sexta-feira, 7 de agosto de 2020

AULA 016 - 9º ANO

 

PERÍODO DE REVISÃO – 2ª SEMANA

Correção das atividades, aula 015 (04/08/2020)


 a)    Leia o poema a seguir:

 Pensando no tema da aula de hoje sobre características hereditárias e lendo  o poema de Alberto de Oliveira, escreva o que você compreendeu do texto.

 Resposta: perceba que o pai observa a filha e identifica características que lhes são comuns.

 2. Você consegue dizer se esta filha se parece com seu pai apenas pela descrição dada no poema? Justifique usando 2 versos do poema.

 Resposta: Pai e filhos se parecem. Versos: Sorris como eu sorria / Espelha o meu olhar

 3. Complete o texto sobre reprodução com os termos que faltam para que este tenha sentido.

 Nossas características são definidas pelo MATERIAL GENÉTICO que herdamos de nossos pais biológicos. Nossos pais produziram ÓVULOS e ESPERMATOZOIDE que se encontraram, formando um novo ser através da REPRODUÇÃO SEXUADA .

 

 4. Cada gameta contém

 

a)  (  ) a informação genética completa de uma espécie.

b)  (X) metade da informação genética da nossa espécie.

c)  (  ) 25 cromossomos cada

d)  (  ) o mesmo número de cromossomos em todos os seres vivos.

 

5. Observe a imagem e responda:

 Quais células de reprodução você pode identificar na imagem? 

 Resposta: Trata-se de uma reprodução sexuada, onde estão envolvidos o óvulo e o espermatozoide.

 

 6.    A reprodução sexuada é o processo pelo qual ocorre a fusão de duas células gaméticas, com junção de seus núcleos produzindo descendências variadas.

 A alternativa que apresenta seres vivos que não usam essa via reprodutiva para perpetuação da espécie é

a)    (  ) elefantes e tigres.

b)    (  ) peixes e  tubarões.

c)    (X) vírus e bactérias.

d)    (  ) borboletas e tartarugas.

 

AULA 016 – 11/08/2020 (Copiar e responder as atividades no caderno ou imprimir e mandar a foto com nome e série para o professor)

 

 Hoje, vamos relembrar sobre as ideias evolucionistas.

 

1. De acordo com a teoria da seleção natural, analise as afirmações a seguir indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) Na seleção natural há favorecimento de características vantajosas individuais na manutenção da(o) parceira(o), assegurando maior sucesso reprodutivo.

b) (  ) Padrões de plumagens, canto, estruturas usadas para luta, sinais coloridos ou luminosos são fatores associados à seleção natural.

c) (  ) Na seleção Natural o ser mais forte sempre sobrevive, garantindo sua descendência.

d) (  ) A variabilidade genética não é um fator que interfere na seleção natural.

 

2. As mutações, são um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra, elas garantem:

 

a) (  ) que a seleção natural selecione os organismos vivos.

b) (  ) que as características não sejam passadas de um descendente para outro.

c) (  ) que a variabilidade genética aumente em uma população.

d) (  ) que os organismos adquiram sempre características benéficas para sua sobrevivência.

 

3. Depois que vários cientistas começaram a conciliar as ideias sobre seleção natural com os fatos da Genética, houve a formulação da teoria mais aceita atualmente sobre a evolução, denominada

 

a) (  ) Lamarckismo.

b) (  ) Darwinismo.

c) (  ) Neodarwinismo.

d) (  ) Fixismo.

 

4. Jean-Baptiste de Lamarck foi um naturalista francês que desenvolveu uma teoria da evolução bastante discutida na atualidade. Quais os dois principais princípios defendidos por ele em sua teoria?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Complete o texto sobre reprodução com os termos que faltam para que este tenha sentido.

ATUAIS – FÓSSEIS – TERRA – PASSADO - DIFERENTES

 

______________ são restos ou vestígios de seres que viveram no _________________, como ossos, dentes, pegadas, fezes...

 

 Evidências que demonstram que as formas de vida ______________ são ________________ das que existiram em outros momentos da história da vida na _______________.

 

 

Bom estudo!

 

Observação: ENVIAR AS ATIVIDADES OU DÚVIDAS DENTRO DO HORÁRIO DE AULA

 

07:00 às 11:30 e das 12:45 às 17:15 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário