segunda-feira, 17 de agosto de 2020

AULA 017 - 7º ANO

 

PERÍODO DE REVISÃO – 2ª SEMANA

Correção das atividades, aula 016 (11/08/2020)


1. A geladeira é um eletrodoméstico utilizado para manter um ambiente com temperaturas baixas para manter os alimentos em bom estado por mais tempo. A propagação de calor pode ser controlada, como dentro da geladeira, com materiais: (não esqueça de analisar porque quando vamos acampar levamos alguns alimentos na caixa de isopor. Levamos, porque ele é um material?)

a)        (  ) dilatadores.

b)        (  ) conservantes.

c)         (  ) condutores.

d)        (X) isolantes.

 

2. Preencha as lacunas de acordo com as palavras abaixo e o sentido correto da frase:

 

CALOR – LÍQUIDOS – ISOLANTE – TEMPERATURA - GARRAFA

 

O uso de garrafas térmicas é amplamente comum no Brasil e no mundo para armazenar LÍQUIDOS quentes, mantendo a TEMPERATURA alta por mais tempo. Esse efeito conta com a ação ISOLANTE do vácuo, que impede a troca de CALOR entre o ambiente com o líquido dentro da GARRAFA.

 

3. O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.

 

Explique o processo do efeito estufa, e descreva qual a importância dele para a manutenção da vida na terra e qual o grande perigo ambiental que pode ocorrer caso o efeito estufa saia do controle?

Resposta: O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera mantendo o calor que vem do sol no nosso planeta, sem esse efeito não haveria retenção de calor, e consequentemente não haveria vida. O efeito estufa acima do normal pode causar um aquecimento global, derretimento das calotas polares e aumento no nível do mar, entre outros problemas decorrentes.

 

4. "Nos últimos 100 anos, 35% da elevação do nível do mar no mundo ocorreu devido ao derretimento das geleiras", disse à AFP Anders Levermann, professor de climatologia do Instituto de Pesquisa Potsdam sobre os efeitos das mudanças climáticas.

 Existem cerca de 200.000 geleiras na Terra e o fato de serem pequenas em comparação com as calotas polares as torna especialmente vulneráveis ao aumento da temperatura.

 O derretimento das calotas polares retratado na tirinha, é consequência

a)        (  ) do resfriamento global causado pela queima de combustíveis fósseis.

b)        (  ) da evaporação da água causada pela queima de combustíveis fósseis.

c)         (X) do aquecimento global causado pela queima de combustíveis fósseis.

d)        ( ) da diminuição dos reservatórios de petróleo causado pela queima de combustíveis fósseis.

 

5. A lã é um material muito usado na confecção de agasalhos por ser um isolante térmico. Assim, a pessoa que utiliza o agasalho de lã permanece protegido do frio, mesmo quando a temperatura encontra-se muito baixa. Além da lã outros tecidos podem se usadas na produção de agasalhos, pois possuem o mesmo modo de ação. Os agasalhos são capazes de aquecer os indivíduos em baixa temperatura.

 No inverno, usamos roupas de lã baseados no fato de a lã:

 

a) ser uma fonte de calor.

b) ser um bom absorvente de calor.

c) ser um bom condutor de calor.

d) (X) impedir que o calor do corpo se propague para o meio exterior.

. 

AULA 017 – 18/08/2020 (Copiar e responder as atividades no caderno ou imprimir e mandar a foto com nome e série para o professor)

 

Hoje, vamos relembrar sobre Fenômenos naturais.

Por uma questão cultural, estamos acostumados a associar o termo “fenômeno” com acontecimentos grandiosos, com extremas consequências. Por exemplo, ciclones, terremotos, entre outros. Embora estejamos acostumados, há uma diferença entre fenômenos naturais e desastres naturais, e não podemos confundir!

Acima de tudo, é importante entendermos que todo desastre natural é um fenômeno natural. Pois, fenômenos naturais são todos os episódios da natureza. Logo, a chuva, a metamorfose de uma borboleta, o nascimento de um bebê, o crescimento de uma planta, entre outros, são fenômenos da natureza. Assim como os tornados, os deslizamentos, as avalanches, e assim por diante.

O tectonismo ou diastrofismo é um fenômeno que está relacionado com o movimento das placas tectônicas presentes na litosfera (camada externa da terra) terrestre. O movimento das placas tectônicas pode ocorrer de três maneiras: convergente (choques das placas), divergente (afastamento das placas) e transformante (deslizamento das placas sobre outras).

De tal modo, o tectonismo é produzido pelas forças do interior da Terra e colabora com a formação do relevo, sendo que sua atuação pode provocar diversos abalos sísmicos, por exemplo, os terremotos, os maremotos, dentre outros.

ATIVIDADES

 1. Com base nos seus estudos anteriores, explique o que é o Tectonismo e o que ele pode causar?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Em relação aos fenômenos naturais seguem as seguintes afirmações. Assinale V para as

afirmações verdadeiras e F para as falsas.

 a) (  ) Quando as placas tectônicas se aproximam, é chamada de zona de divergência.

b) (  ) Como o território brasileiro e suas áreas circundantes encontram-se em áreas estáveis, no

interior de uma placa tectônica é muito comum haver um tsunami no Brasil.

c) (  ) A parte central das placas tectônicas tem uma certa estabilidade em relação a sua borda,

principalmente as partes que estão mais próximas da zona de divergência.

d) (  ) Pelo fato de o Brasil estar situado no centro da placa Sul-Americana, que atinge até 200

quilômetros de espessura, os sismos nessa localidade raramente possuem magnitude e intensidade

elevadas.

 

3. Existem áreas mais instáveis que comumente sofrem com terremotos fortes. Por que isso

acontece?

 

 

4. A parte mais externa do planeta, chamada de crosta terrestre ou litosfera, é formada por rochas

em seu estado sólido, e não é contínua ao longo de toda a extensão do planeta, ou seja, ela é quebrada” em vários “pedaços”. Estas partes são conhecidas como:

 a) (  ) continentes.

b) (  ) placas tectônicas.

c) (  ) cordilheiras.

d) (  ) abalos sísmicos.

 

5 . O atrito entre placas tectônicas vizinhas libera uma quantidade de energia muito grande, provocando uma grande instabilidade nas regiões próximas às bordas das placas. Por isso, nessas regiões ocorre um maior número de

 a) (  ) períodos muito quentes.

b) (  ) terremotos e vulcões.

c) (  ) furacões e tempestades.

d) (  ) períodos sem chuva.

 

Bom estudo!

 

Observação: ENVIAR AS ATIVIDADES OU DÚVIDAS DENTRO DO HORÁRIO DE AULA

 

07:00 às 11:30 e das 12:45 às 17:15 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário