segunda-feira, 26 de outubro de 2020

AULA 026 - 8º ANO

 

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 025


1.      Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes, relacionadas aos métodos de contracepção: 

I – Em todos os métodos ___________ de contracepção o princípio é o mesmo: o anticoncepcional possui ____________ sintéticos que impedem a ____________.

II – A esterilização feminina é chamada de _____________. Neste tipo de cirurgia, as tubas uterinas são bloqueadas, assim, os óvulos produzidos no ovário não conseguem atingir o útero e não há fecundação.

 

a) (    ) de barreira – hormônios – fecundação – vasectomia.

b) (X) hormonais – hormônios – ovulação – laqueadura.

c) (    ) comportamentais – substâncias – menstruação – cirurgia.

d) (    ) físicos – medicamentos – nidação – ligadura.


2.Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à prevenção das IST.

 

GRAVES -  DESPROTEGIDA -  EXAMES -  SINTOMAS

 

Algumas IST podem não apresentar sinais e SINTOMAS, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a GRAVES complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Por isso, é importante fazer EXAMES para verificar se houve contato com alguma pessoa que tenha IST, após ter relação sexual DESPROTEGIDA – sem camisinha masculina ou feminina.

 

3. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos métodos contraceptivos.

 

 

I – Cada método contraceptivo tem suas próprias características e podem ser utilizados por todas as pessoas.

II – Alguns métodos podem ter efeitos colaterais que se manifestam em uma porcentagem, habitualmente pequena, das pessoas.

III – Contracepção é o nome dado a qualquer método que impeça a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo na parede do útero.

 

Quais estão corretas?


a) (    ) Apenas I.

b) (    ) Apenas II.

c) (    ) Apenas I e II.

d) ( X ) Apenas Il e IIl


 

4. Relacione as infecções sexualmente transmissíveis à sua definição adequada.


( A ) Herpes Genital

( B ) Sífilis

( C ) Gonorreia


(B) Causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.

  (A) Causada por vírus, que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos.

  (C) Causada por bactérias que podem causar dor ao urinar e corrimento purulento.


5. Considerando os métodos contraceptivos e as infecções sexualmente transmissíveis (IST), assinale a alternativa correta.

 

a) ( X ) O preservativo é um método eficaz que previne a gravidez e protege contra IST.

b) (    ) O uso de dispositivos intrauterinos, além de prevenir a gravidez, é eficaz na proteção contra IST.

c) (    ) De todos os métodos contraceptivos, a pílula anticoncepcional é o mais eficaz na proteção contra IST.

d) (    ) Algumas infecções sexualmente transmissíveis podem ser evitadas com o método da tabelinha.

 

AULA 026 – 27/10/2020 (COPIAR OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)

 As fases da Lua: A Lua é o único satélite natural do planeta Terra, sendo formado há bilhões de anos atrás, cuja hipótese de origem mais aceita pelos cientista é que ocorreu após o impacto de um grande corpo celeste, do tamanho aproximado de Marte, atingir nosso jovem planeta, ejetando partículas que se juntaram e formaram nosso satélite, mas existem outras teorias que estão em debate.

 Do ponto de vista terrestre, a Lua é um astro brilhante nas noites em nosso planeta, mas a Lua não pode emitir luz, na verdade ela reflete a luz do Sol, a estrela que aquece e ilumina nosso planeta e sistema solar. A Lua apresenta movimentos de translação, rotação e revolução.

 A translação é o movimento que a Lua faz, junto com a Terra ao redor do Sol, levando o mesmo tempo que a terra para fazer o percurso.

 A rotação é o movimento que a Lua faz ao girar em torno do seu próprio eixo.

E a revolução é o movimento que a Lua faz ao girar ao redor da Terra.

 Os movimentos de rotação e revolução tem exatamente o mesmo tempo, fazendo com que nós observemos apenas uma face da Lua. Esse período é de aproximadamente 28 dias, é chamado de mês lunar e o tempo que a Lua leva para completar a translação ao redor do Sol é o ano lunar.

 O movimento da Lua em torno da Terra, a revolução e o movimento conjunto da Lua e da Terra ao redor do Sol, a translação, fazem com que a Lua tenha mudanças de posição e reflexão da luz do Sol para o nosso planeta. Essas posições com incidências luminosas distintas são chamadas de fases da Lua.

As fases da Lua são quatro: Nova, Crescente, Cheia e Minguante.

Lua Nova: Nesta fase, não conseguimos observar a Lua pois ela está posicionada entre o Sol e a Terra e, por isso, não a vemos neste momento. Nesta fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo por volta das 6 horas e se pondo por volta das 18 horas.

Lua Crescente: A Lua crescente ou quarto crescente recebe esta denominação pois neste momento só conseguimos observar um quarto de sua totalidade. Seu formato é de um semicírculo e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.

    Lua Cheia: Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua e, portanto, conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

Lua Minguante: A Lua minguante ou quarto minguante é o último estágio das fases da Lua. Neste período, ela encontra-se no formato de um semicírculo e assim, novamente conseguimos observar um quarto de sua totalidade no sentido oposto da fase crescente. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia.

Eclipses: O movimento constante da Terra e da Lua em torno do Sol faz com que haja alinhamentos, onde a Lua pode obstruir a luz do Sol por alguns instantes, ou a Terra obstruir a luz do Sol de atingir a superfície da Lua, esses fenômenos são conhecidos como eclipses.

O eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, projetando a sombra formada sobre a Terra. Nas regiões do planeta onde o Sol é observado sendo completamente obstruído pela Lua, ocorre o chamado eclipse solar total. Nos lugares onde o sol não fica completamente encoberto pela lua, ocorre o eclipse solar parcial, correspondendo às regiões de penumbra da Lua.

Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse solar durante a fase da Lua Nova.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na região da sombra da Terra, gerada por meio da luz do Sol, e a sombra da Terra cobre o disco lunar.

 

 

Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse lunar durante a fase da Lua Cheia.

 

 

ATIVIDADES – 27/10/2020

 

 

  1. Qual o movimento que a Lua faz junto da Terra em torno do Sol?

a) (  ) Revolução.

b) (  ) Rotação

c) (  ) Evolução.

d) (  ) Translação.


  1. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

DENOMINAÇÃO - QUARTO – MEIO-DIA - SEMICÍRCULO – CRESCENTE

A Lua ____________ ou quarto crescente recebe esta _______________ pois neste momento só conseguimos observar um _________ de sua totalidade. Seu formato é de um ______________ e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao __________ e se põe aproximadamente à meia-noite.


  1. Qual fase da Lua em que é possível observar totalmente a face lunar voltada para a Terra?

a) (   ) Nova.

b) (   ) Crescente.

c) (   ) Cheia.

d) (   ) Minguante.


    4.  Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse solar durante a fase da Lua Nova.

b) (  ) O formato da Lua minguante é de um semicírculo e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.

c) (  ) Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse lunar durante a fase da Lua Cheia.

d) (  ) A revolução é o movimento que a Lua faz ao girar ao redor do seu próprio eixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário