segunda-feira, 19 de outubro de 2020

AULA 025 - 8º ANO

 

CORREÇÃO DO PORTFÓLIO – AULA 024

GABARITO

1-    A                                       6- B

2-    A                                       7- B

3-    A                                       8- B

4-    A                                       9- B

5-    A                                      10- B

 

AULA 025 – 20/10/2020 (COPIAR, RESPONDER AS ATIVIDADES E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)

 

PRINCIPAIS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

 

 

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.

Entre tantos métodos disponíveis, pode ser necessário o auxílio de um médico para escolher qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade, a frequência em que mantém relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde entre outros.




É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.


Entre os métodos contraceptivos, há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que, ao interromper o uso, é possível engravidar. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

 

       As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

 

Sintomas das IST

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).

O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde, independentemente de quando foi a última relação sexual. E, quando indicado, avisar a parceria sexual.

São três as principais manifestações clínicas das IST: corrimentos, feridas e verrugas anogenitais.

 

Prevenção das IST

 




O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

Importante ressaltar que existem vários métodos para evitar a gravidez; no entanto, o único método com eficácia para prevenção de IST é a camisinha (masculina ou feminina). Orienta-se, sempre que possível, realizar dupla proteção: uso da camisinha e outro método anticonceptivo de escolha.

Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST.




HIV/AIDS


HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

                  ATIVIDADES – 20/10/2020

 

1.      Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes, relacionadas aos métodos de contracepção: 

 

I – Em todos os métodos ___________ de contracepção o princípio é o mesmo: o anticoncepcional possui ____________ sintéticos que impedem a ____________.

II – A esterilização feminina é chamada de _____________. Neste tipo de cirurgia, as tubas uterinas são bloqueadas, assim, os óvulos produzidos no ovário não conseguem atingir o útero e não há fecundação.

a) (    ) de barreira – hormônios – fecundação – vasectomia.

b) (    ) hormonais – hormônios – ovulação – laqueadura.

c) (    ) comportamentais – substâncias – menstruação – cirurgia.

d) (    ) físicos – medicamentos – nidação – ligadura.

 

2. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à prevenção das IST.

GRAVES   DESPROTEGIDA   EXAMES   SINTOMAS 

Algumas IST podem não apresentar sinais e ______________, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a _____________ complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Por isso, é importante fazer _______________ para verificar se houve contato com alguma pessoa que tenha IST, após ter relação sexual ______________ sem camisinha masculina ou feminina.

 

3. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos métodos contraceptivos.

 

 

I – Cada método contraceptivo tem suas próprias características e podem ser utilizados por todas as pessoas.

II – Alguns métodos podem ter efeitos colaterais que se manifestam em uma porcentagem, habitualmente pequena, das pessoas.

III – Contracepção é o nome dado a qualquer método que impeça a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo na parede do útero.

 

Quais estão corretas?

 

a) (    ) Apenas I.

b) (    ) Apenas II.

c) (    ) Apenas I e II.

d) (    ) Apenas I e II


 4. Relacione as infecções sexualmente transmissíveis à sua definição adequada.

 

( A ) Herpes Genital

( B ) Sífilis

( C ) Gonorreia


 

 

(    ) Causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.

(    ) Causada por vírus, que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos.

(    ) Causada por bactérias que podem causar dor ao urinar e corrimento purulento.

 5. Considerando os métodos contraceptivos e as infecções sexualmente transmissíveis (IST), assinale a alternativa correta.

a) (    ) O preservativo é um método eficaz que previne a gravidez e protege contra IST.

b) (    ) O uso de dispositivos intrauterinos, além de prevenir a gravidez, é eficaz na proteção contra IST.

c) (    ) De todos os métodos contraceptivos, a pílula anticoncepcional é o mais eficaz na proteção contra IST.

d) (    ) Algumas infecções sexualmente transmissíveis podem ser evitadas com o método da tabelinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário