segunda-feira, 31 de agosto de 2020

AULA 19 - 6º ANO

 

Correção do Portfólio 6º ano, aula 018(25/08/2020)

1.  O Núcleo do planeta Terra é responsável por atrair tudo que está na superfície e ao redor do planeta, através da gravidade. Do que é composto o núcleo da Terra?

a) (  ) Água.

b) (  ) Rocha derretida.

c) (X) Ferro.

d) (  ) Gases.

 

2.    O movimento que a Terra realiza, responsável pela sucessão dos dias e das noites é o movimento de

a) (  ) translação.

b) (X) rotação.

c) (  ) inclinação.

d) (  ) órbita.

 

3 . Observe bem a imagem e responda: por que o planeta Terra apresenta as estações do ano?

a) (  ) A inclinação do eixo e o movimento de translação da Terra não provocam o dia e a noite em nosso planeta e nem as estações do ano.

b) (  ) O movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano, recebe o nome de movimento de translação e a sua principal consequência é a duração de um dia.

c) (  ) A Terra apresenta as estações do ano por causa de seus dois movimentos, o de translação e o de rotação, e também devido ao eixo de inclinação em relação ao Sol.

d) (X) A Terra está em constante movimento. Gira em torno do Sol no movimento de translação e as estações do ano acontecem por causa desse movimento e do eixo de inclinação.

 

 4. Sobre a Terra, é correto afirmar que

a) (  ) a Terra apresenta forma oval e achatada nos pólos, e gira no sistema solar junto com a Lua, no movimento de rotação.

b) (  ) a Terra apresenta uma forma cilíndrica e gira no sistema solar, junto com a Lua.

c) (X)  a Terra apresenta aparência azulada, tem forma arredondada e achatada nos pólos e gira ao redor Sol, com o movimento de translação.

d) (  ) a Terra apresenta uma forma oval e se movimenta sozinha no sistema solar.

  

5. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

CONHECEMOS – VELA – TRANSFORMAÇÕES – DERRETIMENTO – ESSENCIAIS

As TRANSFORMAÇÕES da matéria são comuns em nosso cotidiano, como o DERRETIMENTO do gelo em um copo de água ou o fogo de uma VELA Essas transformações são ESSENCIAIS para que a vida exista como CONHECEMOS hoje.

 

Bom estudo!

AULA 019 – 01/09/2020

. Encaminhar para o professor das 07:00 as 11:30 ou 12:45 as 17:15.

 CÉLULAS

 

Citoplasma, núcleo e membrana plasmática são as principais estruturas das células.

 

As células foram descobertas pelo biólogo Robert Hooke, em 1665, que observava cortes de cortiça (material de origem vegetal utilizado para fazer rolhas). Esse importante pesquisador analisou o corte em um aumento de 270 vezes e verificou a presença de compartimentos, os quais chamou de célula (do latim cella, que significa câmara).

 A presença de células é uma das características que todos os seres vivos possuem em comum.

Ela é a menor unidade que forma um indivíduo. Os seres vivos podem ter somente uma ou diversas células. As bactérias, por exemplo, são formadas somente por uma, tal como mostra a figura abaixo. Alguns fungos, algas e protozoários também são assim. Chamamos de unicelulares todos os seres vivos formados por uma única célula.

 As plantas e animais são formados por mais de uma célula. Assim, são considerados multicelulares. Seres vivos multicelulares geralmente apresentam diversos tipos de células diferentes. O conjunto de células é chamado de tecido.


Células são geralmente tão pequenas que não conseguimos enxergar a olho nu, ou seja: sem uso de lentes de aumento especiais. Assim, é utilizado o microscópio para que sejam observadas.

 Graças a essa máquina, hoje podemos saber as principais estruturas de uma célula, que são:

 

- Citoplasma: região gelatinosa, rica em água e sais minerais. É nele que estão estruturas responsáveis por grande parte do funcionamento da célula.

 

- Núcleo: estrutura arredondada onde se encontra o material genético.

 

- Membrana plasmática: uma película que fica em torno da célula, selecionando o que entra e o que sai de dentro dela.

 

As células das bactérias são mais simples que as dos outros seres vivos. Uma das diferenças é o fato de não possuírem núcleo .  Nelas, o material genético fica em um local chamado nucleoide.

 As células das plantas e de algumas bactérias possuem também uma estrutura que fica em torno da membrana plasmática, chamada de parede celular. Ela protege a célula, fazendo com que se apresente mais rígida.

 

Quer saber mais sobre células? Acesse o link abaixo e assista o vídeo.



https://www.youtube.com/watch?v=-HWiJdIAnMw
 

 

 

ATIVIDADES – 01/09/2020

 

1- As células são os componentes fundamentais de todos os seres vivos, não sendo encontradas apenas nos vírus. Algumas pessoas costumam dizer que as células são formadas por:

 A (  ) membrana plasmática, citoplasma e núcleo. 

B (  ) membrana plasmática e núcleo. 

C (  ) carioteca, citoplasma e goolgi. 

D (  ) citoplasma e núcleo. 

 

2. Em 1665, um biólogo que observava cortes de cortiça (material de origem vegetal utilizado para fazer rolhas), analisou o corte em um aumento de 270 vezes e verificou a presença de compartimentos, os quais chamou de célula (do latim cella, que significa câmara). O nome dele é:

 A (  ) Robert Hooke. 

B (  ) Roberto Carlos 

C (  ) Carioteca 

D (  ) Luciano Huck 

 

3. Células são geralmente tão pequenas que não conseguimos enxergar a olho nu, ou seja: sem uso de lentes de aumento especiais. Assim, é utilizado para que sejam observadas, o?

 A (  ) Microscópio. 

B (  ) Lente de contato 

C (  ) Luneta 

D (  ) Óculos 

 

4. As plantas e animais são formados por mais de uma célula. Assim, são considerados multicelulares. Seres vivos multicelulares geralmente apresentam diversos tipos de células diferentes. O conjunto de células é chamado de tecido. Quais são as principais estruturas de uma célula, explique cada uma.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AULA 19 - 7º ANO

 Correção do Portfólio 7º ano, aula 018(25/08/2020)

1. Na atmosfera há um gás comburente necessário para a combustão e primordial para a vida. Há, também, um outro gás que forma uma frágil camada que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. O texto refere-se a quais gases, respectivamente?

a) (  ) Gás carbônico e gás oxigênio.

b) (  ) Gás metano e gás ozônio.

c) (X) Gás oxigênio e gás ozônio.

d) (  ) Gás oxigênio e gás carbônico.

  

2. Em relação à composição do ar, analise as afirmações e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

 a) (F) O oxigênio é o gás mais abundante em toda atmosfera.

b) (F) Fenômenos naturais ou antrópicos podem alterar a composição do gases da atmosférica.

c) (V) A estratosfera é onde se localiza a famosa camada de ozônio.

d) (V) Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o nitrogênio.

 

3. Ao longo do tempo sofremos com a destruição da camada de ozônio, desencadeada principalmente pelo processo de desenvolvimento industrial, liberando substâncias que a degradaram. Qual a importância da camada de ozônio para nosso planeta

 a) (  ) Acabar com o oxigênio

b) (  ) Aumentar a quantidade de gás carbônico

c) (X) Proteger os seres vivos contra os raios ultra-violeta

d) (  ) Aumentar o efeito estufa na Terra

 

4. Assinale a alternativa que indica um conceito correto em relação ao efeito estufa:

 a) (  ) O efeito estufa é um fenômeno artificial relacionado a vida humana na Terra.

b) (X) O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra.

c) (  ) O efeito estufa é um ciclone que consiste no aumento dos ventos do planeta e das águas dos oceanos.

d) (  ) Há quatro principais gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kyoto, dentre eles o dióxido de carbono e o oxigênio.

 

5. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

 I - Fenômenos ______________ não podem alterar a composição dos gases da atmosfera.

II – O ___________________ é responsável pela manutenção da vida na Terra, uma vez que a ________________ do nosso planeta pode ser alterada.

a)  (X) naturais – sol – magnitude.

b)  (  ) antrópicos – efeito estufa – temperatura.

c)  (  ) meteorológicos – mar – vida.

d)  (  ) climáticos – aquecimento global - composição.

 

Bom estudo!

                                         AULA 019 – 01/09/2020

 

Principais Ecossistemas Brasileiros

     Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas.

     O ecossistema refere-se ao conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região. Qualquer ambiente onde há interação entre os fatores abióticos e os seres vivos é um ecossistema.

 

 

    O Brasil possui um vasto território, os tipos de clima e de solo são muito variados, o que confere diferentes condições ambientais. Esses fatores propiciam o surgimento de diferentes ecossistemas. Veja a seguir as principais características e imagens dos ecossistemas brasileiros.

- A Amazônia constitui a maior área remanescente de florestas tropicais do mundo. Ela ocupa cerca de 49,29% do território brasileiro. Possui um solo muito fértil.

- A Caatinga representa 10% do território brasileiro. Uma de suas principais características são suas plantas que se adaptaram à falta de água do ambiente. A sobrevivência das plantas da Caatinga é sua resistência em períodos de seca, visto que elas armazenam água em seus troncos e folhas, exemplo: cactos.

- O Cerrado é um bioma do tipo savana, com árvores espaçadas uma das outras e de pequeno porte. Este é considerado um dos ecossistemas brasileiros que mais vem sofrendo com o desmatamento causado pelo avanço das plantações agrícolas.

- A Mata Atlântica, é um dos ecossistemas mais devastados do Brasil. Estima-se que existam apenas 5% da sua vegetação original. Aproximadamente 70% da população brasileira vivem na área desse bioma, localizado próximos as regiões litorâneas.

- A Mata dos Cocais é considerada uma “mata de transição” e está localizada entre as florestas úmidas da Amazônia e a Caatinga. Este ecossistema já foi muito explorado, ainda no período colonial,para extração de produtos específicos, como o óleo de babaçu e a cera de carnaúba. Com o passar do tempo as plantações de soja tomaram uma dimensão extensa, o que contribui com a destruição do ambiente.

- O pantanal é considerado a maior planície inundada do Brasil. Isso ocorre em alguns períodos do ano, onde determinadas áreas podem ficar parcialmente ou totalmente submersas. É um dos biomas com maior diversidade de animais e plantas. Localizada entre MT e MTS.

- A Mata das Araucárias apresenta, de forma bem definida, as diferentes estações do ano, ou seja, os invernos são frios e os verões são quentes.

- Os manguezais são biomas litorâneos com vegetação arbustiva que se desenvolve em um solo lodoso e salgado. Para o meio ambiente, este é um importante ecossistema pois ele evita o assoreamento das praias, funcionado como uma barreira.

- Os Pampas, também chamado de campos ou campos sulinos. Representa um tipo de pradaria. Ocorre em locais onde a região de relevo apresenta topos arredondados. A pecuária é considerada a principal atividade econômica.

Quer saber mais sobre Ecossistemas? Acesse o link abaixo e assista a incrível vídeo aula.



https://www.youtube.com/watch?v=6AYZqtLWBV0&feature=emb_logo

 

ATIVIDADES – 01/09/2020


1. Sobre os fatores decorrentes nos dia atuais e o conhecimento absorvido sobre os ecossistemas, coloque V nas afirmações verdadeiras e F nas Falsas.

 a) (  ) Muitos recursos naturais amazônicos estão sendo explorados de modo acelerado e sem controle e em pouco tempo, as reservas poderão se esgotar.

b) (   ) Se a vegetação de uma região for retirada poderá causar a erosão.

c) (   ) O subsolo da região amazônica é rico em minérios.

d)(  ) A matança de animais, a retirada de madeira e o desmatamento ajudam a manter o solo fértil.

  

2. Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?

a) (    )  Caatinga

b) (    )  Cerrado

c) (    )  Amazônia

d) (    )  Mata Atlântica

 

3. Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:

 a) (    )  às caatingas.

b) (    )  aos campos.

c) (    )  ao Pantanal.

d) (    )  aos Manguezais.

 

4. O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.

a) (   )  Goiás e Mato Grosso

b) (   ) Bahia e Minas Gerais

c) (   ) Pará e Amazonas

d) (   ) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

  

5. “A cada dia sendo mais empurrada para fora de seu habitat, a capivara está vivendo mais próxima das áreas urbanas. E, com fácil adaptação, esse roedor tem invertido a realidade dos animais silvestres, se multiplicando de forma acentuada em algumas regiões”. A invasão das capivaras em áreas urbanas. Os fatores que podem ser relacionados a esta invasão e à perda da qualidade de vida da população são:

 A) (   ) O desmatamento.

B) (   ) A caça predatória

C) (   ) A adaptação ao mesmo ecossistema.

D) (  ) A manutenção da boa qualidade de vida.

AULA 19 - 8º ANO

 Correção do Portfólio 8º ano, aula 018(25/08/2020)

1. Interpretando a tirinha, podemos considerar que a substituição da lâmpada incandescente pela fluorescente se dá pela

a)     (   ) alusão a economia de energia.

b)     (X) ideia ser ruim e é economizar energia.

c)     (   ) imposição de substituir as lâmpadas por ordens superiores.

d)     (   ) inovação sempre ser superada por algo ou alguém.

 

2. O consumo de energia de equipamentos desligados é responsável por cerca de 15% do consumo de energia elétrica de uma residência. Alternativas para reduzir esse custo, além de desligar os equipamentos da tomada pode ser

a)  (   ) manter equipamentos ligados sempre, para precaução de necessidade de uso.

b)  (   ) ligar os equipamentos apenas quando forem usar, por exemplo geladeira e freezer.

c)  (X) deixar todos os sinais de LED desligados quando há essa opção.

d)  (   ) substituir equipamentos elétricos com consumo de energia categoria A por de categoria C.


3.  Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

 

CELULAR – DESPERDÍCIOS – BENEFÍCIOS – FUNDAMENTAL - HOSPITAIS

 

O Uso de energia elétrica é peça FUNDAMENTAL para nossa sociedade moderna. Desde o simples carregamento de um CELULAR até o funcionamento dos equipamentos vitais nas UTI’s dos HOSPITAIS a energia elétrica está presente. O uso consciente e sem BENEFÍCIOS de energia elétrica pode trazer DESPERDÍCIOS tanto financeiros quanto ambientais.

 

4. Observe a imagem a seguir

O excesso de equipamentos sobrecarrega os fios que alimentam a tomada, causando choques e até a queima dos aparelhos, sem falar do desperdício de energia elétrica.

Esse desperdício acontece devido

a)  (X) a maior quantidade de equipamentos ligados.

b)  (  ) a possibilidade de descargas elétricas, como choques.

c)  (  ) a queda na corrente e consequente diminuição no consumo.

d)  (  ) a estática criada ao redor da adaptação.

 

5. O chuveiro é um equipamento elétrico essencial no nosso cotidiano, mas seu uso descontrolado pode gerar um gasto com energia elétrica elevado. Quais ações podem ser tomadas para reduzir o consumo de energia de um chuveiro elétrico

a) (  ) aumentar a potência do chuveiro

b) (  ) Tomar vários banhos ao dia

c) (X) Fechar o registro ao ensaboar

d) (  ) Fazer uma gambiarra

 

AULA 019 – 01/09/2020

 

REPRODUÇÃO ASSEXUADA E SEXUADA

 

A reprodução assexuada e a sexuada diferenciam-se pelo envolvimento ou não de células especializadas que são chamadas de gametas.

O que é gameta?

      Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.

      Os gametas apresentam metade do conjunto cromossômico de uma espécie. Em humanos, por exemplo, enquanto uma célula autossômica possui 46 cromossomos, seus gametas possuem apenas 23 cromossomos. O número de cromossomos reduzido pela metade nos gametas é essencial para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, uma vez que ocorre a união dos gametas masculino e feminino.

      A diversidade de organismos vivos na Terra é impressionante, assim como a variedade de modos de vida e de reprodução. Os modelos reprodutivos apresentados pelos seres vivos, apesar de serem variados, podem ser agrupados em dois grandes grupos: reprodução do tipo assexuada e a sexuada.

 

→ Gameta dos animais

     Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide, o qual é uma célula reprodutora dotada de flagelo e, portanto, móvel. Já o gameta feminino é chamado de ovócito e é imóvel.

 

O espermatozoide humano é menor que o ovócito e apresenta cabeça e cauda. Na cabeça, encontram-se o núcleo e uma estrutura chamada de acrossoma, que contém importantes enzimas que favorecem a fecundação. A cauda, por sua vez, garante a locomoção e é formada pela peça intermediária (rica em mitocôndrias que fornecem energia), peça principal e peça terminal.

 O ovócito secundário humano, conhecido também como óvulo, é o gameta feminino liberado na ovulação. Ele caracteriza-se por ser circundado pela zona pelúcida (formada por material glicoproteico) e pela corona radiata (camada de células foliculares).

  Reprodução assexuada

     Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Nesse caso, existe apenas um único ser parental.

     Existem vários mecanismos de reprodução assexuada, a saber: Divisão binária, Brotamento, Esporulação, etc.

 

Reprodução sexuada

     Na reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada gameta. Esse tipo de reprodução é observado, por exemplo, na grande maioria dos animais, inclusive nos seres humanos.

 A grande vantagem da reprodução sexuada é garantir a variabilidade genética da espécie. Ou seja, seres diferentes uns dos outros.

Quer saber mais sobre Reprodução? Acesse o link abaixo e assista a incrível vídeo aula.




https://www.youtube.com/watch?v=RdYGpwj7A0Q

ATIVIDADES – 01/09/2020

1. Sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa INCORRETA:

a) A reprodução assexuada não envolve gametas.

b) Bactérias reproduzem-se por reprodução assexuada.

c) Alguns animais podem reproduzir-se assexuadamente.

d) A reprodução assexuada aumenta variabilidade genética.

 

2. Alguns seres vivos reproduzem-se assexuadamente. Uma forma de reprodução rápida e fácil. A desvantagem desse modo de reprodução é que:

a) Não cria variação genética.

b) Cria variação genética.

c) “Consome” energia.

d) Os descendentes não são duplicatas dos pais.

 

3. Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos, podendo ser chamados de :

 a) Clones

b) Ciclones

c) Mutação

d) Drones

 

4. Na reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada gameta. O gameta masculino e o feminino respectivamente são chamados de :

a) Espermatozoide e Óvulo

b) Óvulo e Esperma

c) Clara e Gema

d) Ovo e Óvulo