segunda-feira, 24 de agosto de 2020

AULA 018 - 9º ANO (PORTFÓLIO)

 

 SEMANA DO PORTFÓLIO – 4ª SEMANA

AULA 018 – 25/08/2020

 

1. Complete o texto sobre a estrutura do átomo com os termos que faltam para que este tenha sentido.

ELÉTRONS – NÊUTRONS - PRÓTONS

Ao longo dos anos, o modelo atômico passou por várias alterações. A estrutura atômica é composta por três partículas fundamentais: _____________ (com carga positiva), ____________ (partículas neutras) e ______________ (com carga negativa).

 

2. Eletrosfera, também chamada de nuvem eletrônica, é a região externa do átomo, sendo a região do átomo que

 a) (   ) contém as partículas de carga negativa.

b) (   ) contém as partículas de carga positiva.

c) (   ) concentra quase toda a massa do átomo.

d) (   ) contém prótons, nêutrons e a maioria dos elétrons.

 

3. As mutações, são um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra, elas garantem:

a) (  ) que a seleção natural selecione os organismos vivos.

b) (  ) que as características não sejam passadas de um descendente para outro.

c) (  ) que a variabilidade genética aumente em uma população.

d) (  ) que os organismos adquiram sempre características benéficas para sua sobrevivência.


4. Depois que vários cientistas começaram a conciliar as ideias sobre seleção natural com os fatos da Genética, houve a formulação da teoria mais aceita atualmente sobre a evolução, denominada

 a) (  ) Lamarckismo.

b) (  ) Darwinismo.

c) (  ) Neodarwinismo.

d) (  ) Fixismo.

 

5. Cada gameta contém

a)  (  ) a informação genética completa de uma espécie.

b)  (  ) metade da informação genética da nossa espécie.

c)  (  ) 25 cromossomos cada

d)  (  ) o mesmo número de cromossomos em todos os seres vivos.

 

6. A reprodução sexuada é o processo pelo qual ocorre a fusão de duas células gaméticas, com junção de seus núcleos produzindo descendências variadas.

A alternativa que apresenta seres vivos que não usam essa via reprodutiva para perpetuação da espécie é

a)    (  ) elefantes e tigres.

b)    (  ) peixes e  tubarões.

c)    (  ) vírus e bactérias.

d)    (  ) borboletas e tartarugas.

 

 

 

 

Bom estudo!

 

Correção das atividades 9 ano, aula 017 (18/08/2020)

 

1. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Assinale a alternativa que corresponde a uma maneira de promover o desenvolvimento sustentável:

a) (X) Optar por recursos naturais renováveis.

b) (  ) Conservação das florestas e desmatamento.

c) (  ) Ampliação da queima de combustíveis fósseis.

d) (  ) Aumento da área de cultivo agrícola e uso de agrotóxicos.

 

2. Mencione a importância das Unidades de Conservação para a preservação da biodiversidade.

Resposta: As unidades de conservação é de fundamental importância para a preservação dos ecossistemas, proporcionando pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio ambiente.

 

3. Complete o texto sobre diversidade biológica com os termos que faltam para que este tenha sentido.

BIOLÓGICA – BIODIVERSIDADE – HUMANAS - ECOSSISTEMAS

 

A BIODIVERSIDADE abrange toda a variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos; as funções ecológicas desempenhadas por estes organismos nos ECOSSISTEMAS. Esta exuberante diversidade BIOLÓGICA global vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades HUMANAS ao longo do tempo.

 

4. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

 

I - Cada ser vivo desempenha papel fundamental para o ____________ do planeta.

II - Sendo necessário, portanto, que ocorra a ________________ de todas as ______________.

 

a)    (X) equilíbrio – preservação – espécies.

b)  (  ) sucesso – separação – plantas.

c)  (  ) aumento – criação – vidas.

d)  (  ) controle – estabilização – pessoas.

 

 

5. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Por isso é interessante que tenhamos um consumo consciente. Descreva esse tipo de consumo.

Resposta: o consumo consciente é aquele realizado com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

 

6. Relacione os termos à sua definição adequada.

( A ) Estações ecológicas

( B ) Reservas biológicas

( C ) Refúgios da vida silvestre

 

(C) Nessas áreas a preservação é voltada para garantir a permanência e a reprodução das comunidades da fauna e flora locais.

(A)  Nessa área o objetivo principal é preservar a natureza e garantir a realização de pesquisas. Nesse local, é proibida a visitação, exceto quando se tratar de visitas educacionais.

(B) São áreas voltadas para a preservação integral dos recursos nelas contidos e a visitação é permitida quando o objetivo é educacional.

 

 

7. Agora que você sabe o que é consumo consciente, elabore uma lista de atitudes que você e sua família podem adotar no cotidiano visando a sustentabilidade.

Resposta Pessoal. Espero que tenham levantado pontos que visem a preservação do meio ambiente por meio de hábitos conscientes de consumo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário