segunda-feira, 17 de agosto de 2020

AULA 17 - 8º ANO

 

PERÍODO DE REVISÃO – 2ª SEMANA

Correção das atividades, aula 016 (11/08/2020)


1.    Observe a tirinha a seguir.

 


 Explique por que Garfield ficou com o pelo arrepiado e culpou a eletricidade estática. Quem foi o primeiro cientista que identificou esse fenômeno?

Resposta: A eletricidade estática faz com que os pelos fiquem eriçados devido a atração eletrônica. O primeiro cientista foi Tales de Mileto, que identificou essa característica no âmbar (elektron em grego).

 

2. Entre o final do século XIX e o início do século XX dois grandes nomes revolucionaram a produção e transmissão de energia elétrica: Thomas Edison e Nikola Tesla. Tesla ficou famoso mundialmente por

 

(  ) criar o gerador de energia elétrica.

(  ) inventar a pilha.

(  ) criar a lâmpada.

(X) desenvolver o sistema de corrente alternada.

 

3. Nos circuitos é comum usar fios de cobre e em circuitos de alta qualidade ou de alta precisão usa-se ouro. Esses metais são usados devido serem bons:

 

(  ) isolantes elétricos.

(  ) conversores elétricos.

(X) condutores elétricos.

(  ) inversores elétricos.

 

 

 

4. Em diversas situações podemos dispor de um circuito elétrico composto por resistores ligados tanto em paralelo, quanto em série. Esses circuitos recebem o nome de circuito misto. Embora esse tipo de circuito nos pareça complexo, podemos encontrar o resistor equivalente. Para isso, basta fazermos uma análise por partes do problema.

 

Construa um circuito misto com uma fonte de energia(gerador), 3 resistores(lâmpadas) e 1 interruptor.

 


5. Receptores são dispositivos capazes de:

 

a) elevar a tensão elétrica no circuito por meio da aplicação de uma força eletromotriz.

b) (X) consumir parte da energia elétrica do circuito, transformando-a em calor, em razão do efeito Joule.

c) interromper o fluxo de corrente elétrica.

d) armazenar cargas elétricas.

 

AULA 017 – 18/08/2020 (Copiar e responder as atividades no caderno ou imprimir e mandar a foto com nome e série para o professor)

 

Hoje, vamos relembrar mais sobre o tema Energia.

 

O cálculo da energia elétrica consumida pelos aparelhos eletrodomésticos pode ser feito com base na potência e no tempo em que cada um desses aparelhos permanece ligado, de modo que a energia elétrica consumida seja calculada em quilowatt-hora (kWh). Saber calcular o consumo de energia é de grande importância para um uso consciente da energia elétrica.

 

ATIVIDADES

 

1. O aparelho de micro-ondas é um eletrodoméstico que aquece os alimentos. Sua principal função (aquecer os alimentos) faz a conversão de energia elétrica em energia

(  ) luminosa.

(  ) sonora.

(  ) eletromagnética

(  ) mecânica

 

 

2.    Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

 

ELETRODOMÉSTICOS – VENTILA – MOTOR – RESFRIANDO - ELÉTRICA

Os _______________ como geladeira e ar condicionados são comuns por converter energia _______ em energia térmica, ___________ uma parte e aquecendo outra. A geladeira aquece a parte do _________ e o ar condicionado aquece a parte externa e ________ e resfria a parte interna do cômodo instalado.

 

3.    Um modelo de televisão de 50 polegadas tem um consumo mensal de 22 kWh. A tarifa cobrada por kWh pela concessionária de energia elétrica do estado de Goiás, ENEL, no mês de junho foi de R$0,81. Calcule o valor pago no fim do mês apenas pelo uso da televisão.

 

a)  (  ) R$ 40,50

b)  (  ) R$ 17,82

c)  (  ) R$ 27,16

d)  (  ) R$ 61,73

 

4.  Uma lâmpada de LED tem um consumo mensal de aproximadamente 2kWh e uma lâmpada incandescente com luminosidade semelhante tem um consumo mensal de aproximadamente 14kWh. Em uma residência com 8 lâmpadas incandescentes houve a substituição total por lâmpadas de LED. Qual será a economia em kWh no fim de um mês após a troca? (faça cálculos simples)

1º etapa – calcular o consumo das lâmpadas incandescentes. (8 lamp. X 14 kWh)

2º etapa – calcular o consumo das lâmpadas fluorescentes.(8 lamp. X 2 kWh)

3º etapa – subtrair e marcar a economia.

 

a)  (  ) 112.

b)  (  ) 16.

c)  (  ) 128.

d)  (  ) 96.

 

 

Bom estudo!

 

Observação: ENVIAR AS ATIVIDADES OU DÚVIDAS DENTRO DO HORÁRIO DE AULA

 

07:00 às 11:30 e das 12:45 às 17:15 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário