segunda-feira, 26 de outubro de 2020

AULA 026 - 7º ANO

                           CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 025

 

1. Em que país ocorreu o desastre conhecido como Nuvem de Dioxina?

a) (  ) Estados Unidos da América.

 b) (  ) Japão 

c) (X) Itália.

d) (  ) Ucrânia.

 

2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

                                             BRANCO – RADIOLÓGICO – QUATRO - PESSOAS – CATADORES

 Na cidade de Goiânia, dois catadores de lixo arrombaram um aparelho radiológico nos escombros de um antigo hospital, e encontraram um pó branco que emitia luminosidade azul. O material foi levado a outros pontos da cidade, contaminando pessoas, água, solo e ar, e causando a morte de pelo menos quatro pessoas.

3. O desastre que ocorreu em Minamata foi causado pelo envenenamento da água por

a) (   ) cloro.

b) (   ) amônia.

c) (   ) metano.

d) ( X ) mercúrio.

4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (V) Em 1986 a usina nuclear de Chernobyl explodiu liberando uma radiação dezenas de vezes maior que a das bombas de Hiroshima e Nagasaki.

b) (F) Em um raio de um quilômetro do centro da explosão da bomba de Three Mile Island, quase todos os animais e plantas morreram devido às ondas de choque e calor.

c) (V) Em 1976 após explosão em uma fábrica de produtos químicos em Seveso, foi lançada ao ar uma espécie de nuvem composta de dioxina.

 

AULA 026 – 27/10/2020 (COPIAR OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)

História da Vacina

 A história da vacina iniciou-se no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola, uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. A varíola foi a primeira doença infecciosa que foi erradicada por meio da vacinação.

A primeira vacina de que se tem registro foi criada por Edward Jenner no século XVIII. Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de 20 anos de sua vida aos estudos sobre varíola. Em 1796 realizou uma experiência que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”, mudando, a partir daí, completamente a ideia de prevenção contra doenças.

 Criação da primeira vacina

A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas se tornavam imunes à varíola. A doença, chamada de cowpox, assemelhava-se à varíola humana pela formação de pústulas (lesões com pus).

 Diante dessa observação, em 1796, Jenner inoculou o pus presente em uma lesão de uma ordenhadora chamada Sarah Nelmes, que possuía a doença (cowpox), em um garoto de oito anos de nome James Phipps. Phipps adquiriu a infecção de forma leve e, após dez dias, estava curado. Posteriormente, Jenner inoculou em Phipps pus de uma pessoa com varicela, e o garoto nada sofreu. Surgia aí a primeira vacina.

O médico continuou sua experiência, repetindo o processo em mais pessoas. Em 1798, comunicou sua descoberta em um trabalho intitulado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”. Apesar de enfrentar resistência, em pouco tempo, sua descoberta foi reconhecida e espalhou-se pelo mundo. Em 1799, foi criado o primeiro instituto vacínico em Londres e, em 1800, a Marinha britânica começou a adotar a vacinação. A vacina chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.

 O que é vacina?

 A vacinação garante que o indivíduo fique protegido contra uma determinada doença e impede que esta continue propagando-se pela população. A vacina é uma importante forma de imunização ativa (quando o próprio corpo produz os anticorpos) e baseia-se na introdução do antígeno – agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular a produção de anticorpos e células de memória pelo sistema imunológico. Por causa da produção de anticorpos e células de memória, a vacina garante que, quando o agente causador da doença infecte o corpo dessa pessoa, ela já esteja preparada para responder de maneira rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença. A vacina é, portanto, uma importante forma de prevenção contra doenças. Poliomielite, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria e hepatite B são exemplos de doenças que podem ser prevenidas atualmente pela vacinação.

 

Revolta da vacina

Em 1904, o Rio de Janeiro sofria com a falta de saneamento básico, apresentando ruas cheias de lixo e tratamento de água e de esgoto ineficientes. Esse quadro desencadeava uma série de epidemias, inclusive de varíola. Nesse contexto preocupante, o então presidente da República, Francisco de Paula Rodrigues Alves, deu início a diversas medidas para melhorar o saneamento e reurbanizar o Rio de Janeiro.


Nesse contexto, para reduzir o número de doenças, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz iniciou uma série de ações, como remoção do lixo e tentativas de matar os mosquitos causadores da febre amarela. A varíola era outro problema, o qual o médico pretendia resolver com a chamada Lei da Vacina Obrigatória.


A obrigatoriedade da vacinação imposta por Oswaldo Cruz e a falta de informação sobre a eficácia e segurança das vacinas causaram grande descontentamento na população, que já estava sofrendo com a reestruturação da cidade. Por essa razão, várias pessoas saíram às ruas em protesto contra a vacinação obrigatória. O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército. Esses confrontos, que ocorreram no período de 10 a 16 de novembro de 1904, causaram a morte de um grande número de pessoas. Essa semana de tensão tornou-se o maior motim da história do Rio, configurando aquilo que ficou conhecido como Revolta da Vacina.


No dia 16 de novembro, o governo revogou a obrigatoriedade da vacina, e a polícia prendeu várias pessoas que estavam pelas ruas do Rio de Janeiro. De acordo com dados do Centro Cultural do Ministério da Saúde, a revolta deixou um saldo de 30 mortos, 110 feridos e 945 presos, dos quais 461 foram deportados para o Acre.

 

Vacinas são uma das armas mais eficazes para prevenir doenças

 

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – seja contaminada.

É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomarem certas vacinas.

 

Vamos conhecer mais sobre a importância das vacinas? Se possível, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=giM3O9b5Hmc  

 

ATIVIDADES – 27/10/2020

 

1. Uma notícia aumenta a esperança dos brasileiros na pandemia de COVID-19. A Fiocruz anunciou um entendimento com o laboratório AstraZeneca para produzir, a partir de dezembro de 2020, milhões de doses da vacina contra o coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Atualmente, a pesquisa está na fase estudos clínicos (quando ela é testada em larga escala). A parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e com o laboratório britânico AstraZeneca é uma das mais adiantados do mundo.

Espera-se que essa vacina traga proteção porque:

 

a) (  ) será constituída de DNA recombinantes.

b) (  ) apresentará anticorpos específicos contra o coronavírus.

c) (  ) poderá induzir resposta imunológica.

d) (  ) irá impedir mutações dos vírus.

 

2. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à imunização.

 

IMUNOLÓGICO - VACINA - ANTICORPOS - ANTÍGENO – IMUNIDADE

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um ____________ o sistema imunológico produz anticorpos para combater aquele invasor. O que a vacina faz é gerar essa ______________. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a _____________ ensina e estimula o sistema _____________ a produzir os ______________ que levam à imunidade. Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade sem ficar doente.

 

3. Relacione os termos a seguir à sua definição adequada.

( A ) Imunidade

( B ) Anticorpo

( C ) Antígeno

 

(   ) São glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo.

(    ) É toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos.

(    ) São os mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele.

 

4. O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército em 1904, onde várias pessoas saíram às ruas em protesto contra a vacinação obrigatória, tal confronto ficou conhecido como Revolta da Vacina, que estava contextualizada

 

a) (  ) na reurbanização e no saneamento do Rio de Janeiro.

b)(  )  no saneamento básico do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.

c) (  ) no combate às doenças promovido pela OMS.

d) (  ) na campanha de reeducação familiar.

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