AULA 018 – 25/08/2020
1.
Complete o texto sobre a estrutura do átomo com os termos que faltam para que
este tenha sentido.
ELÉTRONS
– NÊUTRONS - PRÓTONS
Ao longo dos anos, o modelo atômico passou por
várias alterações. A estrutura atômica é composta por três partículas
fundamentais: _____________ (com carga positiva), ____________ (partículas
neutras) e ______________ (com carga negativa).
2. Eletrosfera,
também chamada de nuvem eletrônica, é a região externa do átomo, sendo a região
do átomo que
b)
( ) contém as partículas de carga
positiva.
c)
( ) concentra quase toda a massa do
átomo.
d)
( ) contém prótons, nêutrons e a
maioria dos elétrons.
3. As mutações, são um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra, elas garantem:
a) ( ) que a seleção natural selecione os organismos vivos.
b) ( )
que as características não sejam passadas de um descendente para outro.
c) ( )
que a variabilidade genética aumente em uma população.
d) ( )
que os organismos adquiram sempre características benéficas para sua
sobrevivência.
4. Depois
que vários cientistas começaram a conciliar as ideias sobre seleção natural com
os fatos da Genética, houve a formulação da teoria mais aceita atualmente sobre
a evolução, denominada
b) ( )
Darwinismo.
c) ( )
Neodarwinismo.
d) ( )
Fixismo.
5. Cada gameta contém
a) ( ) a informação genética completa de uma
espécie.
b) ( ) metade da informação genética da nossa
espécie.
c) ( ) 25 cromossomos cada
d) ( ) o mesmo número de cromossomos em todos os
seres vivos.
6. A reprodução sexuada é o processo pelo qual ocorre a fusão
de duas células gaméticas, com junção de seus núcleos produzindo descendências
variadas.
A alternativa que apresenta seres vivos que não usam essa via
reprodutiva para perpetuação da espécie é
a)
( )
elefantes e tigres.
b)
( ) peixes e
tubarões.
c)
( ) vírus
e bactérias.
d)
( ) borboletas e tartarugas.
Bom estudo!
Correção
das atividades 9 ano, aula 017 (18/08/2020)
1. A definição mais aceita
para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as
necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as
necessidades das futuras gerações.
Assinale a alternativa que
corresponde a uma maneira de promover o desenvolvimento sustentável:
a) (X)
Optar por recursos
naturais renováveis.
b) ( ) Conservação das florestas e desmatamento.
c) ( ) Ampliação da queima de combustíveis fósseis.
d) ( ) Aumento da área de cultivo agrícola e
uso de agrotóxicos.
2.
Mencione a importância das Unidades de
Conservação para a preservação da biodiversidade.
Resposta: As unidades de conservação é de fundamental
importância para a preservação dos ecossistemas, proporcionando pesquisas
científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio
ambiente.
3. Complete o texto sobre diversidade biológica com os termos que
faltam para que este tenha sentido.
BIOLÓGICA
– BIODIVERSIDADE – HUMANAS - ECOSSISTEMAS
A BIODIVERSIDADE abrange toda a variedade de espécies de
flora, fauna e microrganismos; as funções ecológicas desempenhadas por estes
organismos nos ECOSSISTEMAS. Esta exuberante
diversidade BIOLÓGICA global vem sendo dramaticamente afetada pelas
atividades HUMANAS ao longo do tempo.
4. Selecione
a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:
I - Cada ser vivo desempenha papel fundamental para
o ____________ do planeta.
II - Sendo necessário, portanto, que ocorra a ________________
de todas as ______________.
a)
(X) equilíbrio – preservação – espécies.
b) ( ) sucesso – separação – plantas.
c) ( ) aumento – criação – vidas.
d) ( ) controle – estabilização – pessoas.
5. Todo consumo causa impacto (positivo ou
negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Por
isso é interessante que tenhamos um consumo consciente. Descreva esse tipo de
consumo.
Resposta: o consumo consciente é
aquele realizado com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.
6. Relacione os termos à sua definição
adequada.
( A )
Estações ecológicas
( B )
Reservas biológicas
( C )
Refúgios da vida silvestre
(C)
Nessas áreas a preservação é voltada para garantir a permanência e a
reprodução das comunidades da fauna e flora locais.
(A) Nessa área o objetivo principal é preservar
a natureza e garantir a realização de pesquisas. Nesse local, é proibida a
visitação, exceto quando se tratar de visitas educacionais.
(B) São
áreas voltadas para a preservação integral dos recursos nelas contidos e a
visitação é permitida quando o objetivo é educacional.
7. Agora que você sabe o que é consumo
consciente, elabore uma lista de atitudes que você e sua família podem adotar
no cotidiano visando a sustentabilidade.
Resposta Pessoal. Espero que tenham levantado pontos que visem a
preservação do meio ambiente por meio de hábitos conscientes de consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário