segunda-feira, 31 de agosto de 2020

AULA 19 - 8º ANO

 Correção do Portfólio 8º ano, aula 018(25/08/2020)

1. Interpretando a tirinha, podemos considerar que a substituição da lâmpada incandescente pela fluorescente se dá pela

a)     (   ) alusão a economia de energia.

b)     (X) ideia ser ruim e é economizar energia.

c)     (   ) imposição de substituir as lâmpadas por ordens superiores.

d)     (   ) inovação sempre ser superada por algo ou alguém.

 

2. O consumo de energia de equipamentos desligados é responsável por cerca de 15% do consumo de energia elétrica de uma residência. Alternativas para reduzir esse custo, além de desligar os equipamentos da tomada pode ser

a)  (   ) manter equipamentos ligados sempre, para precaução de necessidade de uso.

b)  (   ) ligar os equipamentos apenas quando forem usar, por exemplo geladeira e freezer.

c)  (X) deixar todos os sinais de LED desligados quando há essa opção.

d)  (   ) substituir equipamentos elétricos com consumo de energia categoria A por de categoria C.


3.  Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

 

CELULAR – DESPERDÍCIOS – BENEFÍCIOS – FUNDAMENTAL - HOSPITAIS

 

O Uso de energia elétrica é peça FUNDAMENTAL para nossa sociedade moderna. Desde o simples carregamento de um CELULAR até o funcionamento dos equipamentos vitais nas UTI’s dos HOSPITAIS a energia elétrica está presente. O uso consciente e sem BENEFÍCIOS de energia elétrica pode trazer DESPERDÍCIOS tanto financeiros quanto ambientais.

 

4. Observe a imagem a seguir

O excesso de equipamentos sobrecarrega os fios que alimentam a tomada, causando choques e até a queima dos aparelhos, sem falar do desperdício de energia elétrica.

Esse desperdício acontece devido

a)  (X) a maior quantidade de equipamentos ligados.

b)  (  ) a possibilidade de descargas elétricas, como choques.

c)  (  ) a queda na corrente e consequente diminuição no consumo.

d)  (  ) a estática criada ao redor da adaptação.

 

5. O chuveiro é um equipamento elétrico essencial no nosso cotidiano, mas seu uso descontrolado pode gerar um gasto com energia elétrica elevado. Quais ações podem ser tomadas para reduzir o consumo de energia de um chuveiro elétrico

a) (  ) aumentar a potência do chuveiro

b) (  ) Tomar vários banhos ao dia

c) (X) Fechar o registro ao ensaboar

d) (  ) Fazer uma gambiarra

 

AULA 019 – 01/09/2020

 

REPRODUÇÃO ASSEXUADA E SEXUADA

 

A reprodução assexuada e a sexuada diferenciam-se pelo envolvimento ou não de células especializadas que são chamadas de gametas.

O que é gameta?

      Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.

      Os gametas apresentam metade do conjunto cromossômico de uma espécie. Em humanos, por exemplo, enquanto uma célula autossômica possui 46 cromossomos, seus gametas possuem apenas 23 cromossomos. O número de cromossomos reduzido pela metade nos gametas é essencial para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, uma vez que ocorre a união dos gametas masculino e feminino.

      A diversidade de organismos vivos na Terra é impressionante, assim como a variedade de modos de vida e de reprodução. Os modelos reprodutivos apresentados pelos seres vivos, apesar de serem variados, podem ser agrupados em dois grandes grupos: reprodução do tipo assexuada e a sexuada.

 

→ Gameta dos animais

     Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide, o qual é uma célula reprodutora dotada de flagelo e, portanto, móvel. Já o gameta feminino é chamado de ovócito e é imóvel.

 

O espermatozoide humano é menor que o ovócito e apresenta cabeça e cauda. Na cabeça, encontram-se o núcleo e uma estrutura chamada de acrossoma, que contém importantes enzimas que favorecem a fecundação. A cauda, por sua vez, garante a locomoção e é formada pela peça intermediária (rica em mitocôndrias que fornecem energia), peça principal e peça terminal.

 O ovócito secundário humano, conhecido também como óvulo, é o gameta feminino liberado na ovulação. Ele caracteriza-se por ser circundado pela zona pelúcida (formada por material glicoproteico) e pela corona radiata (camada de células foliculares).

  Reprodução assexuada

     Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Nesse caso, existe apenas um único ser parental.

     Existem vários mecanismos de reprodução assexuada, a saber: Divisão binária, Brotamento, Esporulação, etc.

 

Reprodução sexuada

     Na reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada gameta. Esse tipo de reprodução é observado, por exemplo, na grande maioria dos animais, inclusive nos seres humanos.

 A grande vantagem da reprodução sexuada é garantir a variabilidade genética da espécie. Ou seja, seres diferentes uns dos outros.

Quer saber mais sobre Reprodução? Acesse o link abaixo e assista a incrível vídeo aula.




https://www.youtube.com/watch?v=RdYGpwj7A0Q

ATIVIDADES – 01/09/2020

1. Sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa INCORRETA:

a) A reprodução assexuada não envolve gametas.

b) Bactérias reproduzem-se por reprodução assexuada.

c) Alguns animais podem reproduzir-se assexuadamente.

d) A reprodução assexuada aumenta variabilidade genética.

 

2. Alguns seres vivos reproduzem-se assexuadamente. Uma forma de reprodução rápida e fácil. A desvantagem desse modo de reprodução é que:

a) Não cria variação genética.

b) Cria variação genética.

c) “Consome” energia.

d) Os descendentes não são duplicatas dos pais.

 

3. Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos, podendo ser chamados de :

 a) Clones

b) Ciclones

c) Mutação

d) Drones

 

4. Na reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada gameta. O gameta masculino e o feminino respectivamente são chamados de :

a) Espermatozoide e Óvulo

b) Óvulo e Esperma

c) Clara e Gema

d) Ovo e Óvulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário