segunda-feira, 7 de setembro de 2020

AULA 020 - 8º ANO

 

Correção das atividades 8º ano, aula 019(01/09/2020)

1. Sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa INCORRETA:

a) A reprodução assexuada não envolve gametas.

b) Bactérias reproduzem-se por reprodução assexuada.

c) Alguns animais podem reproduzir-se assexuadamente.

d) A reprodução assexuada aumenta variabilidade genética.


2. Alguns seres vivos reproduzem-se assexuadamente. Uma forma de reprodução rápida e fácil. A desvantagem desse modo de reprodução é que:

a) Não cria variação genética.

b) Cria variação genética.

c) “Consome” energia.

d) Os descendentes não são duplicatas dos pais.

 

3. Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos, podendo ser chamados de :

 a) Clones

b) Ciclones

c) Mutação

d) Drones

 

4. Na reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada gameta. O gameta masculino e o feminino respectivamente são chamados de :

 a) Espermatozoide e Óvulo

b) Óvulo e Esperma

c) Clara e Gema

d) Ovo e Óvulo

 

AULA 020 – 08/09/2020

Sistema Endócrino

 

    O sistema endócrino é o sistema responsável pela síntese de hormônios do organismo. Produzidos pelas glândulas, os hormônios são levados até os órgãos do corpo onde exercem suas devidas funções. O aumento ou diminuição de hormônios no ser humano pode ocasionar doenças e alterações fisiológicas.

    O sistema endócrino atua em conjunto com o sistema nervoso, coordenando todas as funções do organismo. Esses dois sistemas são interligados pelo hipotálamo, que consiste em um grupo de células nervosas que se encontram na base do encéfalo.

 Glândulas do Sistema Endócrino

    As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófisetireoide e paratireoide, timosuprarrenaispâncreas e as glândulas sexuais.

 



  Hipófise

     A hipófise está localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. Produz diversos hormônios, entre eles, o hormônio do crescimento. É considerada a glândula mestre do nosso corpo, pois estimula o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais.

     O excesso da produção desse hormônio causa o gigantismo (crescimento exagerado) e a falta provoca o nanismo. Outro hormônio produzido pela hipófise é o antidiurético (ADH), substância que permite ao corpo economizar água na excreção (formação da urina).

 

   Tireoide

      A tireoide está localizada no pescoço, produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade do     metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco.

     O hipertireoidismo, funcionamento exagerado da tireoide, acelera todo o metabolismo. O coração bate mais rápido, a temperatura do corpo fica mais alta do que o normal. Pode causar: inchaço no pescoço, e também olhos saltados

     O hipotireoidismo é quando a tireoide trabalha menos e produz menos tiroxina. O metabolismo se torna mais lento, algumas regiões do corpo ficam inchadas, o coração bate mais vagarosamente, o sangue circula mais lentamente, etc.

 

  Paratireoides

     As paratireoides são quatro pequenas glândulas, localizadas atrás da tireoide, que produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue. A diminuição desse hormônio reduz a quantidade de cálcio no sangue e faz com que os músculos se contraiam violentamente.

 Esse sintoma é chamado de tetania, pois é semelhante ao que ocorre em pessoas com tétano. Por sua vez, o aumento da produção desse hormônio, transfere parte do cálcio para o sangue, de modo que enfraquece os ossos, tornando-os quebradiços.

 

   Timo

 

   timo está situado entre os pulmões. Produz um hormônio que atua na defesa do organismo do recém-nascido contra infecções.

Nessa fase, apresenta um volume acentuado, crescendo normalmente até a adolescência, quando começa a atrofiar. Na idade adulta diminui de tamanho, pois tem suas funções reduzidas.

   Suprarrenais

 

    As glândulas suprarrenais situam-se acima dos rins e produzem a adrenalina, hormônio que prepara o corpo para a ação. Os efeitos da adrenalina no organismo são:

 

     Taquicardia: o coração dispara e impulsiona mais sangue para as pernas e braços, aumentando a capacidade de correr ou de se exaltar em situações tensas;

     Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue, liberando mais energia para as células;

     Contração dos vasos sanguíneos da pele, de modo que o organismo envia mais sangue para os músculos esqueléticos e, por isso, ficamos “pálidos de susto” e também “gelados de medo”.

 

   Pâncreas

 

    O pâncreas é uma glândula mista pois além de hormônios (insulina e o glucagon) produz também o suco pancreático, que é lançado no intestino delgado e desempenha importante papel na digestão.

    insulina controla a entrada da glicose nas células (onde será utilizada na liberação de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).

 

  Glândulas sexuais

    As glândulas sexuais são os ovários e os testículos, que fazem parte do sistema reprodutor feminino e do sistema reprodutor masculino respectivamente.

    Os ovários e os testículos são estimulados por hormônios produzidos pela hipófise. Assim, enquanto os ovários produzem o estrogênio e a progesterona, os testículos produzem diversos hormônios, entre eles a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas: barba, voz grave, ombros volumosos etc.

 

ATIVIDADES – 08/09/2020

 1 - Os hormônios são definidos como substâncias produzidas pelas chamadas glândulas endócrinas. O conjunto dessas glândulas forma o conhecido sistema:

a) nervoso.

b) locomotor.

c) sensorial.

d) endócrino.

 

2 - O hipotálamo é responsável por produzir vários hormônios. Alguns deles são produzidos pela glândula, porém armazenados e liberados pela hipófise. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome do hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado pela hipófise.

 a) Hormônio liberador da tireotrofina (TRH).

b) Hormônio antidiurético (ADH).

c) Hormônio liberador de gonadotrofinas. (GnRH)

d) Hormônio inibidor da prolactina (PIF).

 

3 - A(O)_______________, é responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, enquanto a _______________ e o _________________ é um hormônio produzido nos ovários..

 Marque a alternativa que indica corretamente os hormônios, respectivamente, os espaços acima.

 a) Bulbo, insulina e pâncreas.

 b) progesterona, estrogênio e testosterona.

c) Timo, noradrenalina e suprarrenal.

d) Encêfalo, paratormônio e paratireoide.

 

4 - O pâncreas é uma glândula mista pois além de hormônios produz também o suco pancreático, que é lançado no intestino delgado e desempenha importante papel na digestão. Quais são os hormônios produzidos pelo pâncreas?

a) insulina e o glucagon.

b) antidiurético e glicose.

c)  liberador e gonadotrofinas.

d) Prolactina e lactose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário