PERÍODO DE REVISÃO –
2ª SEMANA
Correção
das atividades, aula 016 (11/08/2020)
1. De acordo com a teoria da seleção
natural, analise as afirmações a seguir indicando V para as verdadeiras e F
para as falsas.
a)
(V)
Na seleção natural há favorecimento de características vantajosas individuais
na manutenção da(o) parceira(o), assegurando maior sucesso reprodutivo.
b)
(V)
Padrões de plumagens, canto, estruturas usadas para luta, sinais coloridos ou
luminosos são fatores associados à seleção natural.
c)
(F)
Na seleção Natural o ser mais forte sempre sobrevive, garantindo sua
descendência.
d)
(F) A
variabilidade genética não é um fator que interfere na seleção natural.
2. As mutações, são um dos fatores mais importantes para que a evolução
ocorra, elas garantem:
a)
( ) que a seleção natural selecione os
organismos vivos.
b)
( ) que as características não sejam
passadas de um descendente para outro.
c) (X) que a
variabilidade genética aumente em uma população.
d)
( ) que os organismos adquiram sempre
características benéficas para sua sobrevivência.
3. Depois que vários cientistas começaram a
conciliar as ideias sobre seleção natural com os fatos da Genética, houve a
formulação da teoria mais aceita atualmente sobre a evolução, denominada
a)
( ) Lamarckismo.
b) ( ) Darwinismo.
c) (X)
Neodarwinismo.
d) ( ) Fixismo.
4. Jean-Baptiste de Lamarck foi um naturalista francês que desenvolveu
uma teoria da evolução bastante discutida na atualidade. Quais os dois
principais princípios defendidos por ele em sua teoria?
Resposta: Lamarck propôs a lei do uso e desuso e a lei
da herança dos caracteres adquiridos.
5. Complete o texto sobre reprodução com os termos que faltam para que
este tenha sentido.
ATUAIS
– FÓSSEIS – TERRA – PASSADO - DIFERENTES
FÓSSEIS são restos ou vestígios de seres que viveram
no PASSADO
como ossos, dentes, pegadas, fezes...
Evidências que demonstram que as formas de
vida ATUAIS
são DIFERENTES
das que existiram em outros momentos da história da vida na TERRA.
AULA 017 – 18/08/2020 (Copiar
e responder as atividades no caderno ou imprimir e mandar
a foto com nome e série para o professor)
Hoje, vamos relembrar sobre Preservação da
biodiversidade.
A palavra biodiversidade aparece
constantemente nos noticiários e normalmente está relacionada com notícias
aparentemente ruins, tais como a sua diminuição ou problemas ambientais que a
afetam em uma região. A perda da biodiversidade acarreta diversos danos ao
planeta, afetando diretamente a teia alimentar de uma região e provocando o
desiquilíbrio dos ecossistemas. Além disso, a redução das espécies compromete
de forma grandiosa a economia de um país.
ATIVIDADES
1. A definição mais aceita
para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as
necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as
necessidades das futuras gerações.
Assinale a alternativa que
corresponde a uma maneira de promover o desenvolvimento sustentável:
a) ( ) Optar por recursos naturais renováveis.
b) ( ) Conservação das florestas e desmatamento.
c) ( ) Ampliação da queima de combustíveis fósseis.
d) ( ) Aumento da área de cultivo agrícola e
uso de agrotóxicos.
2.
Mencione a importância das Unidades de
Conservação para a preservação da biodiversidade.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Complete o texto sobre diversidade biológica com os termos que
faltam para que este tenha sentido.
BIOLÓGICA
– BIODIVERSIDADE – HUMANAS - ECOSSISTEMAS
A _________________ abrange toda a
variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos; as funções ecológicas
desempenhadas por estes organismos nos _______________. Esta exuberante
diversidade _______________ global vem sendo dramaticamente afetada pelas
atividades ____________ ao longo do tempo.
4. Selecione
a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:
I - Cada ser vivo desempenha papel fundamental para
o ____________ do planeta.
II - Sendo necessário, portanto, que ocorra a ________________
de todas as ______________.
a) ( ) equilíbrio – preservação – espécies.
b) ( ) sucesso – separação – plantas.
c) ( ) aumento – criação – vidas.
d) ( ) controle – estabilização – pessoas.
5. Todo consumo causa impacto (positivo ou
negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Por
isso é interessante que tenhamos um consumo consciente. Descreva esse tipo de consumo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Relacione os termos à sua definição
adequada.
( A )
Estações ecológicas
( B )
Reservas biológicas
( C )
Refúgios da vida silvestre
( )
Nessas áreas a preservação é voltada para garantir a permanência e a
reprodução das comunidades da fauna e flora locais.
( ) Nessa
área o objetivo principal é preservar a natureza e garantir a realização de
pesquisas. Nesse local, é proibida a visitação, exceto quando se tratar de
visitas educacionais.
( ) São áreas voltadas para a preservação
integral dos recursos nelas contidos e a visitação é permitida quando o
objetivo é educacional.
7. Agora que você sabe o que é consumo
consciente, elabore uma lista de atitudes que você e sua família podem adotar
no cotidiano visando a sustentabilidade.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom estudo!
Observação: ENVIAR
AS ATIVIDADES OU DÚVIDAS DENTRO DO HORÁRIO DE AULA
07:00 às 11:30 e das
12:45 às 17:15 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário