segunda-feira, 17 de agosto de 2020

AULA 017 - 9º ANO

 

PERÍODO DE REVISÃO – 2ª SEMANA

 

Correção das atividades, aula 016 (11/08/2020)

 

1. De acordo com a teoria da seleção natural, analise as afirmações a seguir indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (V) Na seleção natural há favorecimento de características vantajosas individuais na manutenção da(o) parceira(o), assegurando maior sucesso reprodutivo.

b) (V) Padrões de plumagens, canto, estruturas usadas para luta, sinais coloridos ou luminosos são fatores associados à seleção natural.

c) (F) Na seleção Natural o ser mais forte sempre sobrevive, garantindo sua descendência.

d) (F) A variabilidade genética não é um fator que interfere na seleção natural.

 

2. As mutações, são um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra, elas garantem:

 

a) (  ) que a seleção natural selecione os organismos vivos.

b) (  ) que as características não sejam passadas de um descendente para outro.

c) (X) que a variabilidade genética aumente em uma população.

d) (  ) que os organismos adquiram sempre características benéficas para sua sobrevivência.

 

3. Depois que vários cientistas começaram a conciliar as ideias sobre seleção natural com os fatos da Genética, houve a formulação da teoria mais aceita atualmente sobre a evolução, denominada

 

a) (  ) Lamarckismo.

b) (  ) Darwinismo.

c) (X) Neodarwinismo.

d) (  ) Fixismo.

 

4. Jean-Baptiste de Lamarck foi um naturalista francês que desenvolveu uma teoria da evolução bastante discutida na atualidade. Quais os dois principais princípios defendidos por ele em sua teoria?

Resposta:  Lamarck propôs a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos.

 

5. Complete o texto sobre reprodução com os termos que faltam para que este tenha sentido.

ATUAIS – FÓSSEIS – TERRA – PASSADO - DIFERENTES

 

FÓSSEIS são restos ou vestígios de seres que viveram no PASSADO como ossos, dentes, pegadas, fezes...

 

 Evidências que demonstram que as formas de vida ATUAIS são DIFERENTES das que existiram em outros momentos da história da vida na TERRA.

 

 

AULA 017 – 18/08/2020 (Copiar e responder as atividades no caderno ou imprimir e mandar a foto com nome e série para o professor)

 

 Hoje, vamos relembrar sobre Preservação da biodiversidade.

A palavra biodiversidade aparece constantemente nos noticiários e normalmente está relacionada com notícias aparentemente ruins, tais como a sua diminuição ou problemas ambientais que a afetam em uma região. A perda da biodiversidade acarreta diversos danos ao planeta, afetando diretamente a teia alimentar de uma região e provocando o desiquilíbrio dos ecossistemas. Além disso, a redução das espécies compromete de forma grandiosa a economia de um país.

ATIVIDADES

 

1. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Assinale a alternativa que corresponde a uma maneira de promover o desenvolvimento sustentável:

 

a) (  ) Optar por recursos naturais renováveis.

b) (  ) Conservação das florestas e desmatamento.

c) (  ) Ampliação da queima de combustíveis fósseis.

d) (  ) Aumento da área de cultivo agrícola e uso de agrotóxicos.

 

 

2. Mencione a importância das Unidades de Conservação para a preservação da biodiversidade.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Complete o texto sobre diversidade biológica com os termos que faltam para que este tenha sentido.

BIOLÓGICA – BIODIVERSIDADE – HUMANAS - ECOSSISTEMAS

 

A _________________ abrange toda a variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos; as funções ecológicas desempenhadas por estes organismos nos _______________. Esta exuberante diversidade _______________ global vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades ____________ ao longo do tempo.

 

 

4. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

 

I - Cada ser vivo desempenha papel fundamental para o ____________ do planeta.

II - Sendo necessário, portanto, que ocorra a ________________ de todas as ______________.

 

a)  (  ) equilíbrio – preservação – espécies.

b)  (  ) sucesso – separação – plantas.

c)  (  ) aumento – criação – vidas.

d)  (  ) controle – estabilização – pessoas.

 

 

5. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Por isso é interessante que tenhamos um consumo consciente. Descreva esse tipo de consumo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Relacione os termos à sua definição adequada.

 

( A ) Estações ecológicas

( B ) Reservas biológicas

( C ) Refúgios da vida silvestre

 

(   ) Nessas áreas a preservação é voltada para garantir a permanência e a reprodução das comunidades da fauna e flora locais.

(    )  Nessa área o objetivo principal é preservar a natureza e garantir a realização de pesquisas. Nesse local, é proibida a visitação, exceto quando se tratar de visitas educacionais.

(   ) São áreas voltadas para a preservação integral dos recursos nelas contidos e a visitação é permitida quando o objetivo é educacional.

 

 

7. Agora que você sabe o que é consumo consciente, elabore uma lista de atitudes que você e sua família podem adotar no cotidiano visando a sustentabilidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom estudo!

Observação: ENVIAR AS ATIVIDADES OU DÚVIDAS DENTRO DO HORÁRIO DE AULA

 

07:00 às 11:30 e das 12:45 às 17:15 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário