CORREÇÃO DAS ATIVIDADES – AULA 025
1.
Em que país ocorreu o desastre conhecido como Nuvem de Dioxina?
a)
( ) Estados Unidos da América.
c) (X) Itália.
d)
( ) Ucrânia.
2. Complete o texto com os termos que faltam para que
este tenha sentido
3. O desastre que ocorreu em Minamata foi causado pelo envenenamento da água por
a)
( ) cloro.
b)
( ) amônia.
c)
( ) metano.
d) ( X ) mercúrio.
4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
a) (V) Em 1986 a usina nuclear
de Chernobyl explodiu liberando uma radiação dezenas de vezes maior que a das
bombas de Hiroshima e Nagasaki.
b) (F) Em um raio de um
quilômetro do centro da explosão da bomba de Three Mile Island, quase todos os
animais e plantas morreram devido às ondas de choque e calor.
c)
(V) Em 1976 após explosão em uma fábrica de
produtos químicos em Seveso, foi lançada ao ar uma espécie de nuvem composta de
dioxina.
AULA 026 – 27/10/2020 (COPIAR
OU IMPRIMIR AS ATIVIDADES, RESPONDER E ENCAMINHAR PARA O PROFESSOR)
História da Vacina
A primeira vacina de que se tem registro foi criada por
Edward Jenner no século XVIII. Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e
dedicou cerca de 20 anos de sua vida aos estudos sobre varíola. Em 1796
realizou uma experiência que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou
seu trabalho “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”,
mudando, a partir daí, completamente a ideia de prevenção contra doenças.
A primeira vacina surgiu a partir
dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas
que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à
conclusão de que essas pessoas se tornavam imunes à varíola. A doença, chamada
de cowpox, assemelhava-se à varíola humana pela formação de pústulas (lesões
com pus).
O médico continuou sua experiência,
repetindo o processo em mais pessoas. Em 1798, comunicou sua descoberta em um
trabalho intitulado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da
Varíola”. Apesar de enfrentar resistência, em pouco tempo, sua descoberta foi
reconhecida e espalhou-se pelo mundo. Em 1799, foi criado o primeiro instituto
vacínico em Londres e, em 1800, a Marinha britânica começou a adotar a
vacinação. A vacina chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de
Barbacena.
Revolta da vacina
Em 1904, o Rio de Janeiro sofria com a
falta de saneamento básico, apresentando ruas cheias de lixo e tratamento de
água e de esgoto ineficientes. Esse quadro desencadeava uma série de epidemias,
inclusive de varíola. Nesse contexto preocupante, o então presidente da
República, Francisco de Paula Rodrigues Alves, deu início a diversas medidas
para melhorar o saneamento e reurbanizar o Rio de Janeiro.
Nesse contexto, para reduzir o número de
doenças, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz iniciou uma série de ações, como
remoção do lixo e tentativas de matar os mosquitos causadores da febre amarela.
A varíola era outro problema, o qual o médico pretendia resolver com a chamada
Lei da Vacina Obrigatória.
A obrigatoriedade da vacinação imposta por
Oswaldo Cruz e a falta de informação sobre a eficácia e segurança das vacinas
causaram grande descontentamento na população, que já estava sofrendo com a
reestruturação da cidade. Por essa razão, várias pessoas saíram às ruas em
protesto contra a vacinação obrigatória. O Rio de Janeiro vivenciou grandes
confrontos entre a população e as forças da polícia e exército. Esses
confrontos, que ocorreram no período de 10 a 16 de novembro de 1904, causaram a
morte de um grande número de pessoas. Essa semana de tensão tornou-se o maior
motim da história do Rio, configurando aquilo que ficou conhecido como Revolta
da Vacina.
No dia 16 de novembro, o governo revogou a
obrigatoriedade da vacina, e a polícia prendeu várias pessoas que estavam pelas
ruas do Rio de Janeiro. De acordo com dados do Centro Cultural do Ministério da
Saúde, a revolta deixou um saldo de 30 mortos, 110 feridos e 945 presos, dos
quais 461 foram deportados para o Acre.
Vacinas são uma das armas mais eficazes para prevenir doenças
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra
doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la,
e é isso que as vacinas fazem. A vacinação não apenas protege aqueles que
recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais
pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma
delas – vacinada ou não – seja contaminada.
É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na
infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as
mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se
ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto
(tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. Os
profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas,
com características específicas, também têm recomendações para tomarem certas
vacinas.
Vamos conhecer mais
sobre a importância das vacinas? Se possível, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=giM3O9b5Hmc
ATIVIDADES
– 27/10/2020
1. Uma notícia aumenta a esperança dos
brasileiros na pandemia de COVID-19. A Fiocruz anunciou um entendimento com o
laboratório AstraZeneca para produzir, a partir de dezembro de 2020, milhões de
doses da vacina contra o coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford.
Atualmente, a pesquisa está na fase estudos clínicos (quando ela é testada em
larga escala). A parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e com o
laboratório britânico AstraZeneca é uma das mais adiantados do mundo.
Espera-se
que essa vacina traga proteção porque:
a)
( ) será constituída de DNA
recombinantes.
b)
( ) apresentará anticorpos específicos
contra o coronavírus.
c)
( ) poderá induzir resposta imunológica.
d)
( ) irá impedir mutações dos vírus.
2.
Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à imunização.
IMUNOLÓGICO - VACINA - ANTICORPOS - ANTÍGENO – IMUNIDADE
Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por
um ____________ o sistema imunológico produz anticorpos para combater aquele
invasor. O que a vacina faz é gerar essa ______________. Com os mesmos
antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a _____________
ensina e estimula o sistema _____________ a produzir os ______________ que
levam à imunidade. Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade
sem ficar doente.
3. Relacione os termos a seguir à sua definição
adequada.
( A ) Imunidade
( B ) Anticorpo
( C ) Antígeno
( ) São
glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal
função garantir a defesa do organismo.
( ) É toda substância estranha ao organismo que
desencadeia a produção de anticorpos.
( ) São os
mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que
podem causar danos a ele.
4.
O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da
polícia e exército em 1904, onde várias pessoas saíram às ruas em protesto
contra a vacinação obrigatória, tal confronto ficou conhecido como Revolta da
Vacina, que estava contextualizada
a) ( ) na reurbanização
e no saneamento do Rio de Janeiro.
b)( ) no saneamento básico do Brasil, especialmente
no Rio de Janeiro.
c) ( ) no
combate às doenças promovido pela OMS.
d) ( ) na
campanha de reeducação familiar.
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