segunda-feira, 26 de outubro de 2020

AULA 026 - 6º ANO

 

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 025

1.    Dentre os prejuízos sociais associados ao consumo de álcool estão os acidentes de trânsito, sendo um problema de preocupação mundial e que acarretam um número excessivo de mortes e prejuízos por ano.

A proibição do consumo de álcool para quem pretende dirigir é devido ao fato de que o consumo de bebida alcóolica

 

a) (  ) acelera o funcionamento do corpo.

b) (X) deixa os reflexos mais lentos

c) (  ) melhora a coordenação de euforia motora.

d) (  ) provoca estado.

2. O homem faz uso de substâncias psicoativas desde a antiguidade, para suportar algumas adversidades no ambiente em que viviam, como o cansaço, e atualmente para uso recreativo, por exemplo. Como essas substâncias psicoativas agem no sistema nervoso central?

Resposta: substâncias psicoativas agem no sistema nervoso central e alteram a função cerebral e temporariamente muda a percepção sensorial, o humor, o comportamento, a consciência e estado emocional.

 

3. O consumo de anfetaminas pode provocar hiperatividade e uma grande necessidade de movimento, às quais pode associar-se o aumento da atenção e concentração. Muitas vezes, essas drogas são usadas por motoristas que dirigem à noite e estudantes. Ao consumir a droga esses usuários buscam

 

a) (  ) melhoria da coordenação motora.

b) (  ) melhorar o raciocínio e aprendizagem.

c) (  ) aumentar o apetite e obter mais energia.

d) ( X) perder o sono e afastar o cansaço.

 4. De acordo com seus efeitos no organismo, relacione os tipos de drogas a seguir com suas respectivas características.

 

( A ) Depressoras

( B ) Estimuladoras

( C ) Alucinógenas


( C ) São drogas que afetam o funcionamento do sistema nervoso central de forma a alterar a percepção, causando efeitos como perda dos sentidos e alucinações.

( A ) São drogas que diminuem a atividade cerebral, causando perda de reflexo, atenção, entre outros.

( B ) São drogas que atuam aumentando as atividades cerebrais e o estado de alerta e deixando o indivíduo agitado.

 

AULA 026 – 27/10/2020 (COPIAR OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)

                                                     Drogas e seus efeitos

   As drogas são utilizadas pelo homem, há séculos, para o tratamento de enfermidades ou para alterar o estado da mente. Inicialmente, eram retiradas da natureza, e as folhas secas eram o principal recurso no tratamento de doenças.

   O uso de substâncias psicoativas pelo homem remonta à Antiguidade. As adversidades do ambiente estimulavam o consumo de algumas plantas com propriedades psicoativas para aliviar o cansaço e fome, por exemplo. Atualmente, muitas dessas drogas são sintetizadas em laboratórios. Com o passar do tempo, muitas dessas substâncias passaram a ser proibidas. Assim, o consumo delas está relacionado não apenas a propriedades farmacológicas, mas também à cultura das populações. Nos dias atuais, muitas substâncias, embora apresentem propriedades farmacológicas importantes, são proibidas em diversos países por estarem associadas à marginalidade ou terem seu consumo associado apenas ao uso recreativo.

     Em outra via, existem diversas substâncias legalizadas, comprovadamente prejudiciais, como o álcool e tabaco, que são vendidas de maneira bastante acessível à toda população. Vale lembrar que, no Brasil, a venda de bebidas alcoólicas e cigarros é proibida a menores de 18 anos. O álcool chegou a ter seu consumo proibido nos Estados Unidos entre os anos de 1919 e 1933, no entanto, hoje é legalizado.

 Efeitos das Drogas no Cérebro:

     As drogas podem ser benéficas, como é o caso das usadas no tratamento de enfermidades, no entanto, podem causar diversos prejuízos ao organismo, seja pelo uso incorreto dessas substâncias, seja pelo uso das chamadas drogas de “abuso” ou “recreativas” (sem função terapêutica e utilizadas de forma, muitas vezes, descontrolada pelo ser humano, podendo causar diversos prejuízos ao organismo). São exemplos de drogas de abuso ou recreativas o álcool, o cigarro, a cocaína, entre outras.

     Os efeitos que as drogas causam no cérebro, ou no sistema nervoso central, de forma geral, estão relacionados, principalmente, com a sua ação sobre os neurotransmissores. Os neurotransmissores são moléculas presentes nas vesículas pré-sinápticas neurais, atuando na resposta inibitória ou excitatória entre os neurônios. Muitas drogas atuam de forma a aumentar o tempo de ação de alguns neurotransmissores, dando, assim, uma sensação de prazer ao consumidor.  

   No entanto, como o passar do tempo, o sistema nervoso necessitará de uma quantidade maior dessas substâncias para que se obtenha o mesmo resultado, causando o que conhecemos por dependência química. Assim, o usuário passará a consumir uma quantidade maior da droga, até que não consiga mais reduzir

esse consumo, devido aos efeitos que sentirá em seu sistema nervoso. Esses efeitos são conhecidos, popularmente, como crise de abstinência.

 Efeitos das drogas

 Os efeitos das drogas podem ser percebidos em poucos minutos logo após seu uso, mas tendem a durar poucos minutos, sendo necessária uma nova dose para prolongar seu efeito no corpo. Assim é muito comum a pessoa ficar viciada rapidamente.

 Efeitos a longo prazo

 As consequências à longo prazo de qualquer tipo de droga incluem: destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar e realizar atividades, desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose, depressão ou esquizofrenia, lesões no fígado, como câncer hepático, mau funcionamento dos rins e dos nervos, problemas do coração, como infarto, morte precoce, isolamento da família e da sociedade dentre outros fatores.

 O que pode acontecer ao usar drogas

 O consumo de uma grande quantidade de drogas pode causar overdose, que altera gravemente o funcionamento

de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte. Alguns dos primeiros sintomas de overdose

incluem agitação, convulsões, náuseas e vômitos, alucinações, sangramentos, perda de consciência e, quando não há socorro médico, pode ser fatal.

 Efeitos das drogas na gravidez

 Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebê, e pode levar ao aborto, parto prematuro, restrição do crescimento, baixo peso para a idade gestacional e malformação congênita. Depois do nascimento do bebê, este poderá sofrer uma crise de abstinência das drogas pois o seu organismo já estará viciado. Nesse caso, o bebê poderá apresentar sintomas como chorar muito, ficar muito irritado e ter dificuldade para se alimentar, dormir e respirar, necessitando de internamento hospitalar.

  

ATIVIDADES – 27/10/2020

 1. As drogas podem ser benéficas ou causar diversos prejuízos ao organismo. As chamadas drogas de “abuso” ou “recreativas” são aquelas:

 a) ( ) sem função terapêutica e podem causar diversos prejuízos ao organismo.

b) ( ) utilizadas em ambientes de festa e são perturbadoras.

c) ( ) ilícitas ou lícitas, utilizadas descontroladamente.

d) ( ) com função terapêutica, podendo ser depressora ou estimulante.

 

2. O uso da maior parte das drogas provoca, em um primeiro momento, efeitos muito positivos como sensação de bem-estar, felicidade e coragem. No entanto, seus efeitos a longo prazo podem ser muito graves, especialmente quando utilizadas por muito tempo. Que mensagem a charge a seguir traz como reflexão quanto ao uso de drogas?


3.Pessoas que fazem consumo constante e em grande quantidade de álcool podem sofrer com complicações em virtude do uso crônico da substância, mesmo com o uso recreativo. Elabore uma lista com 3 ações que uma pessoa embriagada pode eventualmente fazer e que coloquem em risco

a) a vida de outras pessoas;

-

-

-

b) a sua vida.
-

-

-


Nenhum comentário:

Postar um comentário