado, Amazônia

d) Caatinga, cerrado e pantanal

 

2 - É o principal afluente do rio Tocantins, nasce na serra do Caiapó, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, numa altitude aproximada de 850 m. Corre quase paralelamente ao rio Tocantins e nele desemboca, após percorrer cerca de 2.115 km. Marque corretamente:

a) Rio vermelho

b) Rio Guarani

c) Rio Amazônas

d) Rio Araguaia

 

3 - Considerado o quinto maior lago do Brasil (1.784 km² de área inundada), é o primeiro em volume de água (54,4 bilhões de m³) e, formado pelos rios Tocantins, Traíras e Maranhão, atrai importantes atrativos turísticos para a região, com a realização de torneios esportivos e de pesca, além da geração de energia elétrica, chamado de:

a) Rio Corumbá

b) Represa de Guarapiranga

c) Itaipu

d) Serra da mesa

 

4 - Nascem, em Goiás, rios formadores das três mais importantes bacias hidrográficas do país. Todos os cursos d’água no sentido Sul-Norte, por exemplo, são coletados pela Bacia Amazônica, dos quais destacam-se os:

a) rios Maranhão, Almas e Paraná

b) estreito, direito e esquerdo

c) Itaipu, Serra da mesa, meia ponte

d) Serranópolis, Piracanjuba e batãn

 

AULA 023 – 29/09/2020 

     Os Desastres Naturais representam um conjunto de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta. Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser humano e por mais que a tecnologia na área seja avançada, muitos desastres naturais são imprevisíveis.

     Note que eles são fenômenos naturais e representam a mudança de ciclo na Terra, no entanto, nos tempos atuais, essas ocorrências têm aumentado de maneira significativa, o que nos leva a crer nas estatísticas e estudos sobre o meio ambiente 

    Nesse sentido, muitos desastres têm ocorrido porque o planeta Terra está sofrendo cada vez mais, com o aquecimento global e o efeito estufa, o que leva ao aumento dos desastres naturais, ocasionados pelo desiquilíbrio da natureza. Para os seres humanos, muitos danos e prejuízos são resultantes dos desastres naturais, os quais geram diversos impactos na sociedade.

Por sua vez, para a natureza, os desastres naturais auxiliam na renovação e manutenção dos ecossistemas, formação do relevo, abastecimento das fontes hídricas naturais, dentre outros.

Classificações dos desastres naturais 

Os tipos de desastres naturais são:

 

     Tempestades: são tempestades de chuvas, neve, granizo, areia, raios e podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam. Podem levar a situações catastróficas tal qual, o deslizamento de terras, de gelo, caída de árvores ou torres de energia, dentre outros.

 

Terremotos (Sismos) e Maremotos (Tsunamis): também chamados de abalos sísmicos, representam fenômenos de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, que ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra. Os maremotos ou tsunamis são os terremotos que acontecem dentro dos mares, provocando imensas deslocações de água.

 

Furacões, Ciclones e Tufão: fenômenos intensificados pelas massas de ar, os quais, dependendo da força que atingem pode arrasar cidades inteiras.

 

Seca: Intensificada nos últimos anos com o aquecimento global, a seca tornou-se um problema enfrentado por muitos grupos pelo mundo. Dessa forma, as alterações climáticas têm demostrado que diversas foram as consequências das ações humanas durante séculos no planeta, gerando problemas como a seca e consequentemente à expansão do processo de desertificação.

 

Erupções Vulcânicas: As erupções vulcânicas são perigosas na medida em que a lava expelida pelos vulcões é tão quente que pode destruir comunidades, vegetais e animais, dependendo do local que atuam.

Inundações: As inundações ou enchentes são fenômenos da natureza, intensificados pela ação humana e que vem aumentando de maneira significativa nas últimas décadas. Um exemplo é o excesso de lixo, os quais entopem os bueiros, impedindo a passagem de água. As enchentes e inundações, causadas pelo aumento de quantidade das chuvas e impedimento da evacuação, provocam desabamentos que podem levar a morte de milhares de pessoas, além de grande destruição.

ATIVIDADES – 29/09/2020

1 - Representam um conjunto de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta. Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser humano e por mais que a tecnologia na área seja avançada, muitos desastres naturais são imprevisíveis.

a) desastres naturais

b) desastres orbitais

c) desastres geológicos

d) desastre aéreo

 

2 - Ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra.

a) óvocito

b) furacão

c) tempestade

d) terremoto

 

3 – Podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam. Podem levar a situações catastróficas tal qual, o deslizamento de terras, de gelo, caída de árvores ou torres de energia, dentre outros.

a) terremoto

b) maremoto

c) seca

d) tempestade

 

4 - São fenômenos da natureza, intensificados pela ação humana e que vem aumentando de maneira significativa nas últimas décadas. Um exemplo é o excesso de lixo, os quais entopem os bueiros, impedindo a passagem de água.

a) seca

b) furacão

c) erupções vulcânicas

d) inundações

Nenhum comentário:

Postar um comentário