segunda-feira, 26 de outubro de 2020

AULA 026 - 6º ANO

 

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 025

1.    Dentre os prejuízos sociais associados ao consumo de álcool estão os acidentes de trânsito, sendo um problema de preocupação mundial e que acarretam um número excessivo de mortes e prejuízos por ano.

A proibição do consumo de álcool para quem pretende dirigir é devido ao fato de que o consumo de bebida alcóolica

 

a) (  ) acelera o funcionamento do corpo.

b) (X) deixa os reflexos mais lentos

c) (  ) melhora a coordenação de euforia motora.

d) (  ) provoca estado.

2. O homem faz uso de substâncias psicoativas desde a antiguidade, para suportar algumas adversidades no ambiente em que viviam, como o cansaço, e atualmente para uso recreativo, por exemplo. Como essas substâncias psicoativas agem no sistema nervoso central?

Resposta: substâncias psicoativas agem no sistema nervoso central e alteram a função cerebral e temporariamente muda a percepção sensorial, o humor, o comportamento, a consciência e estado emocional.

 

3. O consumo de anfetaminas pode provocar hiperatividade e uma grande necessidade de movimento, às quais pode associar-se o aumento da atenção e concentração. Muitas vezes, essas drogas são usadas por motoristas que dirigem à noite e estudantes. Ao consumir a droga esses usuários buscam

 

a) (  ) melhoria da coordenação motora.

b) (  ) melhorar o raciocínio e aprendizagem.

c) (  ) aumentar o apetite e obter mais energia.

d) ( X) perder o sono e afastar o cansaço.

 4. De acordo com seus efeitos no organismo, relacione os tipos de drogas a seguir com suas respectivas características.

 

( A ) Depressoras

( B ) Estimuladoras

( C ) Alucinógenas


( C ) São drogas que afetam o funcionamento do sistema nervoso central de forma a alterar a percepção, causando efeitos como perda dos sentidos e alucinações.

( A ) São drogas que diminuem a atividade cerebral, causando perda de reflexo, atenção, entre outros.

( B ) São drogas que atuam aumentando as atividades cerebrais e o estado de alerta e deixando o indivíduo agitado.

 

AULA 026 – 27/10/2020 (COPIAR OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)

                                                     Drogas e seus efeitos

   As drogas são utilizadas pelo homem, há séculos, para o tratamento de enfermidades ou para alterar o estado da mente. Inicialmente, eram retiradas da natureza, e as folhas secas eram o principal recurso no tratamento de doenças.

   O uso de substâncias psicoativas pelo homem remonta à Antiguidade. As adversidades do ambiente estimulavam o consumo de algumas plantas com propriedades psicoativas para aliviar o cansaço e fome, por exemplo. Atualmente, muitas dessas drogas são sintetizadas em laboratórios. Com o passar do tempo, muitas dessas substâncias passaram a ser proibidas. Assim, o consumo delas está relacionado não apenas a propriedades farmacológicas, mas também à cultura das populações. Nos dias atuais, muitas substâncias, embora apresentem propriedades farmacológicas importantes, são proibidas em diversos países por estarem associadas à marginalidade ou terem seu consumo associado apenas ao uso recreativo.

     Em outra via, existem diversas substâncias legalizadas, comprovadamente prejudiciais, como o álcool e tabaco, que são vendidas de maneira bastante acessível à toda população. Vale lembrar que, no Brasil, a venda de bebidas alcoólicas e cigarros é proibida a menores de 18 anos. O álcool chegou a ter seu consumo proibido nos Estados Unidos entre os anos de 1919 e 1933, no entanto, hoje é legalizado.

 Efeitos das Drogas no Cérebro:

     As drogas podem ser benéficas, como é o caso das usadas no tratamento de enfermidades, no entanto, podem causar diversos prejuízos ao organismo, seja pelo uso incorreto dessas substâncias, seja pelo uso das chamadas drogas de “abuso” ou “recreativas” (sem função terapêutica e utilizadas de forma, muitas vezes, descontrolada pelo ser humano, podendo causar diversos prejuízos ao organismo). São exemplos de drogas de abuso ou recreativas o álcool, o cigarro, a cocaína, entre outras.

     Os efeitos que as drogas causam no cérebro, ou no sistema nervoso central, de forma geral, estão relacionados, principalmente, com a sua ação sobre os neurotransmissores. Os neurotransmissores são moléculas presentes nas vesículas pré-sinápticas neurais, atuando na resposta inibitória ou excitatória entre os neurônios. Muitas drogas atuam de forma a aumentar o tempo de ação de alguns neurotransmissores, dando, assim, uma sensação de prazer ao consumidor.  

   No entanto, como o passar do tempo, o sistema nervoso necessitará de uma quantidade maior dessas substâncias para que se obtenha o mesmo resultado, causando o que conhecemos por dependência química. Assim, o usuário passará a consumir uma quantidade maior da droga, até que não consiga mais reduzir

esse consumo, devido aos efeitos que sentirá em seu sistema nervoso. Esses efeitos são conhecidos, popularmente, como crise de abstinência.

 Efeitos das drogas

 Os efeitos das drogas podem ser percebidos em poucos minutos logo após seu uso, mas tendem a durar poucos minutos, sendo necessária uma nova dose para prolongar seu efeito no corpo. Assim é muito comum a pessoa ficar viciada rapidamente.

 Efeitos a longo prazo

 As consequências à longo prazo de qualquer tipo de droga incluem: destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar e realizar atividades, desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose, depressão ou esquizofrenia, lesões no fígado, como câncer hepático, mau funcionamento dos rins e dos nervos, problemas do coração, como infarto, morte precoce, isolamento da família e da sociedade dentre outros fatores.

 O que pode acontecer ao usar drogas

 O consumo de uma grande quantidade de drogas pode causar overdose, que altera gravemente o funcionamento

de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte. Alguns dos primeiros sintomas de overdose

incluem agitação, convulsões, náuseas e vômitos, alucinações, sangramentos, perda de consciência e, quando não há socorro médico, pode ser fatal.

 Efeitos das drogas na gravidez

 Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebê, e pode levar ao aborto, parto prematuro, restrição do crescimento, baixo peso para a idade gestacional e malformação congênita. Depois do nascimento do bebê, este poderá sofrer uma crise de abstinência das drogas pois o seu organismo já estará viciado. Nesse caso, o bebê poderá apresentar sintomas como chorar muito, ficar muito irritado e ter dificuldade para se alimentar, dormir e respirar, necessitando de internamento hospitalar.

  

ATIVIDADES – 27/10/2020

 1. As drogas podem ser benéficas ou causar diversos prejuízos ao organismo. As chamadas drogas de “abuso” ou “recreativas” são aquelas:

 a) ( ) sem função terapêutica e podem causar diversos prejuízos ao organismo.

b) ( ) utilizadas em ambientes de festa e são perturbadoras.

c) ( ) ilícitas ou lícitas, utilizadas descontroladamente.

d) ( ) com função terapêutica, podendo ser depressora ou estimulante.

 

2. O uso da maior parte das drogas provoca, em um primeiro momento, efeitos muito positivos como sensação de bem-estar, felicidade e coragem. No entanto, seus efeitos a longo prazo podem ser muito graves, especialmente quando utilizadas por muito tempo. Que mensagem a charge a seguir traz como reflexão quanto ao uso de drogas?


3.Pessoas que fazem consumo constante e em grande quantidade de álcool podem sofrer com complicações em virtude do uso crônico da substância, mesmo com o uso recreativo. Elabore uma lista com 3 ações que uma pessoa embriagada pode eventualmente fazer e que coloquem em risco

a) a vida de outras pessoas;

-

-

-

b) a sua vida.
-

-

-


AULA 026 - 7º ANO

                           CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 025

 

1. Em que país ocorreu o desastre conhecido como Nuvem de Dioxina?

a) (  ) Estados Unidos da América.

 b) (  ) Japão 

c) (X) Itália.

d) (  ) Ucrânia.

 

2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

                                             BRANCO – RADIOLÓGICO – QUATRO - PESSOAS – CATADORES

 Na cidade de Goiânia, dois catadores de lixo arrombaram um aparelho radiológico nos escombros de um antigo hospital, e encontraram um pó branco que emitia luminosidade azul. O material foi levado a outros pontos da cidade, contaminando pessoas, água, solo e ar, e causando a morte de pelo menos quatro pessoas.

3. O desastre que ocorreu em Minamata foi causado pelo envenenamento da água por

a) (   ) cloro.

b) (   ) amônia.

c) (   ) metano.

d) ( X ) mercúrio.

4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (V) Em 1986 a usina nuclear de Chernobyl explodiu liberando uma radiação dezenas de vezes maior que a das bombas de Hiroshima e Nagasaki.

b) (F) Em um raio de um quilômetro do centro da explosão da bomba de Three Mile Island, quase todos os animais e plantas morreram devido às ondas de choque e calor.

c) (V) Em 1976 após explosão em uma fábrica de produtos químicos em Seveso, foi lançada ao ar uma espécie de nuvem composta de dioxina.

 

AULA 026 – 27/10/2020 (COPIAR OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)

História da Vacina

 A história da vacina iniciou-se no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola, uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. A varíola foi a primeira doença infecciosa que foi erradicada por meio da vacinação.

A primeira vacina de que se tem registro foi criada por Edward Jenner no século XVIII. Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de 20 anos de sua vida aos estudos sobre varíola. Em 1796 realizou uma experiência que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”, mudando, a partir daí, completamente a ideia de prevenção contra doenças.

 Criação da primeira vacina

A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas se tornavam imunes à varíola. A doença, chamada de cowpox, assemelhava-se à varíola humana pela formação de pústulas (lesões com pus).

 Diante dessa observação, em 1796, Jenner inoculou o pus presente em uma lesão de uma ordenhadora chamada Sarah Nelmes, que possuía a doença (cowpox), em um garoto de oito anos de nome James Phipps. Phipps adquiriu a infecção de forma leve e, após dez dias, estava curado. Posteriormente, Jenner inoculou em Phipps pus de uma pessoa com varicela, e o garoto nada sofreu. Surgia aí a primeira vacina.

O médico continuou sua experiência, repetindo o processo em mais pessoas. Em 1798, comunicou sua descoberta em um trabalho intitulado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”. Apesar de enfrentar resistência, em pouco tempo, sua descoberta foi reconhecida e espalhou-se pelo mundo. Em 1799, foi criado o primeiro instituto vacínico em Londres e, em 1800, a Marinha britânica começou a adotar a vacinação. A vacina chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.

 O que é vacina?

 A vacinação garante que o indivíduo fique protegido contra uma determinada doença e impede que esta continue propagando-se pela população. A vacina é uma importante forma de imunização ativa (quando o próprio corpo produz os anticorpos) e baseia-se na introdução do antígeno – agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular a produção de anticorpos e células de memória pelo sistema imunológico. Por causa da produção de anticorpos e células de memória, a vacina garante que, quando o agente causador da doença infecte o corpo dessa pessoa, ela já esteja preparada para responder de maneira rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença. A vacina é, portanto, uma importante forma de prevenção contra doenças. Poliomielite, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria e hepatite B são exemplos de doenças que podem ser prevenidas atualmente pela vacinação.

 

Revolta da vacina

Em 1904, o Rio de Janeiro sofria com a falta de saneamento básico, apresentando ruas cheias de lixo e tratamento de água e de esgoto ineficientes. Esse quadro desencadeava uma série de epidemias, inclusive de varíola. Nesse contexto preocupante, o então presidente da República, Francisco de Paula Rodrigues Alves, deu início a diversas medidas para melhorar o saneamento e reurbanizar o Rio de Janeiro.


Nesse contexto, para reduzir o número de doenças, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz iniciou uma série de ações, como remoção do lixo e tentativas de matar os mosquitos causadores da febre amarela. A varíola era outro problema, o qual o médico pretendia resolver com a chamada Lei da Vacina Obrigatória.


A obrigatoriedade da vacinação imposta por Oswaldo Cruz e a falta de informação sobre a eficácia e segurança das vacinas causaram grande descontentamento na população, que já estava sofrendo com a reestruturação da cidade. Por essa razão, várias pessoas saíram às ruas em protesto contra a vacinação obrigatória. O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército. Esses confrontos, que ocorreram no período de 10 a 16 de novembro de 1904, causaram a morte de um grande número de pessoas. Essa semana de tensão tornou-se o maior motim da história do Rio, configurando aquilo que ficou conhecido como Revolta da Vacina.


No dia 16 de novembro, o governo revogou a obrigatoriedade da vacina, e a polícia prendeu várias pessoas que estavam pelas ruas do Rio de Janeiro. De acordo com dados do Centro Cultural do Ministério da Saúde, a revolta deixou um saldo de 30 mortos, 110 feridos e 945 presos, dos quais 461 foram deportados para o Acre.

 

Vacinas são uma das armas mais eficazes para prevenir doenças

 

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – seja contaminada.

É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomarem certas vacinas.

 

Vamos conhecer mais sobre a importância das vacinas? Se possível, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=giM3O9b5Hmc  

 

ATIVIDADES – 27/10/2020

 

1. Uma notícia aumenta a esperança dos brasileiros na pandemia de COVID-19. A Fiocruz anunciou um entendimento com o laboratório AstraZeneca para produzir, a partir de dezembro de 2020, milhões de doses da vacina contra o coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Atualmente, a pesquisa está na fase estudos clínicos (quando ela é testada em larga escala). A parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e com o laboratório britânico AstraZeneca é uma das mais adiantados do mundo.

Espera-se que essa vacina traga proteção porque:

 

a) (  ) será constituída de DNA recombinantes.

b) (  ) apresentará anticorpos específicos contra o coronavírus.

c) (  ) poderá induzir resposta imunológica.

d) (  ) irá impedir mutações dos vírus.

 

2. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à imunização.

 

IMUNOLÓGICO - VACINA - ANTICORPOS - ANTÍGENO – IMUNIDADE

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um ____________ o sistema imunológico produz anticorpos para combater aquele invasor. O que a vacina faz é gerar essa ______________. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a _____________ ensina e estimula o sistema _____________ a produzir os ______________ que levam à imunidade. Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade sem ficar doente.

 

3. Relacione os termos a seguir à sua definição adequada.

( A ) Imunidade

( B ) Anticorpo

( C ) Antígeno

 

(   ) São glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo.

(    ) É toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos.

(    ) São os mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele.

 

4. O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército em 1904, onde várias pessoas saíram às ruas em protesto contra a vacinação obrigatória, tal confronto ficou conhecido como Revolta da Vacina, que estava contextualizada

 

a) (  ) na reurbanização e no saneamento do Rio de Janeiro.

b)(  )  no saneamento básico do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.

c) (  ) no combate às doenças promovido pela OMS.

d) (  ) na campanha de reeducação familiar.

AULA 026 - 8º ANO

 

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 025


1.      Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes, relacionadas aos métodos de contracepção: 

I – Em todos os métodos ___________ de contracepção o princípio é o mesmo: o anticoncepcional possui ____________ sintéticos que impedem a ____________.

II – A esterilização feminina é chamada de _____________. Neste tipo de cirurgia, as tubas uterinas são bloqueadas, assim, os óvulos produzidos no ovário não conseguem atingir o útero e não há fecundação.

 

a) (    ) de barreira – hormônios – fecundação – vasectomia.

b) (X) hormonais – hormônios – ovulação – laqueadura.

c) (    ) comportamentais – substâncias – menstruação – cirurgia.

d) (    ) físicos – medicamentos – nidação – ligadura.


2.Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à prevenção das IST.

 

GRAVES -  DESPROTEGIDA -  EXAMES -  SINTOMAS

 

Algumas IST podem não apresentar sinais e SINTOMAS, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a GRAVES complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Por isso, é importante fazer EXAMES para verificar se houve contato com alguma pessoa que tenha IST, após ter relação sexual DESPROTEGIDA – sem camisinha masculina ou feminina.

 

3. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos métodos contraceptivos.

 

 

I – Cada método contraceptivo tem suas próprias características e podem ser utilizados por todas as pessoas.

II – Alguns métodos podem ter efeitos colaterais que se manifestam em uma porcentagem, habitualmente pequena, das pessoas.

III – Contracepção é o nome dado a qualquer método que impeça a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo na parede do útero.

 

Quais estão corretas?


a) (    ) Apenas I.

b) (    ) Apenas II.

c) (    ) Apenas I e II.

d) ( X ) Apenas Il e IIl


 

4. Relacione as infecções sexualmente transmissíveis à sua definição adequada.


( A ) Herpes Genital

( B ) Sífilis

( C ) Gonorreia


(B) Causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.

  (A) Causada por vírus, que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos.

  (C) Causada por bactérias que podem causar dor ao urinar e corrimento purulento.


5. Considerando os métodos contraceptivos e as infecções sexualmente transmissíveis (IST), assinale a alternativa correta.

 

a) ( X ) O preservativo é um método eficaz que previne a gravidez e protege contra IST.

b) (    ) O uso de dispositivos intrauterinos, além de prevenir a gravidez, é eficaz na proteção contra IST.

c) (    ) De todos os métodos contraceptivos, a pílula anticoncepcional é o mais eficaz na proteção contra IST.

d) (    ) Algumas infecções sexualmente transmissíveis podem ser evitadas com o método da tabelinha.

 

AULA 026 – 27/10/2020 (COPIAR OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)

 As fases da Lua: A Lua é o único satélite natural do planeta Terra, sendo formado há bilhões de anos atrás, cuja hipótese de origem mais aceita pelos cientista é que ocorreu após o impacto de um grande corpo celeste, do tamanho aproximado de Marte, atingir nosso jovem planeta, ejetando partículas que se juntaram e formaram nosso satélite, mas existem outras teorias que estão em debate.

 Do ponto de vista terrestre, a Lua é um astro brilhante nas noites em nosso planeta, mas a Lua não pode emitir luz, na verdade ela reflete a luz do Sol, a estrela que aquece e ilumina nosso planeta e sistema solar. A Lua apresenta movimentos de translação, rotação e revolução.

 A translação é o movimento que a Lua faz, junto com a Terra ao redor do Sol, levando o mesmo tempo que a terra para fazer o percurso.

 A rotação é o movimento que a Lua faz ao girar em torno do seu próprio eixo.

E a revolução é o movimento que a Lua faz ao girar ao redor da Terra.

 Os movimentos de rotação e revolução tem exatamente o mesmo tempo, fazendo com que nós observemos apenas uma face da Lua. Esse período é de aproximadamente 28 dias, é chamado de mês lunar e o tempo que a Lua leva para completar a translação ao redor do Sol é o ano lunar.

 O movimento da Lua em torno da Terra, a revolução e o movimento conjunto da Lua e da Terra ao redor do Sol, a translação, fazem com que a Lua tenha mudanças de posição e reflexão da luz do Sol para o nosso planeta. Essas posições com incidências luminosas distintas são chamadas de fases da Lua.

As fases da Lua são quatro: Nova, Crescente, Cheia e Minguante.

Lua Nova: Nesta fase, não conseguimos observar a Lua pois ela está posicionada entre o Sol e a Terra e, por isso, não a vemos neste momento. Nesta fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo por volta das 6 horas e se pondo por volta das 18 horas.

Lua Crescente: A Lua crescente ou quarto crescente recebe esta denominação pois neste momento só conseguimos observar um quarto de sua totalidade. Seu formato é de um semicírculo e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.

    Lua Cheia: Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua e, portanto, conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

Lua Minguante: A Lua minguante ou quarto minguante é o último estágio das fases da Lua. Neste período, ela encontra-se no formato de um semicírculo e assim, novamente conseguimos observar um quarto de sua totalidade no sentido oposto da fase crescente. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia.

Eclipses: O movimento constante da Terra e da Lua em torno do Sol faz com que haja alinhamentos, onde a Lua pode obstruir a luz do Sol por alguns instantes, ou a Terra obstruir a luz do Sol de atingir a superfície da Lua, esses fenômenos são conhecidos como eclipses.

O eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, projetando a sombra formada sobre a Terra. Nas regiões do planeta onde o Sol é observado sendo completamente obstruído pela Lua, ocorre o chamado eclipse solar total. Nos lugares onde o sol não fica completamente encoberto pela lua, ocorre o eclipse solar parcial, correspondendo às regiões de penumbra da Lua.

Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse solar durante a fase da Lua Nova.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na região da sombra da Terra, gerada por meio da luz do Sol, e a sombra da Terra cobre o disco lunar.

 

 

Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse lunar durante a fase da Lua Cheia.

 

 

ATIVIDADES – 27/10/2020

 

 

  1. Qual o movimento que a Lua faz junto da Terra em torno do Sol?

a) (  ) Revolução.

b) (  ) Rotação

c) (  ) Evolução.

d) (  ) Translação.


  1. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

DENOMINAÇÃO - QUARTO – MEIO-DIA - SEMICÍRCULO – CRESCENTE

A Lua ____________ ou quarto crescente recebe esta _______________ pois neste momento só conseguimos observar um _________ de sua totalidade. Seu formato é de um ______________ e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao __________ e se põe aproximadamente à meia-noite.


  1. Qual fase da Lua em que é possível observar totalmente a face lunar voltada para a Terra?

a) (   ) Nova.

b) (   ) Crescente.

c) (   ) Cheia.

d) (   ) Minguante.


    4.  Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse solar durante a fase da Lua Nova.

b) (  ) O formato da Lua minguante é de um semicírculo e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.

c) (  ) Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse lunar durante a fase da Lua Cheia.

d) (  ) A revolução é o movimento que a Lua faz ao girar ao redor do seu próprio eixo. 

AULA 026 - 9º ANO

 

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 025 

1. Qual radioisótopo é mais utilizado para identificar fraturas e osteoporose?

a) (  ) Samário-153.

b) (X) Estrôncio-85.

c) (  ) Gálio-67.

d) (  ) Tálio-201.

 

2. Como são conhecidos os radioisótopos que são introduzidos no organismo do paciente para mapear seus órgãos?

a) (  ) Radio-identificadores.

b) (  ) Radiocontroladores.

c) (X) Radiotraçadores.

d) (  ) Radiocomunicadores

 

3. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (V) O paciente submetido ao exame PET, recebe uma injeção com radioisótopo emissor de pósitron ligado a uma molécula que tem afinidade com o órgão do paciente que será estudado.

b) (V) Radioisótopos são isótopos radioativos de elementos que seu isótopo mais abundante é estável.

c) (F) A absorção da energia, células e pequenos organismos não podem sofrer malefícios.

d (V) O Samário-153 é usado para tratamento de câncer ósseo e é usado como analgésico.


4. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

Podemos utilizar a ________ em processos industriais, procedimentos médicos, ________ e na geração de energia. Basta fazê-lo com responsabilidade, fato que não se restringe a esse uso.

a) (X) radiação; fármacos.

b) (  ) medicina; fármacos.

c) (  ) radiação; vestimentas.

d  (  ) medicina; alimentos.

 

AULA 026 – 27/10/2020 (COPIAR OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)

 Sistema Solar e seus planetas

 Um Sistema Solar é composto por um Sol e todos os planetas e corpos celestes que orbitam ao redor dessa estrela. Há casos de sistemas solares formados por duas estrelas (binários) ou até três estrelas (ternários). Mas no caso do sistema do qual o nosso planeta, a Terra, faz parte, há apenas uma estrela, que é considerada de pequeno porte.

Além do sol, existem no Sistema Solar um total de oito planetas, cinco planetas anões, 179 luas e uma grande quantidade de corpos celestes, como asteroides, cometas e outros, incluindo aqueles presentes no Cinturão de Kuiper. A idade estimada para a formação desse Cinturão de Kuiper é de pouco mais que 4,6 bilhões de anos.

 

Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas anões são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, com a possibilidade de inclusão de dezenas de outros nessa categoria nos próximos anos.

 

Plutão já foi considerado como um planeta, mas, a partir de 2006, foi “rebaixado” à categoria de planeta anão

 Entre os planetas citados, os quatro primeiros são planetas rochosos, ou seja, apresentam uma superfície composta por uma litosfera rochosa. Esses planetas, por se encontrarem mais próximos ao sol, apresentam uma atmosfera gasosa com diferentes composições. Os quatro últimos planetas são chamados de planetas gasosos por não possuírem uma superfície rochosa e serem compostos por uma densa atmosfera, sendo muito maiores em razão das baixas temperaturas e do afastamento em relação ao sol.

 

É possível, dessa forma, dividir o Sistema Solar em três partes ou etapas. A primeira, mais quente, é composta pelos planetas rochosos, onde se encontra a Terra. A segunda, mais fria, é formada pelos planetas gigantes gasosos. E a terceira, ainda mais remota e congelada, é formada pelos objetos transnetunianos, ou seja, que estão além da órbita do Netuno, o que inclui quase todos os planetas anões, o Cinturão de Kuiper e alguns outros corpos celestes recentemente descobertos.

 

Galáxias e o Universo: Aumentando a nossa lupa de visualização, partimos para uma escala maior. Os sistemas solares são compostos por planetas e corpos celestes, mas galáxias são compostas basicamente por milhões, bilhões ou trilhões de estrelas que possuem seus respectivos sistemas solares. Mas existem também os exoplanetas, corpos celestes que não estão orbitando nenhuma estrela, poeira cósmica e outros elementos astronômicos que ficam em um centro comum, o centro luminoso e energético de uma galáxia. A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia. A galáxia que nosso sistema solar está localizado é conhecida como Via Láctea.

Até o começo do século XX acreditava-se que estas manchas longas e difusas no espaço com um brilho intenso no meio eram apenas aglomerados de estrelas, os quais receberam o nome de “nebulosas” e foram catalogadas às centenas até que em 1923, Edwin Powell Hubble, conseguiu provar definitivamente que as tais nebulosas de formato espiral eram na verdade objetos extra galácteos (fora da nossa galáxia). Ou seja, eram galáxias completamente independentes.

Já naquela época sabia-se que a extensão de nossa galáxia era de 100 mil anos-luz de diâmetro. Baseado nisso, e na identificação de uma “variável Cefeida” (relação conhecida entre período e luminosidade das Cefeidas, estrelas pulsantes de curto período) na nebulosa de Andrômeda (M31), ele conseguiu calcular a distância de M31, comprovando que ela se situava fora dos limites da Via Láctea.

A partir daí, o próprio Hubble classificou as galáxias de acordo com sua forma em: elípticas, espirais e espirais barradas. As que não apresentam uma forma definida são chamadas de irregulares, mas de acordo com a classificação de Hubble, estão em uma quarta categoria à parte.

·                Galáxias espirais – possuem extensos braços de estrelas e nuvens de poeira cósmica.

·                Galáxias espirais em barra – apresentam braços de estrelas e núcleo central menos desenvolvido se comparado às galáxias espirais.

·                Galáxias elípticas – são formadas por um grande conjunto de estrelas e pouca poeira cósmica.

·                Galáxias irregulares – recebem esse nome por não apresentarem forma definida.

 

O conjunto de galáxias é conhecido como supercluster ou superaglomerado de galáxias (tradução livre) sendo estimados cerca de 10 milhões de supercluster no universo e, por exemplo, o supercluster que nossa galáxia está localizada, o Supercluster de Virgem, contém cerca de 50 mil galáxias. Estima-se que existam cerca de 200 milhões de galáxias no universo.

 

ATIVIDADES – 27/10/2020

 

1. Qual o nome do planeta gasoso mais próximo da estrela do nosso sistema solar?

a) (  ) Mercúrio.

b) (  ) Terra

c) (  ) Júpiter.

d) (  ) Plutão.

 

2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

 

PLANETAS ANÕES - CATEGORIA – JÚPITER - MERCÚRIO – SISTEMA SOLAR

 

Os oito planetas do___________ , em ordem de proximidade ao sol, são:___________, Vênus, Terra, Marte, Saturno, Urano e Netuno. Os ____________ são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, com a possibilidade de inclusão de dezenas de outros nessa _________ nos próximos anos.

 

3. Qual planeta anão já foi considerado um planeta anteriormente?

a) (   ) Ceres.

b) (   ) Plutão.

c) (   ) Éris.

d) (   ) Haumea

 

4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) É possível, dessa forma, dividir o Sistema Solar em duas partes ou etapas. A primeira, mais quente, é composta pelos planetas rochosos, onde se encontra a Terra. A segunda, mais fria, é formada pelos planetas gigantes gasosos.

b) (  ) Galáxias espirais em barra apresentam braços de estrelas e núcleo central menos desenvolvido se comparado às galáxias espirais.

c) (  ) A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia.

d) (  ) Galáxias elípticas possuem extensos braços de estrelas e nuvens de poeira cósmica